Os Eleitos 2017: Nissan Versa ganha entre os sedãs compactos

Até o polêmico design foi alvo de elogios para os proprietários vitorioso Versa. Prisma amargou a última colocação

Nissan Versa conquista vitórias entre os sedãs compactos

Nissan Versa conquista vitórias entre os sedãs compactos (Otavio Silveira/Quatro Rodas)

Os japoneses seguem dominando Os Eleitos no segmento de sedãs compactos. Após estrear no ano passado com o vice-campeonato, o Nissan Versa superou o atual campeão Etios Sedan. O Toyota viu sua nota cair 0,1 ponto e teve de se contentar com o segundo lugar.

Entre os outros participantes, o Cobalt viu sua nota aumentar, enquanto HB20S e e Prisma pioraram. Vamos conferir os resultados.

1° – Nissan Versa: 100,1

Quem não gosta do Versa adora criticar seu design. Mas seus proprietários acham justamente o contrário: sua nota (109,7) não só foi a maior da categoria como deixou todos os outros 31 veículos da pesquisa para trás.

Dentro de seu segmento, o sedã foi o mais bem avaliado em outros oito critérios, incluindo velocidade de arranque (109,8), quantidade de concessionárias (104,6) e capacidade de ultrapassagem (102,6).

Embora seja reconhecido como um dos modelos mais espaçosos do mercado, o Versa não levou as melhores notas em porta-malas (106,5) e espaço interno (103,7), apesar de bem altas. O mérito foi do HB20S e Etios.

O sedã japonês repetiu a façanha do ano passado e não recebeu nenhuma “nota vermelha”. Mesmo os pontos negativos, como nível de ruído (91,1), preço das peças (91,6) e itens de segurança (92,3), não foram tão mal avaliados pelos donos.

Pontuação no anterior: 97,7

Os elogios:

  • Design
  • Desempenho

As críticas:

  • Nível de ruído
  • Preço das peças

Carro excepcional, posição de dirigir perfeita e espaço interno gigante. Falta só uma central multimídia mais moderna.

Celso Barbosa, Rio de Janeiro (RJ)

2° – Toyota Etios Sedan: 98,9

Não foi desta vez que o Etios Sedan levou o tricampeonato para casa. Mas não há motivos para lamentar: ele foi o melhor do grupo em nove quesitos.

Seus donos adoram o porta-malas (104,6), o espaço interno (104,5) e a velocidade de arranque (103,4). Defeitos? Preço de compra (87,9) e acabamento interno (91,8).

Pontuação no anterior: 99,0


3° – Chevrolet Cobalt: 97,0

Nada como um ano após o outro para o Cobalt. Em 2015, ele foi o pior em 11 dos 23 critérios. Ano passado, foram cinco. Agora o sedã conquistou três notas máximas e só recebeu a menor nota na capacidade do porta-malas (103,3), ainda assim alta.

Velocidade de arranque (104,9) e acesso aos comandos (102,9) mereceram elogios. Maiores queixas: consumo urbano (84,4) e nível de ruído (91,1).

Pontuação no anterior: 95,9


4° – Hyundai HB20S: 95,0

O resultado deste ano acende o sinal amarelo: trata-se do pior resultado do HB20S nos últimos três anos. Foram seis notas vermelhas, incluindo consumo urbano (81,7), preço do seguro (83,6), espaço interno (88,0) e segurança transmitida (88,1).

Já porta-malas (108,5), acesso aos comandos (105,3) e velocidade de arranque (104,9) receberam elogios.

Pontuação no anterior: 96,2


5° – Chevrolet Prisma: 93,2

Tirar a pior nota em 15 das 23 categorias é uma tragédia para qualquer modelo. Pois foi o que aconteceu com o Prisma. Preço de compra (83,1), preço das peças (85,2) e itens de segurança (85,7) foram os pontos mais criticados.

Pelo menos o porta-malas (105,9) ainda agrada quem dirige o sedã.

Pontuação no anterior: 95,3


Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:

COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.

Em 2017, foram ouvidos 2.349 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:

Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação

  • Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
  • Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.
  • Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
  • Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.

Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:

Custos

preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário

Confiança na marca

ser um fabricante confiável

Cobertura da rede

ser um fabricante com ampla rede de concessionárias

Design / modelo

ser um projeto moderno / design do carro

Desempenho

rapidez no arranque

Segurança

estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança

Dirigibilidade

facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos

Conforto

acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos

Manutenção

durabilidade / resistência das peças

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s