Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Nova geração do Renault Sandero será um Clio simplificado e chega em 2022

Nova geração do hatch compacto terá tamanho do VW Polo, plataforma do Clio e motores 1.0 e 1.3 turbo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 set 2020, 12h59 • Atualizado em 5 set 2020, 13h48
  • Sandero Stepway Frente_fundo_infinito
    A base do Sandero é será a mesma do Clio, mas até o design é simplificado (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

    Faz pouco mais de um ano que o Renault Sandero passou por sua terceira reestilização no Brasil. Mas o visual atualizado, novos equipamentos e a estreia do câmbio automático CVT não escondem que seu projeto está prestes de completar 13 anos.

    Se serve de alento, a nova geração do compacto já está pronta. A Dacia, marca de baixo custo da Renault e com sede na Romênia, está prestes de apresentar os novíssimos Sandero, Stepway e Logan.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    E o melhor é que desta vez eles usam a mesma plataforma da mais nova geração do Renault Clio europeu, a CMF-B, ainda que simplificada.

    8b23d676-2bb1-4b6e-8610-534ec2f224aa
    Versão Dacia terá grade com barras horizontais e elementos mais retos (Reprodução/Internet)

    O Grupo Renault está empenhada em substituir a plataforma B0, lançada pelo Logan em 2004 (2007 no Brasil), pela arquitetura CMF-B, que deverá estar presente em metade dos carros do grupo (que inclui Renault, Nissan, Dacia e Mitsubishi) até 2024.

    Continua após a publicidade

    Na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) a nova família é representada por dois codinomes: Projetos XJF e XJI.

    Novos Sandero e Logan
    Teaser permite ver o formato da carroceria dos novos compactos (Reprodução/Internet)

    Aproveitamos os teasers divulgados pela Dacia para ensaiar como será a versão Renault do novo Sandero, cujo lançamento no Brasil está previsto para 2022.

    Em geral, a simplificação nos carros compactos está mais relacionada aos materiais de acabamento, isolamento e, principalmente, aos equipamentos disponíveis. Tanto que a carroceria do novo Sandero guarda muitas semelhanças com o Clio em pontos chave da carroceria, como colunas e desenho das portas.

    Continua após a publicidade

    Mas não espere por elementos de design mais complexos, como as maçanetas das portas traseiras escondidas na coluna C ou prolongamentos de leds a partir dos faróis. Mas os faróis do novo Sandero terão leds, assim como as lanternas – que avançam sobre a tampa do porta-malas mas é uma única peça.

    fae0cf9e-07ee-4bbf-b0e4-609fb6eebc6a
    A Dacia também revelou os faróis e lanternas do novo Sandero (Reprodução/Internet)

    Outra diferença importante está no capô, mais elevado e com dois relevos longitudinais bem marcados.

    Como hoje até mesmo a versão automática (a Renault tirou de linha as versões Zen 1.6 e Intense 1.6 com câmbio CVT e restou apenas a 1.6 GT Line) tem molduras nas caixas de roda, já ensaiamos o visual da versão Stepway, que também terá barras longitudinais no teto, nicho dos faróis de neblina maior e plástico metalizado na base do para-choque dianteiro. 

    Continua após a publicidade

    Os Sandero e Logan são reconhecidos pelo amplo espaço interno e pelo grande porta-malas, e isso não deverá mudar. O Renault Clio europeu tem 2,58 m de entre-eixos (0,7 cm a menos que o Sandero atual) e 4,05 m de comprimento (2 cm menor que o Sandero e exatamente a mesma medida do VW Polo).

    Sandero Stepway Frente_fundo_infinito
    (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

    Na mecânica, nova família de Sandero e Logan deve manter nas versões de entrada o motor 1.0 SCe naturalmente aspirado 12V flex de 82 cv. A divisão indiana da Renault ainda trabalha em uma versão turbo deste motor, que seria chamada de 1.0 TCe e substituiria o atual motor 1.6 16V de origem Nissan.

    O Sandero R.S. não será esquecido. A ele caberá o motor 1.3 TCe turbo flex com potência na casa dos 170 cv e injeção direta de combustível. O novo motor será ligado aos câmbios manual e ao automático do tipo CVT – conjunto que estreia no ano que vem com o novo Captur 2021.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Nova geração do Renault Sandero será um Clio simplificado e chega em 2022

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.