Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Correio técnico: misturar diesel na gasolina melhora o consumo do carro?

Mistura de gasolina e diesel não é aconselhada por especialista e não traz benefícios ao motor. Muito pelo contrário...

Por Igor Macário Atualizado em 3 mar 2021, 13h35 - Publicado em 3 mar 2021, 10h52
gasolina-ou-diesel
Não, mistura de combustíveis não é benéfica para o motor Reprodução/Internet

Tenho alguns amigos que adicionam 15 ml de diesel S10 a cada litro de gasolina e dizem que seus carros estão ficando mais econômicos. Achei estranho isso, será que funciona? – Carlos Eduardo Ribeiro dos Santos, São Paulo (SP)

Não funciona. Veja o que diz o engenheiro Erwin Franieck, mentor de engenharia avançada da SAE Brasil.

Segundo ele, 1,5% de diesel na gasolina vai provocar uma queima ligeiramente mais lenta na combustão, pois haverá hidrocarbonetos de cadeia mais longa, que deverão formar particulados após a queima.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

  • Essa queima mais lenta, via de regra, piora o consumo específico em todos os regimes de operação do motor, além de poder, ao longo do tempo, gerar depósitos em todas as partes do motor após a combustão, como vela, sonda lambda, catalisador etc.

    Vale lembrar duas coisas. A primeira é que que nossa gasolina tem 27% de etanol anidro e, ao se colocar o diesel e depois abastecer com o etanol hidratado, pode gerar maior tendência à separação de fases, o que possibilita um problema para as futuras partidas.

    Outro ponto é quanto a queima mais lenta. A melhora de desempenho obtida em motores com injeção direta vem, também, em virtude da maior pulverização do combustível dentro do cilindro antes da queima. A adição de diesel comprometeria a pulverização do combustível.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Publicidade