Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Lamborghini recria primeira unidade do Countach destruída há quase 50 anos

Após o pedido de um cliente para o centro de modelos clássicos da empresa em 2017, a unidade do protótipo do Countach LP 500 finalmente está pronta

Por Pedro Henrique Oliveira
1 out 2021, 17h23
Lamborghini Countach LP 500 1971 amarelo visto 3/4 de frente
O protótipo do Countach original de 1971 é considerado uma relíquia por ter sido destruído em um teste de colisão em 1974 (Divulgação/Lamborghini)

Em 2021 a Lamborghini comemora 50 anos do lançamento do primeiro Countach, um esportivo que marcou época e inspirou diversos modelos. Para celebrar a data, a empresa o recriou na forma do Countach  LPI 800-4 um superesportivo moderno, baseado no Aventador e com mecânica híbrida que rende 814 cv

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

As comemorações continuam. A empresa italiana não achou o suficiente lançar um nova edição limitada a 112 unidades, então resolveu recriar um de seus carros mais importantes. Simplesmente recriaram o primeiro protótipo do Countach original, de 1971, um carro que acabou destruído em 1974 em um teste de colisão e nunca mais foi visto. 

Continua após a publicidade
Lamborghini Countach LPI 800-4 branco visto 3/4 de frente
Em comemoração aos 50 anos do modelo, a Lamborghini lançou uma nova versão híbrida chamada LPI 800-4 (Divulgação/Lamborghini)

A réplica da primeira versão do esportivo clássico foi entregue a um cliente da marca que não foi identificado. A Lamborghini apenas afirmou que se trata de um aficionado por carros clássicos, como é o caso deste Countach. 

Continua após a publicidade
Roda do Lamborghini Countach LP 500 1971
Apenas para definir as linhas do design do esportivo foram necessárias cerca de 2.000 horas de trabalho (Pirelli/Divulgação)

O cliente misterioso pediu, ainda em 2017, uma unidade do protótipo LP 500 do esportivo construída totalmente do zero para o Polo Storico, o departamento da marca direcionado aos clássicos. 

Continua após a publicidade
Lamborghini Countach LP 500 1971 amarelo visto de lado
O esportivo clássico foi construído do zero e, de acordo com a marca, levou 25 mil horas para ficar pronto (Divulgação/Lamborghini)

O fato do carro ter sido destruído dificultou o trabalho de fabricação já que, sem a presença de um modelo para utilizar como base, os funcionários da Lamborghini foram obrigados a pesquisar todas as informações disponíveis em documentos, fotos e desenhos originais. Ao todo foram quase 2.000 horas apenas para redesenhar as linhas gerais do modelo. 

Lamborghini Countach 25º prata visto 3/4 de frente
Em 1988, para comemorar os 25 anos de atividade da Lamborghini, a marca lançou o Countach 25º (Divulgação/Lamborghini)

A produção começou com o chassi, diferente do tubular que o Countach original usava, e seguiu-se com a carroceria. Foram utilizadas peças de reposição dos anos 70 restauradas pela empresa, incluindo o motor V12 central. 

Pneu Cinturato CN12 do Lamborghini Countach LP 500 1971
Até os pneus originais do modelo foram redesenhados em parceria com a Fondazione Pirelli (Pirelli/Divulgação)

Os detalhes não param por aí. Até o jogo de pneus Cinturato CN12 foi recriado com a ajuda da Fondazione Pirelli. Apesar do visual e da estética antiga, eles utilizam tecnologia moderna em sua composição. Por último, mas não menos importante, o modelo recebeu a cor “Giallo Fly Speciale”. O projeto consumiu 25.000 horas de trabalho. 

Lamborghini Countach LP 500 1971 amarelo visto 3/4 de frente
O cliente, assim como o valor, não foi revelado pela Lamborghini (Divulgação/Lamborghini)

O presidente e CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, se mostrou contente com o trabalho entregue, principalmente em um ano de comemoração aos 50 anos de existência do clássico esportivo da marca. “É algo extraordinário (entregar o projeto) porque nos permite admirar o lendário LP 500 de 1971 pessoalmente pela primeira vez em muitos anos”, explicou o executivo.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

CAPA quatro rodas setembro edição 749
A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.