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Chevrolet Tracker 1.0 turbo vs 1.2 turbo: qual anda mais e bebe menos?

Comparamos as marcas obtidas pelo propulsor 1.0 turbo, já usado pela família Onix, com o até então inédito 1.2 turbo. Qual tem o melhor custo benefício?

Por Daniel Telles Atualizado em 2 ago 2020, 22h45 - Publicado em 4 ago 2020, 07h00
Versão topo de linha Premier tem desempenho melhor, mas perde no consumo Christian Castanho/Quatro Rodas

O novo Chevrolet Tracker encerrou o primeiro semestre deste ano com 11.235 unidades vendidas. É número que pode ser considerado bom, já que o SUV foi lançado em meados de março, às vésperas da epidemia de Covid-19 se alastrar pelo Brasil.

O modelo chegou com duas opções de motorização: 1.0 turbo de 116 cv, herdado da família Onix e o inédito 1.2 turbo de 132 cv.

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Mas, como nós bem contamos, os dois motores são extremamente parecidos e compartilham grande parte dos seus componentes. Daí vem a questão: qual dos dois rende melhor no SUV compacto?

Tracker 1.0 Turbo em versão para PCD Fernando Pires/Quatro Rodas

Como era de se esperar, o Tracker 1.0 turbo tem números melhores no consumo, mas o 1.2 turbo surpreende por não ficar tão atrás.

 

Enquanto o 1.0 marca 11,7 km/l na cidade e 14,5 km/l no trecho rodoviário, o 1.2 turbo faz 11,3 km/l no trecho urbano e 13,8 km/l no rodoviário.

 

Entretanto, quando o assunto é desempenho, o motor exclusivo do Tracker se sai melhor: o 1.2 turbo precisa de parcos 10,1 segundos para atingir os 100 km/h. Já a equipada com o propulsor 1.0 turbo demanda 11,8 segundos.

SUV compacto tem faróis estreitos que com elementos internos que prolongam a grade Christian Castanho/Quatro Rodas

O tempo da arrancada até os 100 km/h – 1,7 segundo menor na versão 1.2 – parece indicar um desempenho muito superior para a configuração topo de linha, entretanto, os tempos de retomada quase idênticos mostram que, na verdade, as duas mecânicas entregam desempenho próximo.

A maior vantagem das versões 1.2 está mesmo no pacote de equipamentos.

 

O propulsor menos potente equipa três versões: a primeira, para o público PcD, sai por R$ 70.000; a segunda, sem nome, é a única com câmbio manual de seis marchas, e custa R$ 87.490, já a mais completa, LT com câmbio automático, tem etiqueta fixada em R$ 95.980.

Versão para PcD vem sem guias de led nas lanternas traseiras Fernando Pires/Quatro Rodas
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Da mesma forma, o Tracker com o novo motor turbo de 1,2 litros também é dividido em três configurações, todas com câmbio automático: a de entrada, sem nome, sai por R$ 96.390; a intermediária, LTZ, por R$ 106.490 e a topo de linha, Premier, é vendida a R$ 119.490.

Clique aqui para ver os itens de série de cada uma das versões do Chevrolet Tracker. 

Um levantamento mostrou que em abril, primeiro mês cheio do carro no mercado, as versões mais caras (LTZ e Premier) concentraram 80% das vendas do Tracker.

Confira na tabela abaixo os dados de desempenho e consumo das versões:

Chevrolet Tracker 1.0 turbo Chevrolet Tracker 1.2 turbo
 

Consumo

 

Urbano: 11,7 km/l

Rodoviário: 14,5 km/l

 

Urbano: 11,3 km/l

Rodoviário: 13,8 km/l

0 a 100 km/h 11,8 segundos 10,1 segundos
 

Retomadas

 

40 a 80 km/h: 4,93 s

60 a 100 km/h: 5,72 s

80 a 120 km/h: 6,97 s

 

40 a 80 km/h: 4,47 s

60 a 100 km/h: 5,72 s

80 a 120 km/h: 6,97 s

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Arte/Quatro Rodas
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