Adeus, Aventador: Lamborghini encerra vendas do esportivo após 10 anos
Modelo já tem um substituto nos planos, que terá V12 e trem de força híbrido
Como já premeditava a sua última versão, batizada de Ultimae, a Lamborghini encerrou as encomendas para o Aventador, com as últimas entregas programadas para serem feitas até o final de 2022.
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O Lamborghini Aventador já estava no mercado há dez anos, tendo feito sua estreia no Salão de Genebra de 2011. De lá pra cá, colecionou fama e versões, sempre trazendo consigo o motor V12 aspirado, que faz jus ao nome do modelo, herdado de um dos touros mais ferozes que já batalhou na Plaza de Toros de Zaragoza.
Anunciado para substituir o Murciélago, o Aventador surgiu primeiro na versão LP700-4 em duas opções de carroceria, roadster e cupê, que se tornaram base para a maioria das versões futuras. Debaixo do capô, o V12 aspirado de 6.5 litros gerava 700 cv e 70,4 kgfm. O modelo foi um sucesso e teve mais de 5.000 unidades vendidas, ultrapassando o seu antecessor e a estimativa da Lamborghini de 4.000 veículos.
O LP700-4 deu lugar, em 2016, a versão S LP740-4. Como o nome sugere, a variante de entrada do Aventador tinha 40 cv a mais que o antecessor, mantendo o mesmo torque. A velocidade máxima, de 350 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 s também eram as mesmas.
Em 2018, o Aventador SVJ fez sua estreia. A potência, claro, também aumentou, chegando em 770 cv, com torque de 73,4 kgfm. As mudanças fizeram com que sua velocidade máxima passasse os 350 km/h e, como resultado, o esportivo registrou a volta mais rápida de Nurburgring — mesmo que sob polêmicas.
O SVJ teve produção limitada em 900 cupês de 800 roadsters, porém não foi o único. O primeiro Aventador a ter número restrito de unidades foi o SV, produzido entre 2015 e 2017. Essa variante, teve 600 cupês e 500 roadsters produzidos no total.
Vale citar também outras versões especiais, como a SVJ 63, a Pirelli Edition e a LP 720-4 50° Anniversario. As duas últimas comemoram o 50 anos de parceria entre Lambo e a fabricante de pneus e o quinquagésimo aniversário da montadora, respectivamente. Já a SVJ 63 ganhou esse nome em referência a 1963, ano em que a Lamborghini foi fundada.
Esse ano conhecemos o último Aventador de todos. O Ultimae (último em latim) teve o V12 mais uma vez melhorado, chegando em 780 cv com o mesmo toque do SVJ. Para se despedir em grande estilo, o carro chegava a 355 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em cerca de 2,8 segundos e 0 a 200 km/h em 8,7. Claro que ele também foi limitado, dessa vez em apenas 600 unidades, sendo 350 cupês e 250 conversíveis.
Nesses mais de 10 anos no mercado, o Aventador marcou o mundo automobilístico e vai deixar saudades naqueles que gostam de um potente motor V12. Mas a Lamborghini anunciou que tem outros planos para ele.
A montadora italiana já adiantou que o Aventador terá um substituto, cotado para o final de 2022 ou início de 2023. O novo modelo também usará um V12, mas dessa vez em um trem de força híbrido, algo semelhante com o que foi feito com o Lamborghini Sian.