Último Sandero RS ficará exposto em acervo da Renault
O hatch se juntará a outros 15 modelos icônicos da marca, incluindo carros-conceito, modelos fabricados localmente e até um carro de Fórmula 1
![Renault Sandero R.S.](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/5.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Que o Sandero R.S. fez história, é fato. Porém, para ressaltar ainda mais a força do esportivo, a Renault incorporou a sua última unidade ao Acervo Histórico da marca, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
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No acervo, o último Sandero R.S. produzido no mundo se juntará a outros 15 modelos que também marcaram a história da fabricante por aqui. Eles são expostos de forma rotativa entre as quatro fábricas e na recepção principal do complexo.
![4 (1) Renault Sandero R.S.](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/4-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também fazem parte do acervo as primeiras unidades fabricadas no Brasil do Scénic e do Kwid, um Gordini, um Clio V6 e outros modelos de “diferentes momentos e nuances da marca”, entre ícones globais, carros-conceito e modelos de competição, como um carro de Fórmula 1.
Para Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault no Brasil, o Sandero R.S. “é um modelo emblemático e merece um espaço neste acervo tão representativo da história da marca no Brasil e no mundo”. “Preservar a trajetória de um veículo produzido para entusiastas apaixonados pela marca, é um orgulho pra todos nós da Renault”, completa.
![1 (1) Renault Sandero R.S.](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As últimas 100 unidades do hatch foram numeradas como parte do kit R.S. Finale, que também dava aos compradores um pôster do modelo, além de itens como boné, squeeze, chaveiro e carteira com a temática RS. Na prática, 99 destas unidades foram vendidas, já que a unidade 100/100, na cor Vermelho Fogo, ficará com a Renault.
Lançado em 2015, o Sandero R.S. revolucionou o mercado como um verdadeiro e divertido hatch esportivo de baixo custo, embora tenha saído de linha custando mais de R$ 100.000. Mais do que isso, ele foi o primeiro Renault Sport feito fora da França. Segundo a Renault, ao todo, mais de 4.600 unidades do modelo foram produzidas.
Ele sempre foi equipado com motor 2.0 flex aspirado de até 150 cv de potência e câmbio manual de 6 marchas. Os acertos de direção e suspensão foram feitos exclusivamente para o modelo. O conjunto mecânico também foi a causa do fim do R.S.: ele não atendeu às novas normas de ruídos e emissões impostas pelo Proconve L7, em vigor desde o início de 2022.
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