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Chevrolet investirá R$ 7 bilhões no Brasil para eletrificar seus carros

GM promete seis lançamentos no Brasil em 2024 e renovação completa dos seus produtos até 2028

Por Henrique Rodriguez com Paulo Campo Grande, de Brasília
Atualizado em 24 jan 2024, 16h57 - Publicado em 24 jan 2024, 15h19
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Chevrolet Onix e Onix Plus (Divulgação/Chevrolet)
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A General Motors anunciou um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil, para o período de 2024 a 2028, com o objetivo de renovar a gama de carros Chevrolet, desenvolver tecnologias inovadora, atualizar suas operações e fábricas e para a criação de novos negócios no País.

O investimento contemplará, de acordo com a fabricante, a renovação de toda a sua linha até 2028. Isso considera, por exemplo, a reestilização de todos os carros da Chevrolet nos próximos quatro anos, começando pela Spin 2025 nas próximas semanas.

Seis lançamentos em 2024

Novo Chevrolet Spin
Chevrolet antecipa detalhes do Novo Spin (Divulgação/Chevrolet)

Além da nova Spin, a Chevrolet terá outros cinco lançamentos em 2024. Os novos S10 e Trailblazer, que terão novo visual e importantes atualizações mecânicas no meio do ano entram na conta. Outros dois lançamentos serão a Blazer EV e o Equinox EV, os  primeiros carros elétricos de nova geração, baseados na plataforma Ultium, que serão lançados no Brasil.

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O sexto carro poderia ser uma nova versão da Silverado, a Z71, com visual mais aventureiro e preço mais acessível. Essa versão foi homologada junto com a Silverado High Country e aparece em imagem apresentada durante reunião no Palácio do Planalto.

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Chevrolet Blazer EV e Equinox EV
Chevrolet Blazer EV e Equinox EV serão lançados no Brasil ainda em 2024 (Divulgação/Chevrolet)

Já para 2025 são esperadas as reestilizações do Chevrolet Onix e do SUV compacto Tracker. Para completar a renovação da linha de carros nacionais, faltaria apenas reestilizar a picape Montana, o que deverá ficar para o final do ciclo de investimento.

Apostas em novas energias

Ainda mais importante do que os novos que isso é a sinalização, por parte da General Motors, que desenvolverá “tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local”.

Em outras palavras, pode ser um indício de que a Chevrolet terá carros com mecânica híbrida flex, podendo ser híbrida leve, plena ou plug-in, para encarar a próxima fase do Proconve, a partir de 2025. E de fato, teria que ser uma solução local: a GM não vende híbridos em outros mercados além da China, onde usam mecânicas baseadas em motores de famílias diferentes dos 1.0 e 1.2 fabricados no Brasil.

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Em nota divulgada pela presidência da República, a promessa é de desenvolvimento tecnológico nas áreas de veículos elétricos, energias renováveis e controle de poluentes, além de aumentar da capacidade de fornecimento de carros e tecnologias nacionais para o mercado mundial.

Plataformas baseadas na tecnologia Ultium serão até 15% mais leves, graças a redução de componentes eletro-mecânicos
Plataformas Ultium facilita intercâmbio de motores, baterias e outros componentes entre os carros elétricos da GM (Divulgação/Chevrolet)

O lançamento dos carros elétricos com plataforma Ultium representarão a oferta de novas tecnologias globais no Brasil. A empresa prevê que essa movimentação representará o período de maior transformação da GM no Brasil,

O anúncio deste do investimento, que é tratado como a primeira fase de um novo ciclo de investimentos, teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da General Motors International, Shilpan Amin, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro e o vice-presidente da GM América
do Sul, Fabio Rua.

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Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Presidente da General Motors International, Shilpan Amin, no Palácio do Planalto
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Presidente da General Motors International, Shilpan Amin, no Palácio do Planalto (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

“O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação também para veículos de novas tecnologias, em sintonia com a matriz energética predominantemente limpa do país”, explica Shilpan Amin, presidente da General Motors International.

No detalhe, a Silverado Z71 e o táxi autônomo da Cruse podem sugerir os próximos passos da GM no Brasil
No detalhe, a Silverado Z71 e o táxi autônomo da Cruse podem sugerir os próximos passos da GM no Brasil (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Este investimento de R$ 7 bilhões ainda coincidirá com os 100 anos da General Motors no Brasil, a ser comemorado em 2025. A operação brasileira completará 99 anos na próxima sexta-feira, 26.

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