Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Fora de linha: VW Passat é a mais nova vítima dos SUVs

Sedã teve sua produção encerrada na Alemanha às vésperas do Natal. Nova geração terá apenas versão perua enquanto o Arteon assumirá posto do sedã

Por Henrique Rodriguez 18 jan 2022, 11h59

Tradição não paga as contas. A Volkswagen encerrou a produção do Passat na Alemanha pouco antes do final de 2021. A decisão teria sido tomada devido à perda de popularidade do sedã, que não passava por grandes mudanças desde 2014.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Não por acaso, uma nova geração está a caminho e será lançada em 2023, mas não para o Passat sedã. Só a perua Passat Variant terá uma nova geração, muito em virtude do seu sucesso. Desde 2019, quando houve o último facelift, a perua vinha tendo o dobro das vendas do sedã na Europa. Isso, no entanto, não quer dizer que tenha vendas tão expressivas.

Passat
Lanternas têm nova disposição interna Divulgação/Volkswagen

O segmento do Passat também incluí os Renault Talisman, que sai de linha ainda em 2022, e o Ford Mondeo, que terá sua produção encerrada em março. Todos eles são vítimas do crescimento das vendas dos SUVs, que também estão enfraquecendo as peruas. A Mercedes-Benz já decidiu que suas peruas não terão uma nova geração.

Continua após a publicidade

Em muitos países o VW Passat havia se tornado carro de frotistas e locadoras. O público tradicional do sedã migrou para o Arteon, substituto do antigo Passat CC e que tem estilo mais moderno, de um cupê de quatro portas, ainda que com níveis comparáveis ​​de espaço e gama motores semelhante, e preço mais elevado.

passat

O mais surpreendente é que a Volkswagen não parece incomodada em oferecer a Passat Variant de nova geração junto com o Arteon Shooting Brake.

Ainda não se sabe se a nova geração da Passat Variant será lançada com data de validade, mas espera-se que um novo sedã grande elétrico a ser lançado em 2023, conhecido como Aero-B, ganhe uma versão perua futuramente para ser o carro de briga da empresa no segmento.

Compartilhe essa matéria via:

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês