Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Gol Last Edition terá 1.000 unidades e homenageia até a roda orbital

Série limitada foi criada para relembrar os momentos marcantes dos 42 anos de produção do Gol, mas ainda não tem preço

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 nov 2022, 09h00

O carro mais vendido da história do Brasil está se despedindo. O Volkswagen Gol Last Edition teve apenas 1.000 unidades produzidas como forma de resumir uma história de 42 anos e mais de 8 milhões de unidades produzidas. E ele tem mais referências ao passado do hatch do que pensávamos.

Antes de mais nada, vale dizer que a base da série limitada é o Gol 1.0 MPI, única versão disponível atualmente, mas com todos os pacotes de opcionais possíveis. O motor é o três-cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm, com câmbio manual de seis marchas.

Volkswagen Gol Last Edition 2022
Traseira tem faixa pintada de preto e o mesmo logo do Gol Bolinha (Divulgação/Volkswagen)

A intenção da Volkswagen não é tentar reviver o desempenho dos Gol GT, GTS e GTi, mas elementos visuais deles estão presentes. A faixa preta pintada na traseira interligando as lanternas começou no Gol GT em 1984, assim como os bancos Recaro, que serviram como inspiração para o tecido cinza que forra os bancos.

Volkswagen Gol Last Edition 2022
Bancos têm forração inspirada nos lendários bancos Recaro (Divulgação/Volkswagen)

Mas foi no Gol GTi, já no início dos anos 1990, que surgiu a famosa roda orbital – cujo nome oficial é futura. Não, não colocaram essa roda no Gol Last Edition, que usa as mesmas rodas aro 15 de série, porém pintadas na cor preta.

Continua após a publicidade
Volkswagen Gol Last Edition 2022
A diferença nas rodas aro 15 está na pintura preta (Divulgação/Volkswagen)

A roda orbital aparece nos logotipos que marcam a serie especial instalados no meio da coluna C. A intenção, de acordo com José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para a América do Sul, a intenção também foi reviver os brasões de Wolfsburg e de São Bernardo do Campo que eram estampados no Fusca em seus primeiros anos.

Volkswagen Gol Last Edition 2022
Logotipo foi feito usando a roda orbital como base (Divulgação/Volkswagen)

O Gol G2, o famoso Gol “Bolinha”, é homenageado pela fonte do escrito “Gol” na tampa do porta-malas. As lanternas não são pretas como aparenta nas imagens geradas virtualmente pela VW, mas a traseira ainda tem um fundo preto para o nicho da placa.

Volkswagen Gol Last Edition 2022
(Divulgação/Volkswagen)

Completam o visual exclusivo a faixa preta na base das portas, a grade dianteira sem cromados, retrovisores, maçanetas e aerofólio pintados de preto, assim como o teto (que esqueceram de pintar nas fotos). A carroceria é sempre pintada na cor vermelho sunset, que estreou no Nivus e se estendeu ao T-Cross e ao Polo 2023 recentemente.

Continua após a publicidade
Volkswagen Gol Last Edition 2022
(Divulgação/Volkswagen)

A cabine ainda tem outros detalhes exclusivos, como as costuras vermelhas no volante, nos apoios de braço das portas e na coifa da alavanca de câmbio. As portas ainda recebem forração cinza na área dos braços e o porta-objetos que vai no porta-copos tem um adesivo identificando a série limitada. Mas é um friso texturizado no painel que identifica cada uma das 1.000 unidades produzidas.

Volkswagen Gol Last Edition 2022
(Divulgação/Volkswagen)

Equipamentos do Gol Last Edition

A lista de equipamentos de série do Gol Last Edition é fiel ao Gol Urban Completo. Ou seja, inclui ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, luzes de seta e tilt-down do lado direito, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay.

O preço do Gol Last Edition só será divulgado no próximo dia 23, mas é esperado algo ao redor dos R$ 100.000 – cerca de R$ 15.000 mais caro que um Gol completo.

Galeria de Fotos – Gol Last Edition

Continua após a publicidade

Os verdadeiros últimos VW Gol do mundo

A Volkswagen apresentou o Gol Last Edition na fábrica de Taubaté (SP) junto com o Polo Track, que será lançado em fevereiro para seu sucessor no mercado e na fábrica.

Todas as 1.000 unidades da série de despedida já estão prontas e começaram a chegar às concessionárias de todo o Brasil e a Volkswagen garante que não aumentará a tiragem – como fez com a Kombi Last Edition em 2013, e que depois acabou encalhando. Por sinal, o “milésimo Gol” ficará guardado no acervo da Volkswagen.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Mesmo assim, a produção do Gol e do Voyage segue a todo vapor na fábrica na razão de dois hatch para cada sedã. E o ritmo será esse até o finalzinho de dezembro, quando os dois Volkswagen mais antigos fabricados no Brasil atualmente terão a produção encerrada em definitivo. Os verdadeiros últimos Volkswagen Gol não serão tão especiais assim.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.