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Último Sandero RS ficará exposto em acervo da Renault

O hatch se juntará a outros 15 modelos icônicos da marca, incluindo carros-conceito, modelos fabricados localmente e até um carro de Fórmula 1

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 fev 2022, 21h48

Que o Sandero R.S. fez história, é fato. Porém, para ressaltar ainda mais a força do esportivo, a Renault incorporou a sua última unidade ao Acervo Histórico da marca, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

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No acervo, o último Sandero R.S. produzido no mundo se juntará a outros 15 modelos que também marcaram a história da fabricante por aqui. Eles são expostos de forma rotativa entre as quatro fábricas e na recepção principal do complexo.

Renault Sandero R.S.
Hatch se juntará a outros modelos, como uma unidade de Fórmula 1 (Divulgação/Renault)

Também fazem parte do acervo as primeiras unidades fabricadas no Brasil do Scénic e do Kwid, um Gordini, um Clio V6 e outros modelos de “diferentes momentos e nuances da marca”, entre ícones globais, carros-conceito e modelos de competição, como um carro de Fórmula 1.

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Para Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault no Brasil, o Sandero R.S. “é um modelo emblemático e merece um espaço neste acervo tão representativo da história da marca no Brasil e no mundo”. “Preservar a trajetória de um veículo produzido para entusiastas apaixonados pela marca, é um orgulho pra todos nós da Renault”, completa.

Renault Sandero R.S.
Plaqueta numerada identifica o último Sandero R.S. produzido (Divulgação/Renault)

As últimas 100 unidades do hatch foram numeradas como parte do kit R.S. Finale, que também dava aos compradores um pôster do modelo, além de itens como boné, squeeze, chaveiro e carteira com a temática RS. Na prática, 99 destas unidades foram vendidas, já que a unidade 100/100, na cor Vermelho Fogo, ficará com a Renault.

Lançado em 2015, o Sandero R.S. revolucionou o mercado como um verdadeiro e divertido hatch esportivo de baixo custo, embora tenha saído de linha custando mais de R$ 100.000. Mais do que isso, ele foi o primeiro Renault Sport feito fora da França. Segundo a Renault, ao todo, mais de 4.600 unidades do modelo foram produzidas.

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Ele sempre foi equipado com motor 2.0 flex aspirado de até 150 cv de potência e câmbio manual de 6 marchas. Os acertos de direção e suspensão foram feitos exclusivamente para o modelo. O conjunto mecânico também foi a causa do fim do R.S.: ele não atendeu às novas normas de ruídos e emissões impostas pelo Proconve L7, em vigor desde o início de 2022.

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