Peugeot 208 e 2008 ganham câmbio automático de seis marchas

Com o câmbio de quatro marchas aposentado, modelos têm ainda uma nova central multimídia; versão Crossway do 2008 passa a ser definitiva

Reestilizado há pouco mais de um ano, hatch agora tem câmbio de seis marchas

Reestilizado há pouco mais de um ano, hatch agora tem câmbio de seis marchas (Peugeot/Divulgação)

Mesmo após o Conpet entregar as novidades, a Peugeot ainda negava mudanças na mecânica dos compactos 208 e 2008. Mas o mistério acabou e, finalmente, os modelos abandonaram o antiquado câmbio automático de quatro marchas, agora aposentado de vez na gama PSA (o Citroën C3 já havia feito a troca meses atrás).

Com a nova transmissão de seis marchas, o hatch agora parte de R$ 65.990, enquanto o SUV começa em R$ 78.590.

Motor 1.6 passa a ter até 118 cv, quando abastecido com etanol, com maior oferta de torque em baixas rotações

Motor 1.6 passa a ter até 118 cv, quando abastecido com etanol, com maior oferta de torque em baixas rotações (Divulgação/Divulgação)

Na linha 2018, os modelos 208 e 2008 passam a ter o já conhecido câmbio de seis velocidades da Aisin quando equipados com motor 1.6 – exceto a versão Sport do hatch, com transmissão manual de cinco marchas. São quatro funções diferentes de funcionamento: Drive, Eco, Sport e manual. Para o último, deixam de existir as aletas atrás do volante e as trocas passam a ser feitas na própria alavanca.

O motor também recebeu as mesmas alterações promovidas no C3, com redução de potência, mas ganho de torque em rotações mais baixas e maior suavidade. Antes, o 1.6 Flex rendia 122 cv com etanol e 115 com gasolina. Agora, com etanol, ele tem 118 cv, enquanto o número com gasolina permanece o mesmo. As configurações com propulsor 1.2 e câmbio manual não mudam.

Além das novidades mecânicas, 208 e 2008 adotaram uma nova central multimídia (também já inserida nos novos C3 e Aircross) com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay para integração com smartphones. Já a série especial Crossway do 2008 passou a ser uma versão definitiva do modelo, ocupando o topo da gama para as motorizações aspiradas.

Linha 2018 do SUV não chegou com a aguardada reestilização europeia

Linha 2018 do SUV não chegou com a aguardada reestilização europeia (Divulgação/Divulgação)

Duas outras mudanças eram aguardadas, mas não vieram. A primeira era a reestilização europeia do 2008, que deu ares mais agressivos ao SUV com grade maior e faróis escurecidos. A segunda era a introdução do câmbio automático na versão topo de linha Griffe com motor 1.6 THP turbo de 173 cv, hoje oferecida apenas com transmissão manual de seis marchas.

Veja abaixo a lista de preços da linha 2018 dos modelos:

208 Active – R$ 52.990
208 Active Pack – R$ 56.000
208 Allure – R$ 60.290
208 Allure automático – R$ 65.990
208 Sport – R$ 64.490
208 Griffe automático – R$ 70.490

2008 Allure – R$ 72.990
2008 Allure automático – R$ 78.590
2008 Griffe automático – R$ 85.190
2008 Crossway automático – R$ 87.190
2008 Griffe THP – R$ 89.990

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s