Flagramos o novo Ford Ka com central multimídia Sync 3
Compacto receberá central Sync 3 e câmbio automático do EcoSport
Centrais multimídia se tornaram fundamentais até mesmo em carros de entrada. Depois de EcoSport e Fiesta, a Ford se apressa para passar a oferecer o equipamento também no Ka, como revela o flagra acima.
De quebra, o compacto ainda ganhará um tapa no visual e câmbio automático.
A adoção do sistema de som com tela sensível ao toque implicou em mudança completa do console central do compacto. Mas o painel, aparentemente, ficará intacto.
O local da tela ainda não tinha acabamento definitivo no carro flagrado, mas já é possível comemorar: as dezenas de botões que ocupavam o local deram lugar a apenas cinco, ladeados por dois seletores giratórios – além dos botões de travamento das portas e do acionador do pisca-alerta imediatamente abaixo.
Quem ganha destaque é a tela de 6,5 polegadas saltada do painel. Ela responde pelo Sync de terceira geração, compatível com Android Auto e Apple Carplay, e que também aceita comandos de voz. É o mesmo equipamento presente nos demais modelos da Ford, muito mais intuitivo do que o Sync antigo.
A disposição é diferente da adotada em Fiesta e EcoSport e não há leitor de CDs. Mas nota-se a presença de duas portas USB próximo ao câmbio, em vez de ter um USB e uma entrada auxiliar de som.
Mas não dá para esperar a telinha interativa em todas as versões: mesmo no Fiesta a central multimídia só está presente a partir das versões intermediárias.
Outra novidade para o andar de cima do Ford Ka estará no conjunto mecânico. De acordo com fontes internas, o motor 1.5 16V Sigma de 110 cv e 14,9 mkgf será substituído pelo 1.5 TiVCT três cilindros inaugurado pelo EcoSport.
No SUV ele rende 137 cv e 16,2 mkgf, mas pode chegar mais manso no Ka. O que importa é que ele estará acompanhado do câmbio automático 6F15, com seis marchas. É um outro ajuste aos novos tempos: compactos com câmbio automático também são cada vez mais requisitados.
Tapa na cara
Estas novidades serão acompanhadas da primeira reestilização do Ford Ka. Mudanças mais significativas serão realizadas nos para-choques, nos faróis e nas lanternas.
Na dianteira as mudanças estarão na grade, abertura inferior e posicionamento de faróis auxiliares. Ainda na parte frontal, os faróis ganham novos contornos, ficando mais afilados, e novos refletores internos – inspirados nos faróis do sedã Fusion.
Na traseira, as alterações devem se concentrar no design do próprio para-choque e das lanternas. No Ka Sedan, as lanternas passarão a invadir a tampa da mala e serão unidas por uma barra cromada.
Gostou? Então espere pacientemente. Todas estas novidades estrearão junto da linha 2019 do Ka, no início do segundo semestre de 2018.
GWM Haval H6 2026 nacional tem novo design e corrige reclamações sem cobrar muito
Salão do Automóvel 2025: veja atrações, preço dos ingressos e estacionamento
Arrow Mobility apresenta o Evolve, o primeiro motorhome elétrico do Brasil
Honda WR-V 2026 é rápido como um T-Cross e mais confortável que HR-V; veja teste







