BMW X2 chega ao Brasil com preço de Evoque
SUV com pegada esportiva começa a ser entregue em março a partir de R$ 211.950
Nem hatch, nem SUV. Para a BMW, o novo X2 é um SAV (Sport Activity Vehicle). É uma forma de afastá-lo dos X1 e X3, que são SUVs “de fato”. Por outro lado, o preço inicial aproxima o X2 de um rival de peso: o Range Rover Evoque.
O BMW X2 já está em pré-venda no Brasil e a entrega do primeiro lote, de 100 unidades, deve começar entre abril e maio. Os preços começam em R$ 211.950 para a versão sDrive20i GP e em R$ 246.950 para sDrive20i M Sport X.
Já um Evoque SE custa a partir de R$ 228.500, chegando a R$ 253.500 na versão HSE – além dos R$ 293.100 cobrados pela carroceria conversível.
Não há mudança mecânica entre as duas versões do X2. Ambas têm motor 2.0 turbo de 192 cv e 28,5 mkgf de torque disponível desde 1.350 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com 7 marchas. O Evoque, por sua vez, tem motor 2.0 turbo de 240 cv e câmbio automático de nove marchas.
Por compartilhar a mesma plataforma a linha Mini e X1 (base chamada internamente por UKL2), o X2 tem tração dianteira e com motor transversal – essa base não comporta a tração traseira. Não à toa, o conjunto mecânico a mesma configuração do Mini Cooper S e a transmissão é a mesma que acaba de ser estreada pelo compacto.
O pacote de equipamentos do X2 sDrive20i GP inclui assistente de estacionamento, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e central multimídia com tela de 6,5”.
Na versão M Sport X, a tela cresce para 8,8″, e ainda há head-up display e para-choque dianteiro com design esportivo, saias laterais na cor cinza, spoiler traseiro, rodas de liga leve aro 19”, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, teto solar elétrico panorâmico e chave presencial.
Menor que o X1
O design ousado do X2 esconde as dimensões menores que as do X1. São 4,36 metros de comprimento e 1,53 metro de altura, contra 4,45 m e 1,60 m do irmão ímpar. Na largura, o novato é maior por 3 centésimos (1,824 m contra 1,821 m), enquanto o entre-eixos é exatamente o mesmo, de 2,67 metros. Já o porta-malas é menor: são 470 litros, contra 505 do X1.
Atualmente, o preço do X1 começa em R$ 184.950. Curioso notar que o X1 fez o caminho inverso: tinha jeito e porte de uma station wagon, mas acabou encorpado para ser vendido como SUV na geração atual.
Com perfil baixo e esportivo, o X2 quer atrair um público mais jovem, menos familiar, e que valoriza mais o estilo do que o espaço interno.