Os Eleitos 2017: as picapes leves e médias com maior satisfação

Hilux quebra a hegemonia da S10 no segmento das picapes médias e se consagra vencedora. Entre as leves, Saveiro fica à frente da rival Strada

Entre as médias: vitória da Hilux. Já no duelo das leves quem levou a melhor foi a Saveiro

Entre as médias: vitória da Hilux. Já no duelo das leves quem levou a melhor foi a Saveiro (Otavio Silveira/Quatro Rodas)

Ser líder no ranking de vendas nem sempre resulta em total satisfação dos proprietários.

A Fiat Toro, por exemplo, é a picape mais vendida no país em 2017. Sua pontuação ficou em 95,4, superior à das picapes leves Saveiro e Strada, mas menos satisfatória que a das picapes médias Hilux e S10.

Entre as leves, a Strada lidera em vendas, mas foi a Saveiro quem mais agradou os proprietários na pesquisa deste ano.

PICAPES MÉDIAS

1° – Toyota Hilux: 97,2

A Hilux quebrou a sequência de vitórias da S10, mesmo perdendo dois pontos em relação a 2016. Espaço na caçamba (106,7) e velocidade de arranque (104,1) fazem a alegria dos donos da picape, que também apreciam a ergonomia dos comandos (100,0) e o design (99,3).

Entre os pontos negativos, os proprietários ressaltaram preço das peças (87,3), estabilidade nas curvas (88,6) e consumo urbano (90,1).

Pontuação no anterior: 99,2

Os elogios:

  • Caçamba
  • Desempenho
  • Design

As críticas:

  • Preço das peças
  • Estabilidade
  • Consumo urbano

2° – Chevrolet S10: 96,8

É bom a GM começar a se preocupar com sua picape. Além de ter perdido o embalo das quatro vitórias seguidas, sua média foi a pior desde 2014.

Seus donos não gostam do preço de seguro (88,9), valor das peças (89,7) e durabilidade das peças (91,7). Até sua maior nota não foi maior que a dos rivais: o espaço da caçamba (102,4) é pior do que o da Toro e Hilux.

Pontuação no anterior: 101,02


3° – Fiat Toro: 95,4

Lançada em 2016, a Toro podia ter feito uma estreia melhor em Os Eleitos. Nove critérios foram avaliados como os melhores da categoria, incluindo espaço da caçamba (108,3), design (106,8), acesso aos comandos (103,1) e projeto moderno (102,9).

Mas ainda há muito o que melhorar: a picape teve 12 notas vermelhas em critérios como consumo urbano (84,0), valor de compra (84,0) e preçodas peças (84,3).

Pontuação no anterior: não foi avaliada


PICAPES LEVES

1° – Volkswagen Saveiro: 91,8

Derrotar o maior rival seria um motivo e tanto para a Volkswagen fazer festa. Mas é bom conter a empolgação. Além da falta de concorrentes, a baixa média de 91,8 deixou a Saveiro em um nada honroso 29º (e antepenúltimo) lugar do ranking geral.

A ampla rede autorizada (102,3) puxou a fila dos elogios, seguida pelo espaço na caçamba (101,6) e design (99,3). Dos pontos negativos, destaque para preço das peças (78,2), nível de ruído (78,9) e custo do seguro (81,4).

Pontuação no anterior: 96,7

Os elogios:

  • Número de lojas
  • Ampla caçamba
  • Design

As críticas:

  • Preço das peças
  • Nível de ruído
  • Valor do seguro

2° – Fiat Strada: 91,3

A Strada merece respeito, pois já acumula quatro títulos em Os Eleitos. Mas nunca a picape teve um desempenho tão ruim como em 2017.

Embora tenha ficado apenas 0,5 ponto atrás da Saveiro, ela não fez mais de 100 pontos em nenhum quesito
e amargou a penúltima colocação geral.

As maiores notas foram para design (99,2) e número de revendas (97,5). Nível de ruído (82,8), preço de compra (83,0) e acabamento interno (83,7) desagradam.

Pontuação no anterior: 98,7


Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:

COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.

Em 2017, foram ouvidos 2.349 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa.

Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona

:

Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação

  • Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
  • Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.
  • Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
  • Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.

Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:

Custos

preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário

Confiança na marca

ser um fabricante confiável

Cobertura da rede

ser um fabricante com ampla rede de concessionárias

Design / modelo

ser um projeto moderno / design do carro

Desempenho

rapidez no arranque

Segurança

estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança

Dirigibilidade

facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos

Conforto

acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos

Manutenção

durabilidade / resistência das peças
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s