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Novos investimentos de montadoras no Brasil já passa dos R$ 80 bilhões

Investimentos bilionários das fábricas miram na renovação e na eletrificação das linhas; o medo das chinesas (que também investem) é outro motivo

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 mar 2024, 12h00
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  • indústria automotiva brasileira passou por maus bocados nos últimos anos. Questões econômicas e a chegada da pandemia causaram quedas sem precedentes e frearam planos e investimentos. Porém, bons ventos voltaram a soprar: diversas marcas passaram a anunciar investimentos bilionários no Brasil, buscando modernizar fábricas, renovar portfólios e eletrificar o mercado. Entre os motivos estão os bons índices econômicos atuais, além das boas perspectivas, e a tentativa de frear as chinesas.

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    Ainda em 2023, a Toyota anunciou a injeção de R$ 1,7 bilhão no Brasil para produzir um novo híbrido flex em Sorocaba (SP) no próximo ano. A marca não confirma, mas se trata do SUV Yaris Cross, que ficará entre os híbridos mais baratos do país.

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    Neste ano, a marca foi além e anunciou um aporte total de R$ 11 bilhões, que incluem o R$ 1,7 bilhão de 2023. O destino do dinheiro seria a introdução de mais um híbrido flex, além da produção de novos motores e a expansão da fábrica de Sorocaba para produzir, além dos novos modelo, o Corolla, que é produzido desde 1998 na unidade de Indaiatuba (SP). Esta unidade será fechada e toda a sua operação, bem como os funcionários, serão transferidos.

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    Yaris Cross será o híbrido mais barato da Toyota e seu lançamento será em dezembro
    Yaris Cross será o híbrido mais barato da Toyota e seu lançamento será em dezembro (Divugação/Toyota)

    Também no ano passado, a Renault revelou um investimento de R$ 2 bilhões para um novo SUV médio, que chegará em 2025 de olho em Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Sua base será a do SUV Kardian.

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    A Chevrolet injetará R$ 7 bilhões até 2028 para renovar sua linha no Brasil e, possivelmente, lançar híbridos nacionais. Começando pela nova Spin, prevista para muito breve, ainda este ano a marca terá mais cinco lançamentos: S10, Trailblazer, Equinox EV (elétrico) e Blazer EV (elétrico). O sexto lançamento não foi confirmado, mas é possível que seja uma versão Z71 para a Silverado. Para 2025, são esperadas as reestilizações de Onix, Onix Plus e Tracker – que ganharão injeção direta de combustível

    Novo Chevrolet Spin
    Chevrolet antecipa detalhes do Novo Spin (Divulgação/Chevrolet)

    A Volkswagen apresentou a previsão de investir R$ 9 bilhões até 2028, que incluem a produção de carros híbridos flex nacionais, uma nova picape para brigar com a Fiat Toro, além de um SUV compacto abaixo do T-Cross. Contando com os dois modelos, a marca pretende lançar 16 novos modelos até o final do ciclo de investimento. O aporte se soma aos R$ 7 bilhões anunciados anteriormente.

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    Além de mudar o acordo de importação e produção com a Caoa, a Hyundai começou 2024 investindo R$ 5,4 bilhões para serem aplicados em tecnologias ligadas a carros híbridos e elétricos, além do hidrogênio verde. Não há maiores detalhes, mas é possível que a marca dê mais enfoque aos eletrificados (como as importações já confirmadas de Kona e Ioniq 5). O destaque, porém, deverá ser a produção nacional de hidrogênio verde, que poderia ainda ser exportado.

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    hyundai_ioniq_5
    Hyundai Ioniq 5 está confirmado para o Brasil (Divulgação/Hyundai)

    Já a Stellantis anunciou o maior investimento já feito na indústria automotiva brasileira: R$ 30 bilhões, de 2025 a 2030. Também, pudera, o aporte engloba todas as marcas do grupo, como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram.

    Entre os destinos de tanto dinheiro estão a produção nacional de motores híbridos flex, a modernização de fábricas e novos produtos. A previsão é de que 40 novos modelos do grupo (entre reestilizações, novas gerações e carros inéditos) sejam lançados até 2030 no Brasil.

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    Nova Fiat Titano 2025
    Fiat Titano (Reprodução/Fiat)

    As chinesas, porém, não ficarão atrás. A Caoa Chery, em 2023, anunciou R$ 3 bilhões para até 2028, que inclui o aumento da produção em Anápolis (GO). Entre as aplicações está um reforço na produção do Tiggo 5X e na rede de concessionários, além da criação de 800 novos empregos. O Tiggo 7 Sport também é fruto disso.

    A GWM já deu início ao seu plano de R$ 10 bilhões, com compra da fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), onde produzirá o Haval H6. É possível que a marca também inicie em breve a produção do Haval H4, menor que o H6, e desenvolvido especificamente para o Brasil. O Ora 03 também está nos planos de nacionalização da chinesa.

    BYD Dolphin
    BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A BYD também já iniciou as obras de sua fábrica, comprada da Ford, em Camaçari (BA), onde começará a produzir em 2025. O investimento foi de R$ 3 bilhões e, recentemente, a marca anunciou que produzirá localmente os elétricos Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus, além do híbrido plug-in Song Plus.

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