Volkswagen Saveiro é o último carro do Brasil sem ar-condicionado
Equipamento deixou de ser item de conforto e se tornou imprescindível: até mesmo em carros de trabalho o ar-condicionado se tornou fundamental
O ar-condicionado deixou de ser equipamento de luxo em carros novos há décadas, mas ainda havia alguns carros teimosos que insistiam em cobrar o equipamento à parte. Agora, resta apenas um: a Volkswagen Saveiro Robust. Mas por muito pouco tempo.
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Carros que não tinham o equipamento ou saíram de linha, como a Chevrolet Montana LS, ou perderam suas versões mais básicas, como a Renault Oroch Express e o Fiat Mobi Easy.
Com o lançamento do Renault Kwid 2023, morre a versão pelada Life, que também não tinha assistência da direção ou qualquer outro item de conforto. Agora todo Renault Kwid tem, pelo menos, ar-condicionado, assistência na direção e vidros elétricos, assim como o Fiat Mobi 2022.
E não pense que o último carro sem ar-condicionado do Brasil é barato. A VW Saveiro com cabine simples custa R$ 75.490 e a com cabine dupla, R$ 93.090 (!).
O ar-condicionado faz parte de um pacote opcional de R$ 8.310 ou que também inclui, pasmem, chave canivete sem controle remoto, travas elétricas e vidros elétricos. Mais nada. A conta fecha em R$ 101.400 para a cabine dupla. Para a cabine simples, o pacote custa R$ 8.870 e ainda inclui iluminação da caçamba, brake-light e santoantônio. R$ 84.270 no total.
Isso é por pouco tempo. Esses valores ainda são para as últimas unidades da Saveiro fabricadas em 2021, ainda com o motor 1.6 8V de 101/104 cv que, devido ao Proconve L7, está fora de linha.
A Volkswagen prepara uma leve renovação da Saveiro para breve, marcando a adoção do motor 1.6 16V de 118 cv em todas as versões e a estreia do câmbio automático de seis marchas. E espera-se que todas tenham ar-condicionado.