Lamborghini recria primeira unidade do Countach destruída há quase 50 anos
Após o pedido de um cliente para o centro de modelos clássicos da empresa em 2017, a unidade do protótipo do Countach LP 500 finalmente está pronta
![LAMBORGHINI COUNTACH LP 500 Lamborghini Countach LP 500 1971 amarelo visto 3/4 de frente](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/LAMBORGHINI-COUNTACH-LP-500.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em 2021 a Lamborghini comemora 50 anos do lançamento do primeiro Countach, um esportivo que marcou época e inspirou diversos modelos. Para celebrar a data, a empresa o recriou na forma do Countach LPI 800-4 um superesportivo moderno, baseado no Aventador e com mecânica híbrida que rende 814 cv.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
As comemorações continuam. A empresa italiana não achou o suficiente lançar um nova edição limitada a 112 unidades, então resolveu recriar um de seus carros mais importantes. Simplesmente recriaram o primeiro protótipo do Countach original, de 1971, um carro que acabou destruído em 1974 em um teste de colisão e nunca mais foi visto.
![2022-Lamborghini-Countach-LPI-800-4-1-2 Lamborghini Countach LPI 800-4 branco visto 3/4 de frente](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/2022-Lamborghini-Countach-LPI-800-4-1-2-e1628901153584.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A réplica da primeira versão do esportivo clássico foi entregue a um cliente da marca que não foi identificado. A Lamborghini apenas afirmou que se trata de um aficionado por carros clássicos, como é o caso deste Countach.
![LAMBORGHINI COUNTACH LP 500 3 Roda do Lamborghini Countach LP 500 1971](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/LAMBORGHINI-COUNTACH-LP-500-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O cliente misterioso pediu, ainda em 2017, uma unidade do protótipo LP 500 do esportivo construída totalmente do zero para o Polo Storico, o departamento da marca direcionado aos clássicos.
![LAMBORGHINI COUNTACH LP 500 1 Lamborghini Countach LP 500 1971 amarelo visto de lado](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/LAMBORGHINI-COUNTACH-LP-500-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O fato do carro ter sido destruído dificultou o trabalho de fabricação já que, sem a presença de um modelo para utilizar como base, os funcionários da Lamborghini foram obrigados a pesquisar todas as informações disponíveis em documentos, fotos e desenhos originais. Ao todo foram quase 2.000 horas apenas para redesenhar as linhas gerais do modelo.
![Lamborghini Countach (1) Lamborghini Countach 25º prata visto 3/4 de frente](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Lamborghini-Countach-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A produção começou com o chassi, diferente do tubular que o Countach original usava, e seguiu-se com a carroceria. Foram utilizadas peças de reposição dos anos 70 restauradas pela empresa, incluindo o motor V12 central.
![LAMBORGHINI COUNTACH LP 500 4 Pneu Cinturato CN12 do Lamborghini Countach LP 500 1971](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/LAMBORGHINI-COUNTACH-LP-500-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os detalhes não param por aí. Até o jogo de pneus Cinturato CN12 foi recriado com a ajuda da Fondazione Pirelli. Apesar do visual e da estética antiga, eles utilizam tecnologia moderna em sua composição. Por último, mas não menos importante, o modelo recebeu a cor “Giallo Fly Speciale”. O projeto consumiu 25.000 horas de trabalho.
![LAMBORGHINI COUNTACH LP 500 2 Lamborghini Countach LP 500 1971 amarelo visto 3/4 de frente](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/LAMBORGHINI-COUNTACH-LP-500-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O presidente e CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, se mostrou contente com o trabalho entregue, principalmente em um ano de comemoração aos 50 anos de existência do clássico esportivo da marca. “É algo extraordinário (entregar o projeto) porque nos permite admirar o lendário LP 500 de 1971 pessoalmente pela primeira vez em muitos anos”, explicou o executivo.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital
![CAPA quatro rodas setembro edição 749 CAPA quatro rodas setembro edição 749](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/CAPA1-e1631762011348.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)