As 10 rodas (de série) mais famosas – e copiadas

Indiferentes para uns e indispensáveis para outros, algumas rodas marcaram época na indústria automobilística

Audi A8

audi-a8

A segunda geração do sedã topo de linha da Audi foi responsável por inaugurar uma das rodas mais copiadas de todo o mundo. Com 12 raios e acabamento brilhante, a roda que tem desenho comparado com um ralo de banheiro é comumente visto em modelos da Volkswagen ou em alguns Audi da década de 2000, como o A3 de primeira geração.

Chevrolet Astra GSi

chevrolet-astra-gsi

Um dos representantes dos esportivos de fábrica dos anos 2000, o Astra GSi deixou suas rodas como legado. O desenho composto por cinco raios é bonito e esportivo, mas sua proeminência externa é quase que um ímã para as calçadas mais altas, por isso não é difícil ver uma dessas toda ralada. Também não é difícil vê-las instaladas, em menor escala ou como calotas, em alguns Corsa e Celta.

Fiat Punto Sporting

fiat-punto-sporting

A versão de visual esportivo do hatch tinha como destaque suas belas rodas. Os 15 raios e o acabamento diamantado (com fundo cinza) não apresentava nenhuma novidade de design, mas agregava esportividade na medida para o Punto Sporting. Não por menos, hoje é comum ver réplicas em formato de calotas equipando carros de diversas marcas. Alguns anos depois, o Honda Civic LXL chegava com rodas um tanto parecidas. Será que foi inspiração?

Fiat Uno 1.6 R

fiat-uno-r

O auge da esportividade do Fiat Uno foi a versão R equipada com motor 1.6 de 92 cv de potência – número forte para a época. No visual, vários destaques: a faixa preta lateral e a tampa traseira da mesma cor (com acabamento fosco) marcaram a versão, mas não eram tudo. As características rodas de quatro raios e desenho quadrado marcaram época e podem ser vistas, ainda hoje, equipando diversos (e antigos) Uno de versões inferiores por aí.

Ford Focus ST

ford-focus-st

As rodas da versão esportiva do Focus fizeram tanto sucesso que foram utilizadas também nas gerações seguintes. Também foram reutilizadas em outros modelos como o Fiesta e o conceito do novo Ka. Os cinco raios, que formam cinco “gomos”, dispensam acabamentos brilhantes ou diamantados.

Mercedes-Benz AMG

mercedes-benz-e-amg

Estas não foram utilizadas em apenas um modelo, mas em quase toda a linha de esportivos AMG. Mesmo sem grandes artifícios visuais, as rodas de cinco raios finos e acabamento diamantado transpiram esportividade e são características dos modelos da divisão AMG. Não só se espalhou pela gama da marca, como também foi alvo de diversas produções de réplicas.

Porsche 911

porsche-911

Originalmente lançada junto da primeira geração do Porsche 911, na década de 1960, as rodas “Fuchs” são as mais clássicas desta lista. Com o tradicional fundo preto, as rodas não só foram replicadas e copiadas durante todos esses anos, como foram reeditadas na série especial do 911 “50 Years Edition”, em 2013.

Volkswagen Gol GTI

vw-gol-gti

A Volkswagen sabe muito bem como é ter uma roda famosa e copiada. E o principal exemplo disso é a aclamada Orbital, que equipou o saudoso Gol GTI. Apesar de ser levada como um sonho de consumo pelos donos de Volkswagen mais antigos, a roda Orbital é, com certeza, a mais replicada (ou copiada).

Bastam algumas voltas pelas ruas para serem vistas em qualquer tamanho (de 13 a 20 polegadas), qualquer acabamento (brancas, cinzas ou diamantadas) e qualquer formato (liga leve ou calotas). Ah, em qualquer carro também.

Volkswagen Golf GTI

vw-golf-gti

Dizem que estas são as novas Orbitais, mais sofisticadas, raras e caras. Com acabamento diamantado, a roda do Golf GTI com cinco raios arredondados teve grande apelo na fama conquistada pelo hatch de quinta geração. Como o modelo nunca veio oficialmente ao Brasil, elas são difíceis de serem encontradas por aqui.

Volkswagen Passat CC

vw-passat-cc

Antes de se tornar apenas CC, o Passat CC chegou com a ousada proposta de seguir o visual de sedã-cupê do Mercedes-Benz CLS. Para ser diferente do restante da linha Passat, representados por linhas sóbrias, o modelo tendia à esportividade – e as rodas acompanharam. Com desenho que remete à uma turbina de avião, as rodas ganharam cópias em diversos tamanhos e são facilmente vistas em modelos VW como Gol, Fox e Polo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s