Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Ford Ka e Ka+ zeram testes de colisão do Latin NCAP

Resultados na prova de impacto lateral foram os piores da bateria de testes realizados

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 out 2017, 13h10 • Atualizado em 25 out 2017, 13h37
  • Ford Ka Latin NCAP
    Resultado da linha Ka foi bem inferior ao teste realizado em 2015 (Latin NCAP/Divulgação)

    O Chevrolet Onix não é mais o único modelo a zerar o teste de impacto realizado pelo Latin NCAP.

    O Ford Ka e o Ka+ receberam a nota mínima (zero estrela) na proteção a adultos e três estrelas na proteção a crianças.

    Este é o segundo teste realizado de acordo com os novos protocolos de avaliação lançados pelo órgão em 2016. Nos parâmetros anteriores, o Ka havia recebido quatro estrelas na proteção a adultos e três na proteção a crianças.

    O relatório informa que a linha Ka foi mal avaliada no teste de impacto lateral, apresentando lesões no peito do passageiro adulto, invasão da coluna “B” no habitáculo e dificuldade na abertura das portas.

    Ford Ka Latin NCAP 2
    Porta traseira do Ka se abriu após o impacto (Latin NCAP/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A falta de dispositivos de absorção de impacto lateral na estrutura e nos painéis das portas também pesou contra o desempenho dos compactos.

    Assim, o Latin NCAP afirma que, com base nos resultados dos testes, “o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995”.

    A proteção para crianças foi classificada como aceitável, embora a porta traseira direita tenha se aberto no teste de impacto lateral.

    O Ka não oferece cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros e a sinalização da posição dos ganchos Isofix foi considerada deficiente.

    Continua após a publicidade
    Ford-Ka-Latin-NCAP-3
    Pior resultado do Ka foi obtido no teste de impacto lateral (Latin NCAP/Quatro Rodas)

    A falta de um sistema para desligar o airbag do passageiro, recomendável em caso de instalação de uma cadeirinha infantil, também mereceu críticas.

    Procurada pela reportagem de QUATRO RODAS, a assessoria de imprensa da Ford declarou que o Ka “cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira e oferece equipamentos de série que vão além das exigências locais de segurança”.

    Veja abaixo os testes de impacto realizados com a linha Ka:

    Continua após a publicidade

    Nascido no Brasil, Ka ficou mais seguro na Europa

    Segundo projeto global desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport), o Ka é vendido em alguns mercados europeus com o nome de Ka+. Antes de ser lançado no Velho Continente, a Ford realizou diversas alterações no projeto original.

    Além do uso de materiais de melhor qualidade em sua construção, a marca alterou os ajustes de suspensão, chassi, freios e assistência de direção.

    Ele também ganhou seis airbags (incluindo bolsas laterais e do tipo cortina para proteção da cabeça) e controle de estabilidade em todas as versões.

    Submetido ao teste do Euro NCAP, o Ka ganhou três estrelas (de um total de cinco), sendo avaliado com um percentual de proteção de 73% para adultos e 61% para crianças.

    Continua após a publicidade

    O hatch ofereceu boa proteção para a cabeça dos ocupantes da frente no teste de colisão frontal parcial, mas permitiu danos no peito e fêmur dos dummies, recebendo a nota “marginal”.

    A proteção do tórax do passageiro no impacto frontal total foi ainda pior, sendo avaliada como “pobre” – a nota mais baixa atribuída pelo instituto.  Já os resultados de impacto lateral e traseiro foram classificados como bons.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.