Mercado em fevereiro: novo Polo é o VW mais vendido do Brasil

Renault Kwid volta ao top 5, enquanto Fiat Argo recua. Pela vice-liderança, Hyundai HB20 e Ford Ka travam duelo interessante

Em 4° lugar no ranking, o Polo é o veículo mais vendido da VW no Brasil

Em 4° lugar no ranking, o Polo é o veículo mais vendido da VW no Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O mês de fevereiro foi recheado de sobe e desce no mercado automotivo. Os principais lançamentos do último ano vão se mantendo entre os mais vendidos, enquanto alguns veteranos despencam na tabela.

Destaque no mês de janeiro, o VW Polo segue bem no mercado. Com 4.942 unidades emplacadas, o hatch continua como o veículo mais vendido da marca no país e manteve o 4° lugar no ranking, acumulando 11.574 vendas em 2018.

Renault Kwid Após meses em baixa, o Kwid volta a se destacara nas vendas

Após meses em baixa, o Kwid volta a se destacara nas vendas (Divulgação/Renault)

O Kwid foi mais um a se destacar na ponta de cima. O subcompacto da Renault não sabia o que era emplacar mais de 4 mil unidades desde setembro, quando foi vice-líder. Neste mês foram 4.506 veículos vendidos e o 5° lugar do ranking do mês.

No acumulado, o modelo se aproxima do top 10 com 7.235 emplacamentos (13°), mas fica abaixo do grande rival Fiat Mobi, que teve 8.006 vendas.

O Argo vende menos que o rival Polo e continua abaixo da expectativa da marca

O Argo vende menos que o rival Polo e continua abaixo da expectativa da marca (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Responsável pelo fim do Palio e do Punto, o Fiat Argo segue como a principal aposta da marca para o país. Porém, as vendas do hatch seguem em queda desde dezembro. Em fevereiro, o modelo emplacou 3.546 unidades e fechou em 11° – a média está abaixo da expectativa da marca (vender 6.000 veículos por mês).

Em primeiro lugar geral, o Onix vai caminhando para mais um ano de liderança com folga. O modelo emplacou mais 12.797 unidades em fevereiro e acumulou 28.855 em 2018, quase o dobro do segundo colocado.

Ford Ka Bem nas vendas, o Ka passará por mudanças e ficará semelhante ao da versão europeia

Bem nas vendas, o Ka passará por mudanças e ficará semelhante ao da versão europeia (Divulgação/Ford)

Falando em vice-liderança, a briga permanece boa entre HB20 e Ka. Se em janeiro o hatch da Ford começou na frente, neste mês deu Hyundai. O sul-coreano emplacou 7.364 unidades contra 6.570 modelos do rival. No acumulado o HB20 também ficou na frente com 573 veículos a mais: 14.799 contra 14.226.

Creta perde o ótimo desempenho de 2017 no início deste ano

Creta perde o ótimo desempenho de 2017 no início deste ano (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

Apesar da recuperação do hatch, a Hyundai vê o Creta se distanciando cada vez mais dos líderes do segmento. Com 3.070 unidades emplacadas em fevereiro, o SUV ficou atrás do Kicks (3.457) e do HR-V (3.600). Mas à frente do Renegade (2.200), Ecosport (1.899) e Tracker (1.821).

O líder dos SUVs segue sendo o Jeep Compass, que pertence a uma categoria superior. Em fevereiro o modelo emplacou 3.786 e no acumulado conta com 8.332, fechando o top 10.

Cruze segue na frente do Civic no acumulado, mas longe do líder Corolla

Cruze segue na frente do Civic no acumulado, mas longe do líder Corolla (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Em fevereiro o Honda Civic, com 1.893 unidades emplacadas, até superou o Cruze, que teve 1.754 veículos vendidos. Porém, no acumulado, o Chevrolet ainda permanece à frente, travando uma boa disputa pelo segundo lugar.

Na liderança o Corolla segue intocável com 3.869 vendas no mês e 8.534 no acumulado, fechando em 9° no ranking geral.

Entre os comerciais leves, a liderança segue com a Strada (4.137 unidades vendidas), seguida pela irmã maior Toro (3.052 emplacamentos). Em terceiro aparece a Saveiro com 2.957 registros em fevereiro.

