Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estes são os SUVs compactos mais econômicos no Brasil em 2022

Separamos os 10 SUVs compactos mais eficientes do Brasil. Há motores grandes, pequenos, turbo, aspirados e até híbridos

Por Bruno dos Santos
Atualizado em 12 abr 2022, 17h59 - Publicado em 12 abr 2022, 17h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pode parecer um contrassenso exigir baixo consumo dos SUVs, que são mais alto e pesados que carros menores. Mas há opções de SUVs compactos econômicos e que não fogem tanto dos números de consumo de hatches. E isso é importante em tempos de combustíveis caros.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Abaixo, listamos os SUVs compactos mais econômicos disponíveis no Brasil testados por QUATRO RODAS até agora. Todos eles foram testados com gasolina comum e ranqueados de acordo com a média PECO, que considera 55% de uso urbano e 45% de uso rodoviário. 

    Outro ponto importante: carros que estão enquadrados no Proconve L7 estão identificados. Estes modelos receberam melhorias em emissões e, eventualmente, no consumo de combustível. Os demais ainda não tiveram unidades atualizadas disponibilizadas pelas fabricantes e podem estar ainda mais eficientes.

    10 – Chevrolet Tracker LT: 13,0km/l

    A versão de entrada do Chevrolet Tracker tem motor três-cilindros 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm. O SUV compacto obteve médias de 11,7 km/l na cidade e de 14,5 km/l em ciclo rodoviário. Confira o teste completo aqui.

    9 – Volkswagen Nivus Highline 200 TSI: 13,2 km/l

    Continua após a publicidade

    A versão topo de linha do SUV cupê da Volkswagen tem motor 1.0 turbo com injeção direta com 128 cv e 20,4 kgfm e está sempre combinado com câmbio automático. Tem médias de 11,5 km/l no consumo urbano e 15,2 km/l no rodoviário. Confira seu teste comparativo aqui.

    8 – Hyundai Creta Ultimate 2.0 AT: 13,2 km/l (PL-7)

    O coreano Creta Ultimate é o único modelo com motor 2.0 nesta lista. Também é o mais potente, com 167 cv, e mais econômico que as versões 1.0 turbo – que nem sequer se classificaram nesta lista. Fez médias de 11,5 km/l na cidade e 15,3 km/l em percurso rodoviário em nossos testes.

    7 – Nissan Kicks Exclusive Pack Tech: 13,3km/l

    Versão mais completa do Nissan Kicks, o Exclusive Pack Tech ainda tem o motor 1.6 16V aspirado de 114 cv e câmbio CVT com simulação de seis marchas. Fez média urbana de 12,1 km/l 14,8 km/l no rodoviário. Confira seu comparativo com o Chevrolet Tracker.

    Continua após a publicidade

    6 – Chevrolet Tracker Premier: 13,6 km/l

    A versão Premier com o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv teve médias melhores que as do LT em nossos testes nos dois ciclos de medição: 12,1 km/l em regime urbano e 15,5 km/l no rodoviário. Ainda existe a versão Premier 1.2 turbo, que registrou médias de 11,3 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.

    5 – Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI: 14,2 km/l

    Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI (7)
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Com menos equipamentos que a versão Highline e rodas aro 16″ em vez de 17″, a versão de entrada do VW Nivus é mais eficiente. Registrou 12,6 km/l em ciclo urbano e 16,2 km/l no rodoviário. Confira o teste completo.

    4 – Nissan Kicks Sense: 14,3 km/l

    Novo Nissan Kicks Sense Manual
    Novo Nissan Kicks Sense (Divulgação/Quatro Rodas)

    A versão mais barata do Nissan Kicks tem menos equipamentos e, talvez por conta disso, aproveita melhor o rendimento do motor 1.6 aspirado. Conseguiu 13,1 km/l no consumo urbano e 15,7 km/l em ciclo rodoviário.

    Continua após a publicidade

    3 – Kia Stonic SX Hybrid: 14,5 km/l (PL-7)

    O único compacto de nossa lista que não é flex também é o único híbrido. O Kia Stonic SX Hybrid tem motor 1.0 turbo de 118 cv auxiliado por um motor elétrico e câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Esse é o segredo para médias de 13,1 km/l no ciclo urbano e 16,1 km/l no rodoviário.

    2 – Fiat Pulse 1.3 manual: 15,0 km/l (PL-7)

    Pulse Manual
    Fiat Pulse 1.3 manual (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O compacto da Fiat está presente no segundo lugar em sua versão MT. Sendo mais barato, o consumo aumenta um pouco, fazendo 12,8 km no urbano e 17,6 km em estradas. Contudo, ainda é um compacto bastante econômico.

    1 – Fiat Pulse Drive 1.3 CVT: 15,2 km/l (PL-7)

    Fiat Pulse 1.3 CVT
    Fiat Pulse 1.3 CVT (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O primeiro da nossa lista é justamente o Pulse Drive 1.3 equipado com câmbio CVT. Faz até 13km/l na cidade e mantém a economia maior ainda no consumo rodoviário, fazendo 17,8 km/l. Em outras palavras, superou SUVs compactos híbridos, com motor turbo (o Pulse Impetus 1.0 turbo nem sequer entrou na lista) e ele próprio com câmbio manual. É a prova que nem sempre carros automáticos gastam mais.

    Fiat Pulse 1.3 CVT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.