Novo Sportage está mais caro, mas tem lista de equipamentos generosa
Mas só na versão top de linha. Opção de entrada (LX) do Kia oferece menos do que deveria. SUV é rival de ix35, X1, CR-V, GLA 200 e Q3
A quarta geração do Kia Sportage já está à venda no Brasil em duas versões, substituindo as três do modelo anterior. Os preços, porém, subiram. A configuração de entrada (LX), custa R$ 109.990 – o valor começava em R$ 103.900. A mais cara (EX) sai a R$ 134.990. No modelo atual não será oferecida a opção com tração 4×4.
Por aqui só teremos o motor 2.0 flex de 4 cilindros atrelado ao câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais. A tração é sempre 4×2, no eixo dianteiro. Outras qualidades mecânicas, como a suspensão independente nas quatro rodas e direção elétrica, foram preservadas.
No entanto, a atualização do SUV não resolveu um grave problema do modelo: a ausência de controle de estabilidade na versão mais barata (LX). Não é um problema exclusivo do Sportage, vale dizer, mas os fabricantes poderiam se antecipar à legislação e passar a oferecer o equipamento de segurança entre os itens de série para todas as versões. Acima dos R$ 100.000, fica difícil justificar tal ausência.
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Do lado de fora, alguns traços diferenciam as versões do novo Sportage. A LX vem de série com rodas de liga de 17 polegadas (antes era 18), enquanto a EX é dotada de rodas de 19 pol – nos dois casos, o estepe acompanha o tamanho dos pneumáticos de cada configuração. Além disso, o Sportage de R$ 109.990 tem faróis de neblina com lâmpadas halógenas; A EX utiliza leds.
Por dentro a EX incrementa o pacote com forração de couro nos bancos, teto solar, bancos dianteiros (motorista e passageiro) com ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas, motor com partida por botão, sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, sensor de chuva e seletor de modo de condução (Eco Drive/Sport/Normal), navegação por GPS e borboletas atrás do volante para troca manual das marchas.
Os recursos mais sofisticados de segurança também só estão disponíveis para o Sportage EX, como os air bags laterais e de cortina (o LX só tem os frontais), ESP, controle de tração, alerta sonoro de tráfego cruzado, sensor de presença de pontos cegos e controle de frenagem em declives. Até as luzes de uso diurno (DRL) também só equipam a opção mais cara. O carregador sem fio (wireless) para celular, porém, ficou de fora das configurações nacionais.