Hilux ganha versão flex para fazer companhia à S10 As duas picapes médias disputam a liderança do segmento

As duas picapes médias disputam a liderança do segmento (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na sequência, Toyota Hilux e Chevrolet S10 travam um duelo interessante. A picape japonesa ficou à frente nos dois meses, acumulando 5.085 emplacamentos, mas a rival continua próxima com 4.695 unidades registradas.

A Amarok, que acabou de passar por mudanças e ganhou um motor V6 com 225 cv, pretende entrar na briga. São 2.383 modelos vendidos em 2018.

Com os últimos lançamentos caindo cada vez mais no gosto dos motoristas, alguns veteranos, aos poucos, vão saindo de cena.

O Fiat Uno, que ficou em 19° no ranking geral em 2017, amarga a 39° posição no acumulado do ano com pouco mais de 2 mil unidades vendidas.

Argo também foi o responsável por reposicionar as versões do Uno dentro da Fiat

Argo também foi o responsável por reposicionar as versões do Uno dentro da Fiat (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Ford Fiesta é mais um que não vai bem. O hatch passou por uma reestilização ano passado que pouco mudava, o resultado foi a queda de vendas: este ano, apenas 2.859 veículos foram emplacados.

Já o Palio, que saiu de linha recentemente após quase 22 anos de Brasil, nem aparece na lista dos mais vendidos em 2018. O modelo será comercializado nas concessionárias até encerrar os estoques.

Recém-lançado, o VW Virtus estreia (sem ter pegado um mês cheio) bem. As 1.455 unidades vendidas do sedã supera os principais rivais do segmento: Nissan Versa (1.253); Chevrolet Cobalt (1.219) e o recém-reestilizado Honda City (746). O Fiat Cronos ainda não entrou na briga.

Confira a tabela com os 50 mais vendidos:

1 Chevrolet Onix 12.797
2 Hyundai HB20 7.364
3 Ford Ka 6.570
4 Volkswagen Polo 4.942
5 Renault Kwid 4.506
6 Volkswagen Gol 4.491
7 Fiat Strada 4.137
8 Toyota Corolla 3.869
9 Chevrolet Prisma 3.841
10 Jeep Compass 3.786
11 Honda HR-V 3.600
12 Fiat Argo 3.546
13 Nissan Kicks 3.457
14 Fiat Mobi 3.327
15 Hyundai Creta 3.070
16 Fiat Toro 3.052
17 Volkswagen Saveiro 2.957
18 Toyota Etios HB 2.729
19 Renault Sandero 2.664
20 Volkswagen Fox/Cross Fox 2.581
21 Hyundai HB20 2.454
22 Honda Fit 2.340
23 Toyota Etios Sedan 2.285
24 Jeep Renegade 2.200
25 Ford Ka Sedan 2.192
26 Toyota Hilux 2.152
27 Volkswagen Voyage 2.095
28 Chevrolet S10 2.014
29 Ford Ecosport 1.899
30 Honda Civic 1.893
31 Chevrolet Tracker 1.821
32 Chevrolet Cruze sedan 1.754
33 Chevrolet Spin 1.686
34 Volkswagen Virtus 1.455
35 Renault Logan 1.341
36 Fiat Siena 1.326
37 Volkswagen Up 1.292
38 Volkswagen Amarok 1.274
39 Nissan Versa 1.253
40 Chevrolet Cobalt 1.219
41 Honda WR-V 1.213
42 Ford Fiesta 1.196
43 Nissan March 983
44 Chevrolet Montana 977
45 Renault Captur 973
46 Renault Duster 930
47 Ford Ranger 928
48 Fiat Uno 764
49 Renault Oroch 760
50 Mitsubishi L200 747

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. ELTON Takagaki

    Tenho um Um Polo Tsi adquiro a um mês, carro completo lindo mais está na concessionária sem previsão de reparo devido ser um lançamento e a fábrica não sabe o que pode ser.
    Desculpe um carro de 70.000 reais e não posso usar porque a Volkswagen não sabe o defeito.