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Quais são os SUVs 2023 mais econômicos do Brasil

Tem para diversos gostos e bolsos: de compactos com câmbio manual ou CVT, a híbridos plug-in de luxo com mais de 400 cv

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 dez 2022, 16h47

Seguindo a tendência dos últimos anos, 2022 foi marcado pela quantidade de novos SUVs no mercado brasileiro. A diferença deste ano, porém, ficou para a chegada de mais modelos médios do que compactos, e pelo foco em tecnologias que prometem menor consumo de combustível, como a ajuda de sistemas híbridos.

A união entre estas características, no entanto, ainda está distante do público que, de fato, busca por modelos que poupem os bolsos e as idas aos postos de combustíveis. Ou seja, a lista dos SUVs mais econômicos do Brasil deste ano está diferente – e mais cara.

Separamos os 10 modelos com menor consumo de combustível segundo os testes de QUATRO RODAS, ranqueados de acordo com a média urbana. Todos eles foram testados com gasolina.

Foram considerados para o ranking modelos vendidos atualmente no mercado brasileiro, com todos os conjuntos mecânicos disponíveis: abastecidos a gasolina, etanol ou diesel, além de modelos híbridos ou híbridos-leve, e com câmbios automáticos ou manuais. SUVs movidos apenas por motores elétricos não estão nesta lista.

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10º – Honda HR-V 1.5: 12,7 km/l

Honda HRV
Nova geração do HR-V tem suspensão mais elevada e itens inéditos para o SUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quando chegou, o novo HR-V sofreu críticas por trocar o motor 1.8 por um 1.5, menor e menos potente – com 126 cv. No entanto, o SUV da Honda prometeu que não apenas tem desempenho equivalente, como também economiza significativamente mais combustível. Em nossos testes, ele obteve as médias de 12,7 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Confira o teste completo aqui.

9º – Fiat Pulse 1.3 manual: 12,8 km/l

Pulse Manual
Fiat Pulse 1.3 manual partia dos R$ 79.990 no lançamento (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O SUV mais barato do Brasil em 2022 (R$ 96.590) também é um dos mais econômicos do país. Quando equipado com motor 1.3 firefly de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm (gasolina/etanol), e câmbio manual de cinco marchas, o Fiat Pulse obteve as médias de 12,8 km/l na cidade e 17,6 km/l em ciclo rodoviário. Ao lado do Renault Duster, ele é um dos únicos SUVs manuais à venda atualmente. Confira o teste completo aqui.

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8º – Fiat Pulse 1.3 CVT: 13 km/l

Quase empatado com sua configuração de câmbio manual, o Pulse 1.3 aspirado com câmbio CVT (que simula sete marchas) é também o segundo mais barato da lista, por R$ 103.590. De acordo com nossos testes, o compacto alcançou as médias de 13 km/l em ciclo urbano e 17,8 km/l no rodoviário. Confira o teste completo aqui.

7º – Kia Stonic: 13,1 km/l

O único SUV compacto híbrido do mercado também é o único híbrido-leve da lista. O Kia Stonic combina um motor 1.0 turbo de 120 cv e 20,4 kgfm a um sistema elétrico de 48V, que busca auxiliar no desempenho e no consumo com uma solução menos cara. Assim, chegou às médias de 13,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Confira o teste completo aqui.

6º – Toyota Corolla Cross Hybrid: 18,3 km/l

Corolla Cross
Corolla Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Corolla Cross é mais um SUV com especificidade no ranking: ele é o único SUV híbrido flex do mercado. A mecânica combina o motor 1.8 flex de 101 cv a outros dois elétricos de 72 cv. Juntos, chegam à potência combinada de 123 cv. Em nossos testes, as médias de consumo foram de 18,3 km/l na cidade e 16,9 km/l na rodovia. Confira o teste completo aqui.

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Vale relembrar que, em modelos híbridos (convencionais e plug-in), o consumo urbano é menor do que o rodoviário, ao contrário de modelos puramente a combustão. Isso acontece pelo maior uso dos motores elétricos em ciclos urbanos, onde as velocidades são menores e há um maior anda e para. Em rodovias, os motores a combustão são mais exigidos no híbridos.

5º – Volvo XC60 T8: 18,4 km/l

Volvo XC60
Volvo XC60 (Divulgação/Volvo)

O XC60 é oferecido no Brasil apenas em sua configuração mais potente, a T8, que é um híbrido plug-in (ou seja, com bateria que precisa ser recarregada em rede elétrica). Ele combina um motor 2.0 a gasolina a outro elétrico, este último instalado no eixo traseiro, que geram até 462 cv e 72,3 kgfm. No consumo, as médias foram de 18,4 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.

4º – Audi Q5 Sportback Performance 55 TFSI e: 19,1 km/l

audi Q5 eTFSI híbrido Plug-in brasil
Audi Q5 eTFSI híbrido Plug-in (Divulgação/Audi)

Assim como o rival sueco, o Q5 também é um híbrido plug-in e precisa ser recarregado para desempenho total. Menos potente que o Volvo, ele também combina um motor 2.0 a gasolina e um elétrico, chegando aos 367 cv e 51 kgfm. Em sua configuração “cupê” Sportback, o SUV da Audi obteve médias de 19,1 e 14,4 km/l em ciclo urbano e rodoviário, respectivamente, em nossos testes.

3º – Jeep Compass 4xe: 19,9 km/l

Importada da Itália, enquanto as demais são nacionais, a versão híbrida plug-in do Compass também é a mais potente, cara e econômica da linha. O modelo tem o conhecido motor 1.3 turbo das demais versões, mas abastecido apenas a gasolina – por isso, tem até 180 cv, mas mantém os 27,5 kgfm de torque. Há ainda outros dois elétricos, sendo o principal instalado na traseira. Ao todo, são 240 cv.

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Com a mecânica exclusiva, o Jeep é capaz de fazer, segundo os testes de QUATRO RODAS, até 19,9 km/l em ciclos urbanos e 14,4 km/l em ciclos rodoviários. Confira o teste completo aqui.

2º – Kia Niro: 21,7 km/l

O Kia Niro demorou, mas chegou ao Brasil em sua melhor forma: com design ousado e médias de consumo de 21,7 km/l na cidade e 20,2 km/l na estrada. Ele é um híbrido convencional, que combina um motor 1.6 a outro elétrico que, juntos, entregam até 141 cv e 27 kgfm. Confira o teste completo aqui.

1º – BYD Song Plus: 22,2 km/l

O SUV mais econômico do Brasil segundo os testes da QUATRO RODAS é de uma marca ainda iniciante por aqui – e chinesa. O recém-chegado BYD Song Plus DM-i é o híbrido plug-in mais barato e eficiente do país, além de carregar uma boa dose de tecnologia e visual moderno.

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Seu conjunto mecânico, capaz de obter médias de 22,2 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada, é formado por um motor 1.5 aspirado (110 cv e 13,8 kgfm) e um elétrico (179 cv e 32,3 kgfm). A BYD não divulga os números combinados. Confira o teste completo aqui.

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