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Os Eleitos 2017: Toyota tem a assistência técnica melhor avaliada

Toyota vence pela terceira vez em 17 anos. Volskswagen amarga a última posição

Por Vitor Matsubara Atualizado em 8 Maio 2019, 10h17 - Publicado em 8 dez 2017, 13h40
Toyota é a melhor no ranking de assistência técnica Reprodução/Internet

A vitória da Toyota foi esmagadora na pesquisa Os Eleitos 2017. A marca venceu sete dos nove critérios avaliados e teve a segunda melhor nota nos dois quesitos restantes, perdendo para Hyundai e Nissan no preço da mão de obra (único quesito no qual a Toyota ficou abaixo dos 90 pontos) e Honda na qualidade do atendimento.

Mesmo assim, o terceiro título da fabricante japonesa veio com uma pequena vantagem de 1,2 ponto para a Honda (94,7 x 93,5), ainda soberana, com 11 conquistas em 17 edições.

Vencedora inédita e surpreendente em 2016, a Hyundai fechou o pódio com uma média de 91,5. Na ponta de baixo, a VW caiu do 9º lugar de 2016 para a última posição. A Jeep foi quem mais evoluiu: passou da 11ª posição no ano passado para a 6ª em 2017.

  • No geral, a satisfação dos clientes com as redes foi inferior à obtida em anos anteriores: em 2015, a Toyota venceu com nota 97,8, enquanto em 2016 a Hyundai faturou com 98,4 pontos. Pode ser um indício de que o serviço piorou – ou, mais provável, que o nível de exigência dos clientes aumentou.

    Ranking das fabricantes na opinião dos proprietários:

    Toyota 94,7
    Honda 93,5
    Hyundai 91,5
    Nissan 90,9
    Chevrolet 90,6
    Jeep 89,8
    Fiat 86,9
    Renault 86,6
    Peugeot 85,9
    10° Ford 85,8
    11° Volkswagen 85,4

    Os nove itens que formam a nota da assistência técnica:

    • Disponibilidade de peças
    • Prazo de realização do serviço
    • Preço da mão de obra
    • Assistência no pós-venda
    • Qualidade de atendimento
    • Pontualidade
    • Transparência
    • Relação custo-benefício na rede
    • Qualidade do trabalho executado

    Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:


    Como se mede a felicidade do dono

    Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra. Entenda como funciona:

    Satisfação / Importância = Índice de satisfação

    • índice acima de 100: o carro / a marca superou as expectativas
    • índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
    • índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
    • índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito
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