Clique e assine por apenas 8,90/mês

Flagramos o novo Ford Ka com central multimídia Sync 3

Compacto receberá central Sync 3 e câmbio automático do EcoSport

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 9 jan 2018, 16h39 - Publicado em 11 dez 2017, 16h40
Ford Ka 2019
Mudanças no interior do Ka giram em torno da central Sync 3 Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Centrais multimídia se tornaram fundamentais até mesmo em carros de entrada. Depois de EcoSport e Fiesta, a Ford se apressa para passar a oferecer o equipamento também no Ka, como revela o flagra acima.

Ford Ka 2019
Apesar da camuflagem, carro de teste ainda não tinha mudanças no design Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

De quebra, o compacto ainda ganhará um tapa no visual e câmbio automático.

A adoção do sistema de som com tela sensível ao toque implicou em mudança completa do console central do compacto. Mas o painel, aparentemente, ficará intacto.

O local da tela ainda não tinha acabamento definitivo no carro flagrado, mas já é possível comemorar: as dezenas de botões que ocupavam o local deram lugar a apenas cinco, ladeados por dois seletores giratórios – além dos botões de travamento das portas e do acionador do pisca-alerta imediatamente abaixo.

Continua após a publicidade
Ford Ka 2019
Central Sync 3 terá tela de 6,5″ e menos botões Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Quem ganha destaque é a tela de 6,5 polegadas saltada do painel. Ela responde pelo Sync de terceira geração, compatível com Android Auto e Apple Carplay, e que também aceita comandos de voz. É o mesmo equipamento presente nos demais modelos da Ford, muito mais intuitivo do que o Sync antigo.

Ford Ka 2019
Unidade flagrada mantinha câmbio manual de cinco marchas Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A disposição é diferente da adotada em Fiesta e EcoSport e não há leitor de CDs. Mas nota-se a presença de duas portas USB próximo ao câmbio, em vez de ter um USB e uma entrada auxiliar de som.

Mas não dá para esperar a telinha interativa em todas as versões: mesmo no Fiesta a central multimídia só está presente a partir das versões intermediárias.

Ford Ka 2019
Sedã terá lanternas maiores, que avançam a tampa do porta-malas Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Outra novidade para o andar de cima do Ford Ka estará no conjunto mecânico. De acordo com fontes internas, o motor 1.5 16V Sigma de 110 cv e 14,9 mkgf será substituído pelo 1.5 TiVCT três cilindros inaugurado pelo EcoSport.

Continua após a publicidade
Mudanças ocorrem, nos para-choques, no faróis e nas lanternas
Mudanças marcarão a estreia da linha 2019 do Ka Du Oliveira/Quatro Rodas

No SUV ele rende 137 cv e 16,2 mkgf, mas pode chegar mais manso no Ka. O que importa é que ele estará acompanhado do câmbio automático 6F15, com seis marchas. É um outro ajuste aos novos tempos: compactos com câmbio automático também são cada vez mais requisitados. 

Tapa na cara

Estas novidades serão acompanhadas da primeira reestilização do Ford Ka. Mudanças mais significativas serão realizadas nos para-choques, nos faróis e nas lanternas.

Na traseira, as alterações devem se concentrar no design próprio do para-choque e das lanternas
Na traseira, lanternas e para-choque devem ter design próprio Du Oliveira/Quatro Rodas

Na dianteira as mudanças estarão na grade, abertura inferior e posicionamento de faróis auxiliares. Ainda na parte frontal, os faróis ganham novos contornos, ficando mais afilados, e novos refletores internos – inspirados nos faróis do sedã Fusion.

Na traseira, as alterações devem se concentrar no design do próprio para-choque e das lanternas. No Ka Sedan, as lanternas passarão a invadir a tampa da mala e serão unidas por uma barra cromada. 

Continua após a publicidade
Facelift contempla as versões hatch e sedã, cada uma com seu visual próprio
Facelift contempla as versões hatch e sedã, cada uma com seu visual próprio Du Oliveira/Quatro Rodas

Gostou? Então espere pacientemente. Todas estas novidades estrearão junto da linha 2019 do Ka, no início do segundo semestre de 2018.

Publicidade