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Toyota fechará fábrica do Corolla no Brasil em investimento bilionário

As atividades da unidade de Indaiatuba (SP), inaugurada em 1998 e que produz o Corolla desde então, serão transferidas para Sorocaba

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 mar 2024, 20h15 - Publicado em 6 mar 2024, 20h14
Produção do Toyota Corolla em Indaiatuba (SP)
Produção do Toyota Corolla em Indaiatuba (SP) (Divulgação/Toyota)
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O investimento de R$ 11 bilhões da Toyota para o Brasil, anunciado na última terça-feira (5), é tratado pela marca como o anúncio mais importante dos seus 66 anos de história por aqui. Porém, como parte dos investimentos, uma parte significativa da história da empresa também chegará ao fim: a fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo, será fechada após 28 anos.

A letra foi dada durante a divulgação do aporte, onde a Toyota sinalizou que a unidade de Sorocaba (SP), que já funciona a plena capacidade, será ampliada para receber as operações produtivas hoje realizadas em Indaiatuba, concentrando assim a operação fabril. O processo começará em meados de 2025 e tem conclusão prevista para o final de 2026.

Fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP
Fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP (Divulgação/Toyota)

Com a mudança, a empresa espera manter todos os empregos atuais, transferindo os funcionários entre as unidades, além de criar 500 novas vagas em 2026. Com as novas contratações, a fábrica de Sorocaba deverá somar 2.000 novos postos de trabalho diretos até 2030.

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Nesta quarta-feira (6), a Toyota informou que se reuniu com o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, para juntos buscarem soluções que reduzam o impacto gerado pela saída da empresa da cidade. A marca diz que “concordou em discutir alternativas para o espaço onde está localizada a unidade fabril”.

Produção do Toyota Corolla em Indaiatuba (SP)
Produção do Toyota Corolla em Indaiatuba (SP) (Divulgação/Toyota)

“Respeitamos a história de Indaiatuba e queremos contribuir para que a cidade encontre caminhos para continuar gerando novos negócios e empregos”, acrescenta Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

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Quem também será transferido com os novos planos será o Corolla, que é produzido desde 1998 em Indaiatuba – a unidade, vale lembrar, foi a primeira do Brasil a produzir um veículo híbrido em série, a partir de 2019. Assim, após cerca de 28 anos e mais de 1 milhão de unidades, o sedã médio se juntará aos “irmãos” Yaris, Yaris Sedã e ao par SUV, Corolla Cross, em Sorocaba.

A fábrica da marca em São Bernardo do Campo também encerrou suas atividades recentemente, após 60 anos. A decisão, tomada em 2022, foi tomada para transferir a produção de peças do local para as unidades de Indaiatuba e Sorocaba – agora, sabe-se, o processo também irá para Sorocaba. Na época, todos os funcionários tiveram a possibilidade de serem realocados.

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