As quatro vezes que a Volkswagen tentou acabar com o Gol – e não conseguiu
Polo Track, que começa a chegar as lojas em fevereiro, é o substituto do Gol que a Volkswagen procurou por 20 anos
Substituir um carro de sucesso pode ser tão ou mais difícil para um fabricante do que lançar um carro e fazer com que ele venda bem. Esse é um bom problema com o qual a Volkswagen tem grande experiência. E mesmo assim precisou de 20 anos para conseguir um substituto para o Gol.
Não custa lembrar da dificuldade que a fabricante teve para acabar com o Fusca em diversos mercados. Na Europa, conseguiu fazer isso com o Golf. No Brasil, teve dificuldade e precisou de anos para conseguir isso com o Gol. E só agora, depois de 42 anos, se sentiram seguros para forçar a aposentadoria do Gol. Mas não sem antes lançar o Gol Last Edition.
Forçar, sim. Porque é uma aposentadoria compulsória: o VW Gol seguiria vendendo bem enquanto houvesse produção. Faz anos que a grande maioria dos seus compradores são frotistas e locadoras. O comprador particular já migrou para carros mais sofisticados.
Além disso, em uma conjuntura de plataformas globais, produtos globais, carros cada vez mais caros e com vendas de carros novos aquém do desejado, a Volkswagen desistiu de criar uma nova geração do Gol. Seria um produto exclusivo para o Brasil sem vendas para justificar o investimento.

Neste momento ficou difícil justificar a produção de um carro com projeto antigo (a atual geração do Gol tem 14 anos) e que não cumpre as atuais exigências de segurança da empresa. O Voyage também será extinto com esse movimento, mas a Saveiro tem sobrevida.
Isso não quer dizer que a Volkswagen não tentou tirar o Gol de linha de um jeito mais suave anteriormente. A seguir estão as cinco tentativas da Volks para tentar acabar com o carro de maior sucesso da história do mercado automotivo brasileiro.
Polo 1.0 16V
Antes do lançamento do Polo no Brasil, em maio de 2002, o Gol fazia o papel dele: tinha desde versões 1.0 com para-choques sem pintura, até versões 2.0 com itens tão raros na época quanto airbags dianteiros e freios ABS.
Então a Volkswagen tentou forçar a migração das versões mais caras do Gol para o Polo, um projeto global e muito mais moderno, que estreava no Brasil a tecnologia de soldas a laser. Mas se os Polo 1.6 e 2.0 não conseguiram isso de forma tão efetiva, em setembro de 2002 lançaram o Polo 1.0 16V, com 79 cv, para tentar conquistar os compradores dos Gol 1.0 mais completos.
O problema é que o Polo 1.0 tinha preço equivalente ao de um Gol 1.6, cerca de R$ 26.000 na época. E era tão equipado quanto um Polo 1.6, que custava menos de R$ 30.000. Não fazia o menor sentido e, por isso, saiu de linha antes de completar um ano, em setembro de 2003. E nem com as versões mais potentes do Gol o Polo conseguiu acabar.
Fox, compacto para quem vê e gigante para quem anda
Desde o final dos anos 1990 a Volkswagen trabalhava no projeto Tupi, o carro que declaradamente tinha a missão de acabar com o Gol. Sua plataforma era a mesma PQ24 do Polo, mas com uma série de limitações para conter os custos. E ainda tinha o trunfo do teto alto, que aumentava a sensação de espaço interno a um nível inédito entre os carros populares. O Gol ficaria com inveja.
Mas não foi exatamente isso o que aconteceu.
Conta-se que o Fox seria lançado com preço abaixo do pedido pelo Gol, um projeto mais antigo e que não seria atualizado profundamente tão cedo. Mas pesquisas com clientes revelaram que o consumidor estava disposto a pagar mais caro por aquele hatch com teto altinho.
O Fox ainda tinha características interessantes em um momento que as vendas de carros populares eram muito expressivas. Também tinha características interessantes, como o banco traseiro corrediço (que mais tarde motivaria recall), volante multifuncional e possibilidade de rádio integrado ao painel, o que não existia no Gol G3 vendido àquela altura.
Gol G4, o carro que ninguém gostou
Se o consumidor via o VW Fox como um carro melhor que o Gol, a Volkswagen resolveu aumentar a distância entre os dois simplificando o Gol. Os para-choques têm menos peças e a traseira tem vigia e lanternas com desenho inspirado no Gol.
Por dentro, o painel também passou a ter um plástico inteiriço na parte superior, sem divisões ou mudança de cores. O quadro de instrumentos diminuiu, passou a ser o mesmo do Fox e da Kombi, há menos botões no painel e os comandos dos vidros elétricos dianteiros eram montados no buraco das manivelas dos vidros manuais.
Era o Gol em sua essência: um carro feito para aguentar um uso pesado, mas sem inspirar ninguém. Era tão mais simples que os carros com airbags saíam de fábrica com o painel do Gol G3. Hoje, ninguém lembra com carinho desta geração. Mas o Gol sobreviveu a essa fase sombria.
Volkswagen Up!

Substituir o Gol seria apenas consequência do promissor carro compacto da Volkswagen que na Europa substituiria o Fox brasileiro. Os executivos da Volks tratavam o Up! como um Fusca moderno e esperavam um sucesso equivalente – o que nunca aconteceu.

A verdade é que a Volkswagen se empolgou com o carro e o custo de soldas a laser e aços estampados a quente que garantiram a ele 5 estrelas em segurança na época impactou diretamente no preço. O Volkswagen Up! era mais caro que os principais concorrentes no mundo inteiro. E ainda era menor.

O Up! nacional era fabricado em Taubaté (SP) e tinha porta-malas maior e vidros traseiros que descem (na Europa são basculantes), mas só conseguiu números melhores de venda quando se tornou um laboratório para o motor 1.0 TSI.

Na prática, o Up! só embolou a linha da Volkswagen, que ao longo de 2014 ainda vendia o primeiro Polo, o Fox e o Gol G5. O Up! só conseguiu substituir o Gol G4, mas saiu de linha em 2021, antes do Fox e do Gol.
O substituto do Gol
A Volkswagen voltou à agenda da simplificação dos projetos que têm nas mãos. O novo Polo Track, que já está em pré-venda e começa a ser entregue em fevereiro, tem visual mais robusto e abre mão de equipamentos como faróis de led e central multimídia para se colocar como substituto do Gol. Confira todos os detalhes e preços aqui.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l







