Kia apresenta quarta geração do Rio, que deve vir para o Brasil
Hatch coreano com tamanho intermediário poderá ser importado do México
A Kia revelou as primeiras imagens do Rio. O hatch chega à sua quarta geração e será um dos destaques da marca sul-coreana no próximo Salão de Paris, que acontecerá entre os dias 01 e 16 de outubro.
LEIA MAIS:
>> Kia promete 37 lançamentos no Brasil até 2020
>> Dez promessas de carros que acabaram não vindo para o Brasil
>> Impressões: novo Sportage está mais caro, mas ganhou equipamentos
>> Guia de Usados: Kia Certa (2ª geração)
Se comparado ao modelo anterior, o novo Kia Rio tem porte maior: 1,5 centímetro a mais no comprimento, 0,5 cm a mais na largura e 1 cm maior na distância entre-eixos (com 2,58 m). No Brasil, ele seria intermediário entre os hatches compactos (como Fiesta e Peugeot 208) e os médios (Golf e Focus).
Desenvolvido em parceria com os centros de estilo da Coréia, Estados Unidos e Alemanha, o hatch abandonou o desenho arredondado em favor de linhas retilíneas, com capô alongado, faróis espichados e a grade dianteira “nariz de tigre” mais definida. A lateral perdeu o vinco ascendente que vinha da base das portas e a coluna “C” ficou mais vertical, enquanto a traseira perdeu a personalidade da geração anterior com as lanternas horizontais em led. Lembra até o Hyundai HB20.
A influência do design retilíneo da carroceria é repetida no interior, com a cabine contando com painel de linhas horizontais para ampliar a sensação de espaço, além de nova disposição dos comandos para favorecer a ergonomia a bordo. A nova central multimídia agora fica em posição mais elevada e permitiu também que houvesse a redução na quantidade de botões no console central. A fabricante não divulgou informações sobre motorização, deixando dados técnicos para a apresentação no Salão de Paris.
No Brasil, o Rio era esperado para desembarcar em agosto, aproveitando o momento dos Jogos Olímpicos. Porém, houve atraso e os planos para sua vinda foram abortados. Por aqui, o novo Kia disputará a preferência dos consumidores entre os compactos premium, que inclui modelos como Ford Fiesta, Peugeot 208, Citroën C3, entre outros.
Segundo a montadora, sua produção terá início no final de 2016 na Europa, com a possível fabricação do modelo em 2017 na nova fábrica da Kia, no México — de onde possivelmente venha a ser importado para o Brasil.