Novo Polo e Toyota Corolla recebem 5 estrelas no Latin NCAP

Ambos obtiveram a nota máxima em teste de colisão; Os dois modelos são fabricados no Brasil

Novo hatch ganhou 5 estrelas de segurança no teste do Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)

Lançado nesta segunda-feira (25), o novo VW Polo conseguiu alcançar cinco estrelas tanto para proteção de passageiros adultos e crianças. O Toyota Corolla, reestilizado há poucos meses, participou da mesma bateria de testes e também atingiu a pontuação máxima.

Os testes foram realizados pelo Latin NCAP, órgão independente responsável por testes de segurança nos veículos vendidos no mercado mercado latino americano. Geralmente, os modelos que passam pelos crash-tests são adquiridos pela organização, em uma concessionária, como se fosse um cliente comum.

No caso do Polo, o teste foi patrocinado pela Volkswagen, que disponibilizou unidades para a avaliação antes do lançamento do carro no mercado. Segundo o regulamento do Latin NCAP, mesmo nesses casos, a escolha das unidades a serem testadas é feita pelo órgão de maneira aleatória, na linha de produção.

O Polo é equipado de série com quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais), o que foi bem avaliado pelo Latin NCAP. A organização também elogiou o controle de estabilidade (de série nas versões Comfortline e Highline e opcional nas de entrada), além da presença de Isofix em todos os carros. 

Para o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, ter a possibilidade de testar um carro antes do lançamento, como no caso do Polo, é fundamental para que o consumidor saiba os resultados de segurança antes de comprar o veículo. O Polo recebeu 32.13 pontos de possíveis 34 pontos para proteção de adultos e 43 de no máximo 49 pontos para crianças.

O Toyota Corolla em 2014 foi testado pela Latin NCAP e à época o desempenho considerado bom foi de nota cinco para adultos e quatro para crianças.

Agora o sedã, atualizado com sete airbags e controle de estabilidade de série em todas as versões, voltou a ser testado, desta vez com critérios mais rígidos, implementados pela organização em 2016. Graças aos acréscimos em equipamentos, o resultado foi ainda melhor: cinco estrelas para adultos e crianças, com 29.60 pontos dos 34 possíveis para proteção de adultos e 44.88 de 49 para crianças.

Corolla tinha recebido 4 estrelas para crianças em 2014; em novo teste obteve nota máxima (Latin NCAP/Divulgação)

Desde as mudanças de parâmetros, em 2016, os testes realizados pelo Latin NCAP geraram alguns resultados polêmicos. O Chevrolet Onix, líder do mercado brasileiro, recebeu zero estrela para adultos e três estrelas para crianças – a GM deve reforçar as estruturas do Onix e do Prisma no próximo ano.

Entre os outros veículos avaliados desde então, o Peugeot 208 recebeu apenas duas estrelas para adultos e três para crianças, enquanto o Renault Captur levou 4 estrelas para adultos e 3 estrelas para crianças. O VW Golf nacional teve desempenho parecido com o do Polo: cinco estrelas para adultos e crianças.

Volkswagen Polo já sai da fábrica com adesivo indicando notas dos testes (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Os dois modelos também conquistaram o Latin NCap Advanced Award – prêmio aos veículos que oferecem maior proteção para pedestres.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s