Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

‘Van da Lamborghini’ tem 600 cv e descanso de pés sobre motor V12 central

Buscando promover seu serviço de frete, entusiasta sul-africano seguiu "manual" e criou com cara de Aventador e V12biturbo

Por Eduardo Passos Atualizado em 19 nov 2021, 21h15 - Publicado em 4 out 2021, 18h22

O sul-africano James Redelinghuys tem um passatempo comum aos leitores de QUATRO RODAS. De vez em quando compra carros mais antigos para modificá-los sem preocupação. A fim de promover sua empresa de transportes, entretanto, o empresário bolou uma estratégia publicitária que fugiu do controle e resultou em um “Lamborghini furgão” — com motor V12, claro.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Tudo começou quando, conta ao Top Gear, James Redelinghuys decidiu utilizar suas habilidades de entusiasta e adquirir uma Toyota HiAce, van equivalente à Mercedes-Benz Sprinter e vendida na África do Sul como Quantum. A intenção era acrescentar um turbocompressor ao motor 2.7 de 158 cv, similar ao que equipa a Hilux flex no Brasil.

O dia de princesa do veículo leve de carga ganhou novos rumos quando o projetista conheceu uma empresa japonesa que produzia kits de modificação para vans ao estilo do Lamborghini Aventador. O pacote custou o equivalente a R$ 37.000 e incluiu novos para-choques, rodas, aerofólios, faróis e lanternas.

Redelinghuy utilizou 12 camadas de tinta vermelha especial, que custaram mais do que a pintura do Aventador de verdade
Redelinghuy utilizou 12 camadas de tinta vermelha especial, que custaram mais do que a pintura do Aventador de verdade Reprodução/Stefan Kotzé

Obviamente o para-choque frontal já chamaria atenção em qualquer rua da Cidade do Cabo, mas Redelinghuys sentiu que o DNA italiano de sua Quantum, agora vermelha, pedia mais. “Acordei às 4h e pensei: esse motor 2.7 não é suficiente. Eu preciso de um V12 central”, e assim o fez.

Continua após a publicidade

Obviamente ele não veio de Sant’Agata Bolognese, mas de um Toyota Century das antigas. Os 12 cilindros do motor 5.0 estavam lá e, com ajuda de dois turbocompressores, o primeiro passo estava feito.

Para cumprir o segundo requisito do sonho (motor central), James recorreu à ajuda do irmão e optou pelo mais simples: cortou o assoalho da van e instalou ali o V12 com suportes sob medida e um minúsculo cardan

O sul-africano não explicou como lidará com calor e ruído do V12 sob o descanso de pés
O sul-africano não explicou como lidará com calor e ruído do V12 sob o descanso de pés Reprodução/Stefan Kotzé

Após dois V12 destruídos no dinamômetro, chegou-se à configuração perfeita de 600 cv e 72,1 kgfm. Para tornar a “Lamborghini HiAce” domável foi instalada suspensão duplo A na traseira e novo diferencial de deslizamento limitado tirado de um Ford Mustang GT.

Passageiros também sentarão em bancos automobilísticos
Passageiros também sentarão em bancos automobilísticos Reprodução/Stefan Kotzé

Como o Toyota foi projetado para transporte de cargas e sempre rodará mais leve do que o peso médio usado em seus cálculos, o preparador crê que os freios originais são suficientes. Mas a empreitada ainda não acabou, e em breve a van ganhará interior repleto de couro e detalhes rubro-negros, além de quatro bancos em concha feitos para uso, claro, em superesportivos.

Para alívio do ciclista, agora há fotos que comprovam seu avistamento
Para alívio do ciclista, agora há fotos que comprovam seu avistamento Reprodução/Stefan Kotzé

Quanto ao V12 no meio da cabine, James Redelinghuys responde com certo deboche bem-humorado, digno a quem cometeu tamanha ousadia: “ele será coberto e usado como descanso para os pés dos passageiros”.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)