Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Polo GTI ganha cara nova e pode até dirigir sozinho

Sem alterações na mecânica, a linha 2022 da versão esportiva do hatch foca na alta tecnologia. Não há previsão de lançamento do GTI por aqui

Por Guilherme Fontana Atualizado em 30 jun 2021, 14h51 - Publicado em 30 jun 2021, 14h14
Volkswagen Polo GTI 2022
Novo Polo GTI tem visual atualizado Divulgação/Volkswagen

Dois meses após apresentar o novo Polo ao mercado europeu, a Volkswagen revelou agora a cereja do bolo: o novo Polo GTI. O hatch esportivo surge na linha 2022 com significativas mudanças visuais e grandes melhorias tecnológicas.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Assim como no modelo anterior, pré-reestilização, o GTI se diferencia das versões “comuns” com poucos detalhes. Na dianteira, o para-choque tem os mesmos formatos, mudando apenas a trama da abertura e das partes plásticas, adotando desenho de colmeia. Além disso, há dois pares de luzes, como se fossem favos de mel, que funcionam para iluminação em curvas.

Volkswagen Polo GTI 2022
Dianteira ganha LEDs nos faróis, na grade e no para-choque Divulgação/Volkswagen

A grade superior, também com acabamento em colmeia para remeter à esportividade, ganha um friso vermelho que invade os faróis e uma barra luminosa, como no Volkswagen Taos.

O mesmo acontece na traseira, que mantém para-choque e lanternas das versões mais mansas. As novidades ficam na base do para-choque, com um aplique na cor do veículo e saída dupla de escape, e na substituição do nome “Polo” pela sigla “GTI” abaixo do novo logo da Volkswagen. De lado, as rodas são novas – elas são de 17 polegadas de série, mas podem chegar a 18 polegadas em um pacote opcional.

Volkswagen Polo GTI 2022
Saída dupla de escapamento e novas rodas se destacam Divulgação/Volkswagen

Por dentro, o Polo mais esportivo da linha manteve a opção de cor vermelha na faixa central do painel, que se estende para as portas, e na moldura do console central. Agora, porém, o acabamento é brilhante. Também mudam a alavanca de câmbio, o volante, os comandos do ar-condicionado e a central multimídia. Os bancos continuam com a clássica estampa xadrez, mas com desenho mais fechado.

Continua após a publicidade

Não foram feitas alterações mecânicas. Ou seja, ele permanece equipado com motor 2.0 TSI (turbo com injeção direta) de 204 cv e 32,6 kgfm, câmbio de dupla embreagem DSG de 7 marchas e tração dianteira.

Volkswagen Polo GTI 2022
Painel pode ter apliques em vermelho brilhante; volante, bancos e alavanca do câmbio são novos Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen promete tecnologias de segmentos superiores para o Polo GTI. Entre eles, o hatch ganha faróis full LED com sistema I.Q. Light (com diversos ajustes automáticos, de acordo com a velocidade do veículo e a situação da via) e sistema de condução semiautônoma (que assume direção, frenagem e aceleração a até 210 km/h), que aproveita as funcionalidades do piloto automático adaptativo e da assistência de permanência em faixa.

Além disso, a central multimídia agora tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de fios, comandos por voz e acesso a serviços de streaming em nuvem. Um sistema de som Beats com 300 watts e seis alto-falantes é opcional.

Volkswagen Polo GTI 2022
Estampa xadrez continua nos bancos, mas com visual diferente Divulgação/Volkswagen

Não há qualquer especulação sobre a vinda do modelo ao Brasil, que poderia beirar os R$ 200.000. Assim, é melhor nos contentarmos com o GTS.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746

A

Continua após a publicidade
Publicidade