Os Eleitos 2017: Toyota tem a assistência técnica melhor avaliada

Toyota vence pela terceira vez em 17 anos. Volskswagen amarga a última posição

Toyota é a melhor no ranking de assistência técnica

Toyota é a melhor no ranking de assistência técnica (Reprodução/Internet)

A vitória da Toyota foi esmagadora na pesquisa Os Eleitos 2017. A marca venceu sete dos nove critérios avaliados e teve a segunda melhor nota nos dois quesitos restantes, perdendo para Hyundai e Nissan no preço da mão de obra (único quesito no qual a Toyota ficou abaixo dos 90 pontos) e Honda na qualidade do atendimento.

Mesmo assim, o terceiro título da fabricante japonesa veio com uma pequena vantagem de 1,2 ponto para a Honda (94,7 x 93,5), ainda soberana, com 11 conquistas em 17 edições.

Vencedora inédita e surpreendente em 2016, a Hyundai fechou o pódio com uma média de 91,5. Na ponta de baixo, a VW caiu do 9º lugar de 2016 para a última posição. A Jeep foi quem mais evoluiu: passou da 11ª posição no ano passado para a 6ª em 2017.

No geral, a satisfação dos clientes com as redes foi inferior à obtida em anos anteriores: em 2015, a Toyota venceu com nota 97,8, enquanto em 2016 a Hyundai faturou com 98,4 pontos. Pode ser um indício de que o serviço piorou – ou, mais provável, que o nível de exigência dos clientes aumentou.

Ranking das fabricantes na opinião dos proprietários:

Toyota 94,7
Honda 93,5
Hyundai 91,5
Nissan 90,9
Chevrolet 90,6
Jeep 89,8
Fiat 86,9
Renault 86,6
Peugeot 85,9
10° Ford 85,8
11° Volkswagen 85,4

Os nove itens que formam a nota da assistência técnica:

  • Disponibilidade de peças
  • Prazo de realização do serviço
  • Preço da mão de obra
  • Assistência no pós-venda
  • Qualidade de atendimento
  • Pontualidade
  • Transparência
  • Relação custo-benefício na rede
  • Qualidade do trabalho executado

Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:


Como se mede a felicidade do dono

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra. Entenda como funciona:

Satisfação / Importância = Índice de satisfação

  • índice acima de 100: o carro / a marca superou as expectativas
  • índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
  • índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
  • índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito
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