Ford Focus ST sai de linha e deixa caminho livre para o VW Golf GTI
Depois da versão superior, RS, o ST também sai de cena pouco antes do fim geral do Focus, marcado para ainda este ano

O fim do Ford Focus se aproxima, com encerramento global marcado para o próximo mês de novembro. Mas a despedida já começou na Alemanha, onde a última unidade do Focus ST, versão esportiva do hatch e grande rival do Volkswagen Golf GTI, foi produzida.
Trata-se de um exemplar na cor vermelha, finalizada no último dia 26 de setembro, segundo um papel que aparece na imagem divulgada em redes sociais e replicada pelo site CarScoops, ao fim da linha de produção em Saarlouis, no estado alemão de Sarre. Aparentemente, não há nenhum detalhe especial na unidade e nada se fala sobre o destino dele, seja para qual mercado será enviado ou se ele fará parte de algum acervo.
O Focus ST é vendido na Europa com motor 2.3 turbo de quatro cilindros EcoBoost, com 276 cv de potência e câmbio manual de seis marchas. A tração é dianteira, diferente do Focus RS, versão ainda mais esportiva que ficava logo acima e tinha tração integral – mas saiu de linha em 2020. Na prática, o Focus ST briga com o Golf GTI e, o RS, disputava contra o Golf R.
Vendida há quatro gerações do modelo, desde 2002, e reestilizada em 2022, a versão ST marca o início do fim oficial do Focus. Como estratégia para a Europa, a Ford não oferecerá mais carros de passeio pequenos (leia-se hatches e sedãs), apenas SUVs (mesmo que pequenos) e picapes. A decisão foi anunciada há alguns anos e também já deixou no passado modelos clássicos como o Fiesta.

O fim do Focus ST deixa o caminho livre para os concorrentes Golf GTI (que acaba de chegar ao Brasil) e Hyundai i30 N, sobreviventes do segmento.