VW Gol Last Edition terá 1.000 unidades e homenageia até a roda orbital
Série limitada foi criada para relembrar os momentos marcantes dos 42 anos de produção do Gol, mas ainda não tem preço
O carro mais vendido da história do Brasil está se despedindo. O Volkswagen Gol Last Edition teve apenas 1.000 unidades produzidas como forma de resumir uma história de 42 anos e mais de 8 milhões de unidades produzidas. E ele tem mais referências ao passado do hatch do que pensávamos.
Antes de mais nada, vale dizer que a base da série limitada é o Gol 1.0 MPI, única versão disponível atualmente, mas com todos os pacotes de opcionais possíveis. O motor é o três-cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm, com câmbio manual de seis marchas.
A intenção da Volkswagen não é tentar reviver o desempenho dos Gol GT, GTS e GTi, mas elementos visuais deles estão presentes. A faixa preta pintada na traseira interligando as lanternas começou no Gol GT em 1984, assim como os bancos Recaro, que serviram como inspiração para o tecido cinza que forra os bancos.
Mas foi no Gol GTi, já no início dos anos 1990, que surgiu a famosa roda orbital – cujo nome oficial é futura. Não, não colocaram essa roda no Gol Last Edition, que usa as mesmas rodas aro 15 de série, porém pintadas na cor preta.
A roda orbital aparece nos logotipos que marcam a serie especial instalados no meio da coluna C. A intenção, de acordo com José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para a América do Sul, a intenção também foi reviver os brasões de Wolfsburg e de São Bernardo do Campo que eram estampados no Fusca em seus primeiros anos.
O Gol G2, o famoso Gol “Bolinha”, é homenageado pela fonte do escrito “Gol” na tampa do porta-malas. As lanternas não são pretas como aparenta nas imagens geradas virtualmente pela VW, mas a traseira ainda tem um fundo preto para o nicho da placa.
Completam o visual exclusivo a faixa preta na base das portas, a grade dianteira sem cromados, retrovisores, maçanetas e aerofólio pintados de preto, assim como o teto (que esqueceram de pintar nas fotos). A carroceria é sempre pintada na cor vermelho sunset, que estreou no Nivus e se estendeu ao T-Cross e ao Polo 2023 recentemente.
A cabine ainda tem outros detalhes exclusivos, como as costuras vermelhas no volante, nos apoios de braço das portas e na coifa da alavanca de câmbio. As portas ainda recebem forração cinza na área dos braços e o porta-objetos que vai no porta-copos tem um adesivo identificando a série limitada. Mas é um friso texturizado no painel que identifica cada uma das 1.000 unidades produzidas.
Equipamentos do Gol Last Edition
A lista de equipamentos de série do Gol Last Edition é fiel ao Gol Urban Completo. Ou seja, inclui ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, luzes de seta e tilt-down do lado direito, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay.
O preço do Gol Last Edition só será divulgado no próximo dia 23, mas é esperado algo ao redor dos R$ 100.000 – cerca de R$ 15.000 mais caro que um Gol completo.
Galeria de Fotos – Gol Last Edition
Os verdadeiros últimos VW Gol do mundo
A Volkswagen apresentou o Gol Last Edition na fábrica de Taubaté (SP) junto com o Polo Track, que será lançado em fevereiro para seu sucessor no mercado e na fábrica.
Todas as 1.000 unidades da série de despedida já estão prontas e começaram a chegar às concessionárias de todo o Brasil e a Volkswagen garante que não aumentará a tiragem – como fez com a Kombi Last Edition em 2013, e que depois acabou encalhando. Por sinal, o “milésimo Gol” ficará guardado no acervo da Volkswagen.
Mesmo assim, a produção do Gol e do Voyage segue a todo vapor na fábrica na razão de dois hatch para cada sedã. E o ritmo será esse até o finalzinho de dezembro, quando os dois Volkswagen mais antigos fabricados no Brasil atualmente terão a produção encerrada em definitivo. Os verdadeiros últimos Volkswagen Gol não serão tão especiais assim.