Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Kia Stonic estreia no Brasil por R$ 149.990 com motor do Creta e híbrido

SUV compacto híbrido usa a mesma base do Kia Rio e o mesmo motor 1.0 Turbo de 120 cv do Creta, mas com auxílio elétrico

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 abr 2024, 14h32 - Publicado em 27 out 2021, 13h36

A Kia aproveitou a estreia de sua nova logo no Brasil para renovar os votos com o mercado local. Assim como lá fora, a sua intenção por aqui é deixar de se apresentar como fabricante de veículos para  ser uma empresa de soluções de mobilidade. É uma estratégia já adotada por outras fabricante e, assim como elas, aposta alto na eletrificação dos seus carros.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 12,90

A apresentação global do Kia EV6 deu a largada para o projeto de ter sete carros elétricos em sua gama até 2027. Contudo, antes de ter carros elétricos no Brasil, a Kia apostará em híbridos. O primeiro deles será o Kia Stonic, antecipado por Quatro Rodas, e que será lançado no início de novembro.

O SUV híbrido inclusive já está em pré-venda com preço inicial de R$ 149.990.

Stonic
(Divulgação/Kia)

O Kia Stonic está homologado no Brasil há alguns meses e foi mostrado pela Kia à imprensa. Apesar de compartilhar muitos detalhes principalmente internos com o Kia Rio, o Stonic promete ousar pelo fato de estar disponível no mercado internacional em quatro versões exclusivamente híbridas, sempre unindo o motor 1.0 turbo (da mesma família do 1.0 T-GDI dos Hyundai HB20 e Creta) ao motor elétrico.

Stonic até fez uma breve visita durante o Salão de São Paulo em 2018, mas não foi além disso. Após alguns anos, a linha 2021 ainda ganhou novos ares graças a novidades estéticas, eletrônicas e principalmente mecânicas.

stonic
(Divulgação/Kia)

Atualmente, há três opções de motores para o Kia Stonic, mas só a híbrida está homologada para o Brasil.

Motor e consumo do Kia Stonic

O motor 1.0 T-GDI do Kia Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do sistema mild hybrid de 48V, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm.

Este Stonic MHEV têm transmissão de dupla embreagem (caixa seca) e sete marchas. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Continua após a publicidade

Kia Stonic GT Line Motor
Auxiliado pela bateria, 1.0 turbo pode chegar a 185 km/h e render na casa dos 20 km/l com gasolina (Divulgação/Kia)

O Stonic usa a bateria como auxílio ao 1.0 turbo em trechos de descida, por exemplo, nos quais o motor a combustão desliga-se discretamente, poupando combustível. A eletricidade também oferece potência extra momentânea em trechos íngremes e assume o controle da função start-stop do carro. O carregamento é feito recuperando energia cinética e potencial da rodagem, sem possibilidade de conexão à tomada.

O modelo ainda tem três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. 

Continua após a publicidade

Ainda que não ofereçam todas as vantagens de um veículo elétrico completo, os mild hybrid aliam melhores números de desempenho, consumo e emissão de poluentes sem tanto acréscimo no preço final.

Equipamentos do Kia Stonic

O Kia Stonic não tem grandes equipamentos de série. Tem seis airbags, sensor de estacionamento traseiro,  ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som, além de central multimídia de 8 polegadas e rodas aro 17.

Esta é a única unidade do Brasil e foi mostrada no Salão de São Paulo
Já há alguns ano que a Kia desenvolve carros elétricos e híbridos, como o SUV Niro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outros híbridos da Kia

A Kia ainda tem outro híbrido homologado no Brasil. Trata-se do Niro, que até já foi testado por QUATRO RODAS. Mas é um híbrido pleno: combina motor 1.6 aspirado de 105 cv a um elétrico de 44 cv. Combinados entregam 141 cv e 27 kgfm. O problema é que uma nova geração está prestes de ser lançada.

Continua após a publicidade
sorento
Novo Kia Sorento (Divulgação/Kia)

Durante a live a Kia exibiu ao fundo um Sorento de nova geração, mas sem nem mesmo insinuar seu lançamento. Mesmo assim, seria uma boa opção para sua estratégia: a nova geração do SUV grande tem versão híbrida plug-in que combina motor 1.6 T-GDI e câmbio automático de seis marchas a um elétrico de 91 cv. Combinados, totalizam 265 cv e 35,7 kgfm de torque.

sorento
(Divulgação/Kia)

A grande sacada está em permitir a recarga da bateria de 13,8 kWh, que permite que o SUV que até tem opção de sete lugares rode mais de 40 km sem gastar gasolina.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.