Clique e assine com até 75% de desconto

Flagra: novo Renault Sandero chega em 2022 e terá família com 4 carros

Terceira geração do hatch compacto ainda demora a chegar ao Brasil, mas terá base do Clio europeu, motores turbo e família mais populosa

Por Leonardo Felix e Marlos Ney Vidal Atualizado em 7 fev 2020, 08h00 - Publicado em 7 fev 2020, 07h00
Flagra da nova geração do Renault Sandero na Europa Auto Express/Reprodução

A Renault lançou em julho do ano passado a reestilização de meia-vida da segunda geração de Sandero e Logan.

Apesar das mudanças discretas na dianteira – apenas a traseira do hatch recebeu uma repaginação mais destacável –, a introdução do câmbio CVT na configuração 1.6 deu à família de compactos fôlego para seguir no mercado por mais alguns anos.

É claro, porém, que a fabricante francesa já desenvolve a terceira geração dos modelos para o Brasil. Segundo o parceiro Autos Segredos, enquanto o novo Sandero tem código interno de projeto XJF, o novo Logan é chamado pela nomenclatura XJI.

Ambos utilizarão uma atualização da atual plataforma B0, já adotando o processo produtivo CMF. É o mesmo que acontecerá com o novo Duster este ano e também com o Captur e com a picape Oroch em 2021.

Hatch adotará a matriz CMF-B Auto Express/Reprodução

Mas Sandero e Duster terão de esperar um pouco mais: como o facelift da atual geração atrasou, o lançamento de hatch e sedã derivados da matriz CMF-B ocorrerá no segundo semestre de 2022. Isso se não ficar para 23…

Na Europa, com a insígnia da Dacia, o novo Sandero já é flagrado em testes, como este que foi divulgado pelo site Auto Express. Lá, a chegada às ruas deve ocorrer no início de 2021.

Continua após a publicidade

A julgar que os atuais Sandero, Logan e Duster demoraram dois anos para aportar no Brasil em relação ao mercado europeu, fica fácil calcular que, por aqui, a nova geração de hatch e sedã compacto deve mesmo demorar a aparecer.

Seja como for, o fato é que as imagens revelam um hatchback aparentemente um pouco mais largo do que o Sandero com produção em vigência. É uma solução de carroceria que está na moda, sendo adotada por VW Polo e Chevrolet Onix.

Porte do protótipo indica um modelo mais largo e, talvez, baixo que o atual Auto Express/Reprodução

Por isso mesmo, o aventureiro Stepway, recém-emancipado a modelo com nome próprio e alçado à condição de SUV, deve receber soluções específicas de visual e carroceria, tornando-se um SUV pequeno mais apropriado para rivalizar com o SUV pequeno da Fiat e com o VW A0 SUV. Internamente, esse projeto é conhecido como B-Cross.

Há ainda um quarto projeto a ser derivado da família, mas as informações a respeito são bem incipientes. QUATRO RODAS aposta que pode se tratar da nova geração do Captur, programada para 2024.

  • A nova família de Sandero e Logan deve manter nas versões de entrada o motor 1.0 SCe naturalmente aspirado 12V flex de 82 cv. As de topo são candidatas a estrear o propulsor 1.0 TCe, turbo flex com injeção direta.

    Com esse motor menor, certamente ficará mais fácil encaixar o câmbio CVT sem precisar aumentar tanto a altura livre do solo de hatch e sedã, como acontece atualmente com a configuração 1.6 continuamente variável da família.

    No caso de B-Cross e do novo Captur,

    Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245

    Continua após a publicidade
    Publicidade