Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Guia de Usados: Chevrolet Sonic

Esquecido pelo mercado, o hatch coreano é barato e bem equipado

Por Felipe Bitu
Atualizado em 30 nov 2018, 20h34 - Publicado em 10 jun 2016, 15h37
Chevrolet Sonic LTZ hatch
Dirigibilidade é um dos pontos altos do Sonic  (/)
Continua após publicidade

Chevrolet Sonic LTZ hatch

O Sonic é um raro caso de bom automóvel que foi abandonado pelo fabricante e esquecido pelo mercado: ele chegou em 2012 com pouca divulgação, para encerrar a carreira do Agile e bater de frente com Honda Fit e Ford New Fiesta.

Importado da Coreia do Sul (e posteriormente do México), ele não se beneficiou da isenção do imposto de importação, o que acabou afetando seu custo-benefício.

O estilo controverso é típico dos coreanos, mas ele bebe na mesma fonte do Cruze, ou seja, reúne atributos técnicos que o tornam confiável e fácil de manter.

Derivado da mesma plataforma Gamma II do Cobalt, ele é impulsionado pelo moderno Ecotec 1.6 16V flex de 120/116 cv, com variação nos comandos de válvulas e no coletor de admissão. Seu ronco encorpado e respostas rápidas não contribuem para o consumo, mas instigam uma tocada esportiva.

Chevrolet Sonic LTZ hatch

Continua após a publicidade

Sua dirigibilidade é favorecida pelo acerto equilibrado da suspensão, que transmite segurança sem comprometer o conforto. A direção leve e precisa tem assistência hidráulica (menos eficiente que a elétrica) e por trás dela figura um painel inspirado em motos, com conta-giros analógico e demais instrumentos digitais.

Espaçoso e bem-acabado, o Sonic deixa a desejar no porta-malas: seus 265 litros são apenas suficientes. Outra deficiência é a ausência de encosto de cabeça e cinto de três pontos para o terceiro passageiro no banco de trás nos primeiros modelos importados.

Chevrolet Sonic LTZ hatch

Ele se destacou por oferecer airbag duplo e ABS desde a versão de entrada LT, que trazia também ar, direção, trio elétrico e rodas de liga aro 15.

A LTZ adicionava sensor de ré, faróis de neblina, comando do som no volante, aro 16 e bancos de couro. O câmbio automático sequencial de seis marchas foi oferecido como opcional.

Continua após a publicidade

No comparativo com seu principal rival, o Ford Fiesta, ele oferecia mais equipamentos, mas ficou para trás em consumo e dirigibilidade.

Chevrolet Sonic LTZ

Como o Cruze, o Sonic é um carro bem resolvido, sem problemas crônicos. A desconfiança do mercado fez com que os preços do usado despencassem, fazendo dele uma excelente opção para quem procura um hatch premium pelo valor de um popular zero-quilômetro.

A VOZ DO DONO

Nome: João Pedro Py

Idade: 35 anos

Continua após a publicidade

Profissão: gerente de operações

Cidade: São Paulo (SP)

O QUE EU ADORO – “Pequeno por fora e grande por dentro, com visual agressivo e ótimo acabamento. O conforto é garantido pelo farto nível de itens de série, equipamentos e pela boa dirigibilidade do motor Ecotec.”

O QUE EU ODEIO – “A frente baixa raspa em qualquer desnível e o ar-condicionado não é digital. O consumo urbano é elevado (eu faço 6 km/l na gasolina e menos de 5 km/l com etanol) e o câmbio automático não é dos melhores.”

Chevrolet Sonic LTZ hatch

Continua após a publicidade

ONDE O BICHO PEGA

Câmbio – Robusta e confiável, a transmissão automática de seis marchas não está livre de problemas envolvendo o correto engate das marchas após a seleção na alavanca. O reparo não sai por menos de R$ 5.000.

Ar-condicionado – O problema mais comum envolve falha no sensor de temperatura do ar externo, que deve ser substituído. Compressor e condensador também estão sujeitos a falhas, provocadas por acúmulo de detritos ou danos causados por pedras.

Suspensão –  É bom verificar o estado dos batentes dos amortecedores: a calibragem firme causa batidas secas em buracos maiores, podendo causar vazamento dos amortecedores.

Sonda Lambda – Oscilação na marcha lenta e ruídos anormais no escapamento são sintomas de que a sonda original foi trocada por uma mais simples. Em alguns casos, o gerenciamento da injeção eletrônica pode até impedir o funcionamento do motor.

Recall – Uma falha no anel de vedação da bomba de combustível pode provocar vazamento de combustível e princípio de incêndio, em casos extremos. O problema afetou os modelos fabricados entre janeiro de 2012 a março de 2014.

Continua após a publicidade

NÓS DISSEMOS…

Maio de 2013 – “O painel de instrumentos é pequeno, mas completo. (…) No acabamento, o Sonic é superior ao HB20. Seu painel tem boa aparência, é agradável ao toque e conta com apliques metálicos no console. Os bancos são de couro. E, entre os equipamentos, o Sonic traz câmbio automático de seis marchas.”

Preço médio dos usados (FIPE)
2012 2013 2014
LT 1.6 16V manual R$ 30.816 R$ 32.395 R$ 33.731
LT 1.6 16V automático R$ 33.882 R$ 35.108
LTZ 1.6 16V manual R$ 31.707 R$ 33.894
LTZ 1.6 16V automático R$ 32.632 R$ 35.647 R$ 37.007
Preço das peças
Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.974 R$ 2.800
Farol (cada um) R$ 1.381 R$ 650
Retrovisor (cada um) R$ 960 R$ 330
Discos de freio (par) R$ 630 R$ 260
Pastilhas de freio (jogo) R$ 330 R$ 300
Kit de embreagem R$ 1.604 R$ 650
Amortecedores (os quatro) R$ 4.346 R$ 1.100

PENSE TAMBÉM EM UM…

Honda Fit – Sua versatilidade e praticidade conquistam quem busca um hatch: apesar de medidas similares, oferece maior espaço interno e porta-malas de 363 litros, quase 100 a mais que o Sonic. É mais caro, traz menos itens de série e não oferece o mesmo prazer de dirigir, mas compensa pela maior confiabilidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.