Clique e assine por apenas 5,90/mês

Segredo: SUV popular da VW terá frente de Golf e base de projeto indiano

Projeto A0 SUV chega ao mercado em 2022 utilizando plataforma MQB simplificada, derivada de produtos da marca Skoda desenvolvidos para a Índia

Por Leonardo Felix, Renan Bandeira - 29 jan 2020, 14h57
Dianteira do Golf 8 inspirará o visual do projeto A0 SUV Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen já desenvolve para lançar entre 2021 e 22 globalmente, inclusive na Índia, a nova geração do Skoda Fabia, hatch subcompacto da marca checa (subsidiária do grupo) posicionado abaixo do VW Polo.

Caso seja lançado, o novo Fabia será responsável por estrear uma família de subcompactos usando uma versão simplificada da plataforma MQB A0, conhecida como MQB A0 IN.

Dessa base também deve surgir um SUV pequeno, cujo nome provisório é Skoda Polar, criado na medida para brigar com Hyundai Venue, Toyota Raize e companhia.

A0 SUV deve compartilhar base da família capitaneada pelo subcompacto Skoda Fabia Skoda/Divulgação

Em comum, todos esses modelos respeitam o limite de 4 metros de comprimento exigidos para garantir uma carga tributária mais branda na comercialização dentro do mercado indiano.

O que o Brasil tem a ver com isso? Muito, para não dizer tudo.

QUATRO RODAS pode afirmar que a base MQB AO IN muito provavelmente é matriz do já mencionado – em primeiríssima mão – projeto A0 SUV, que será produzido em Taubaté (SP). O lançamento acontecerá em 2022.

Como já mencionamos, o A0 SUV será um utilitário esportivo subcompacto de apelo popular, e que ameaçará, tal qual o Renault Kwid fez com o Clio, substituir Gol, Fox e Up! de uma só vez.

A0 SUV resgata conceito estudado desde 2012 com o Taigun Arquivo/Quatro Rodas

Tal qual os novos Fabia e Polar, o nosso VW A0 SUV deve ficar no limite de 3,99 metros de comprimento e ter uma distância entre-eixos na faixa de 2,50 a 2,53 metros.

Continua após a publicidade

Para tanto, engenheiros da VW no país já utilizam mocapes dos ainda não revelados projetos da Skoda, a fim de comparar medidas e finalizar as linhas da carroceria definitiva do A0 SUV.

O modelo utilizará motorização 1.0 turbo flex, mas ainda não está claro se terá a calibração 170 TSI (105 cv e 16,8 mkgf), 200 TSI (128 cv e 20,4 mkgf) ou ambas as opções.

Motor 1.0 TSI flex é forte candidato a empurrar o A0 SUV Fernando Pires/Quatro Rodas

Se a base do projeto tem como origem a Índia, a inspiração visual parece vir mesmo da Europa.

Duas fontes afirmam que o A0 SUV terá visual dianteiro copiado da oitava geração do hatch médio Golf, incluindo um filete de led espichado para as laterais na parte superior dos faróis, criando uma pequena faixa que invade o para-lama.

Já a traseira deve beber mais da fonte do T-Cross.

Faróis do A0 SUV terão formato inspirado no Golf, incluindo os filetes de led “puxadinhos” nas laterais Divulgação/Volkswagen

No Salão de Frankfurt do ano passado, o presidente da VW para a América Latina, Pablo di Si, deixou escapar que o A0 SUV será o segundo projeto desenvolvido no Brasil a ser aproveitado na Europa, depois do SUV cupê Nivus.

Há ainda um terceiro, a picape compacta-média Tarok, mas a concretização desse projeto se encontra sob risco.

Embora o A0 SUV ameace os três hatches de entrada da VW no Brasil, ainda há chances de a fabricante desenvolver um hatch subcompacto com formas convencionais (projeto A00) para o lugar do Gol.

Se isso de fato acontecer, o novo Skoda Fabia MQB A0 IN é candidato a fornecer a base para esse projeto.

Continua após a publicidade
Publicidade