Flagramos o novo Ford Ka com central multimídia Sync 3
Compacto receberá central Sync 3 e câmbio automático do EcoSport
Centrais multimídia se tornaram fundamentais até mesmo em carros de entrada. Depois de EcoSport e Fiesta, a Ford se apressa para passar a oferecer o equipamento também no Ka, como revela o flagra acima.
De quebra, o compacto ainda ganhará um tapa no visual e câmbio automático.
A adoção do sistema de som com tela sensível ao toque implicou em mudança completa do console central do compacto. Mas o painel, aparentemente, ficará intacto.
O local da tela ainda não tinha acabamento definitivo no carro flagrado, mas já é possível comemorar: as dezenas de botões que ocupavam o local deram lugar a apenas cinco, ladeados por dois seletores giratórios – além dos botões de travamento das portas e do acionador do pisca-alerta imediatamente abaixo.
Quem ganha destaque é a tela de 6,5 polegadas saltada do painel. Ela responde pelo Sync de terceira geração, compatível com Android Auto e Apple Carplay, e que também aceita comandos de voz. É o mesmo equipamento presente nos demais modelos da Ford, muito mais intuitivo do que o Sync antigo.
A disposição é diferente da adotada em Fiesta e EcoSport e não há leitor de CDs. Mas nota-se a presença de duas portas USB próximo ao câmbio, em vez de ter um USB e uma entrada auxiliar de som.
Mas não dá para esperar a telinha interativa em todas as versões: mesmo no Fiesta a central multimídia só está presente a partir das versões intermediárias.
Outra novidade para o andar de cima do Ford Ka estará no conjunto mecânico. De acordo com fontes internas, o motor 1.5 16V Sigma de 110 cv e 14,9 mkgf será substituído pelo 1.5 TiVCT três cilindros inaugurado pelo EcoSport.
No SUV ele rende 137 cv e 16,2 mkgf, mas pode chegar mais manso no Ka. O que importa é que ele estará acompanhado do câmbio automático 6F15, com seis marchas. É um outro ajuste aos novos tempos: compactos com câmbio automático também são cada vez mais requisitados.
Tapa na cara
Estas novidades serão acompanhadas da primeira reestilização do Ford Ka. Mudanças mais significativas serão realizadas nos para-choques, nos faróis e nas lanternas.
Na dianteira as mudanças estarão na grade, abertura inferior e posicionamento de faróis auxiliares. Ainda na parte frontal, os faróis ganham novos contornos, ficando mais afilados, e novos refletores internos – inspirados nos faróis do sedã Fusion.
Na traseira, as alterações devem se concentrar no design do próprio para-choque e das lanternas. No Ka Sedan, as lanternas passarão a invadir a tampa da mala e serão unidas por uma barra cromada.
Gostou? Então espere pacientemente. Todas estas novidades estrearão junto da linha 2019 do Ka, no início do segundo semestre de 2018.