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Chevrolet Onix usado é econômico, resistente custa menos de R$ 40.000

Líder do mercado, o hatch robusto e bom de volante também faz um golaço entre os seminovos, mas um bom pós-venda continua fazendo falta

Por Felipe Bitu
Atualizado em 26 ago 2024, 20h11 - Publicado em 4 jan 2024, 18h17
O Onix oferece opção de motor flex 1.0 ou 1.4
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Líder por 27 anos, o VW Gol se manteve no topo com a fama de robusto e confiável. Bastaram cinco recalls em três anos para perder a vaga para o Chevrolet Onix, que assumiu o posto em 2015 e só perdeu seu posto em 2020, já em sua segunda geração geração.

Mas o Chevrolet Onix usado em questão é da primeira geração, apresentada em 2013 e que hoje segue em produção apenas na Colômbia. Foi o maior sucesso da GM nos últimos anos. Como o Volkswagen Gol, ele não chegava a ser referência no segmento, mas reunia qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média.

Porta-malas traz sempre 280 litros
Porta-malas traz sempre 280 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Com a plataforma do Chevrolet Cobalt e o bom acerto da suspensão, elevou o nível da categoria: o Onix demonstra comportamento ágil e seguro sem comprometer o conforto.

Para um carro lançado há mais de dez anos, o acabamento exibe tecidos de boa qualidade e plásticos bem encaixados. Só não supera os Hyundai HB20 usados da mesma época.

Consumo do Chevrolet Onix

Chevrolet Onix
Motor 1.4 SPE/4, da Chevrolet, é flex (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Mesmo defasados, os motores 1.0 (80/78 cv) e 1.4 (106/98 cv), que chegaram a ser atualizados para a linha 2017, tinham marcas satisfatórias de desempenho e consumo.

Chevrolet Onix
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Enquanto o consumo do Chevrolet Onix 1.0 com gasolina chegou a 13 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada em nossos testes, o Onix 1.4 automático não ficou longe: fez 12,9 km/l e 15,9 km/l no circuito urbano e rodoviário, respectivamente.

Melhores versões do Chevrolet Onix

Todas as versões do Chevrolet Onix trazem ABS, airbags, direção hidráulica com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura. Fuja dos básico LS dos primeiros anos, que tem só kit visibilidade (limpador e desembaçador) e ar-quente: nele, o ar-condicionado não há nem como opcional.

O velocímetro é somente digital

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A versão mais procurada é a LT: alarme, maçanetas e espelhos pintados e travas e vidros (dianteiros) elétricos. De opcional, ar-condicionado e o aclamado MyLink, central com tela de 7 polegadas sensível ao toque.

Chevrolet Onix

O Onix 1.4 LT já vem com rodas de liga aro 15, e a top LTZ acrescenta ar, aro 15, vidro traseiro elétrico, MyLink, farol de neblina, espelho elétrico e computador de bordo.

Chevrolet Onix
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

A maior novidade do modelo 2014 foi o câmbio automático de seis marchas, o mesmo de Cobalt, Spin e do primeiro Cruze.

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Chevrolet Onix
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Onix redefiniu os conceitos de robustez: na frota de Longa Duração, ele rodou 60.000 km sem problemas no motor, câmbio e suspensão. A carroceria mostrou solidez e se manteve livre de infiltrações de água e poeira.

Retrovisores e teto são pintados de preto
Sem nenhum adversário no retrovisor, Onix caminha para o quarto ano na liderança dos mais vendidos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

A reestilização do Onix 2017 não comprometeu a aceitação dos usados da primeira fase. Mas a reestilização trouxe evoluções com os motores chamados SPE.4, com novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada.

Destaque para as rodas aro 15 na cor cinza
Onix segue como o mais vendido do Brasil (Leo Sposito/Quatro Rodas)
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Ainda teve a troca da troca da direção hidráulica pela elétrica e a redução da altura livre do solo, tudo pensando na redução de consumo, que chegou aos 18%, de acordo com a fabricante.

Por dentro, os puxadores internos da porta passaram para a posição convencional, aposentando a antiga alça em posição excessivamente baixa. Já a central multimídia MyLink trocou os comandos abaixo da tela por botões mais visíveis de volume, sintonia e seleção de faixas musicais e passou a ter Android Auto e Apple Carplay.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco
Onix é o compacto com melhor valor de revenda (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Essa mudança só não diz respeito ao Chevrolet Onix Joy, que manteve o visual da primeira fase do modelo até 2019. Quando o Chevrolet Onix ganhou nova geração, a primeira geração foi mantida como Chevrolet Joy e seguiu à venda até o final de 2021.

Onix Joy
Coluna de direção não tem regulagem de altura nem de profundidade no Joy (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Atenção na rede autorizada, que continua impondo serviços desnecessários e muitas vezes não tem peças de reposição a pronta entrega.

Problemas e defeitos do Chevrolet Onix

Chevrolet Onix Activ
Central MyLink ganhou botões mais fáceis de visualizar (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Câmbio – Robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5.000.

Direção hidráulica – Preste atenção em ruídos anormais ao esterçar o veículo: o problema é causado pela entrada de ar no sistema, que com o tempo acaba danificando a bomba hidráulica.

Embreagem – Apesar do acionamento hidráulico, o desgaste precoce do atuador acaba endurecendo o pedal: o componente custa em torno de R$ 250, mas as concessionárias costumam substituir o conjunto em garantia.

Recall 1 – Uma falha de vedação da porca que fixa a bomba de combustível atingiu os modelos 2013 e 2014, fabricados entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. Os números de chassi vão de DG100001 a EG276280.

Recall 2 – Os modelos 2014 e 2015 sofreram problemas de fabricação no filtro de combustível envolvendo as unidades fabricadas entre outubro de 2013 e abril de 2014. Os chassis vão de EG200546 a FG117462.

Onix Joy
Joy na traseira é a diferença para o velho Onix (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Brenda Rossi
Idade: 32 anos
Profissão: funcionária pública
Cidade: Floreal (SP)

O que eu adoro: “O rendimento é excelente: econômico e não perde potência com o ar-condicionado ligado. É robusto, espaçoso e a central multimídia MyLink interage bem com qualquer smartphone.”

O que eu odeio: “O ar-condicionado poderia ser mais potente e menos barulhento. E o custo das revisões é exorbitante: a rede sempre empurra serviços desnecessários, o que me fez abrir mão da garantia de três anos.”

Preço médio dos Chevrolet Onix usados (tabela KBB)

Modelo 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
Joy 1.0 8V
R$ 47.406
R$ 47.999 R$ 50.529 R$ 53.768 R$ 59.618
LS 1.0 8V
R$ 36.814
R$ 37.557
R$ 42.538 R$ 45.646
LT 1.0 8V
R$ 38.356
R$ 39.176
R$ 43.974 R$ 47.453
R$ 51.676
R$ 51.979 R$ 54.195
LT 1.4 8V
R$ 40.998
R$ 40.695
R$ 46.003 R$ 48.905
R$ 55.466
R$ 57.270 R$ 59.005
LT 1.4 8V AT
R$ 46.567
R$ 49.250 R$ 51.823
R$ 59.231
R$ 63.008 R$ 64.561
LTZ 1.4 8V
R$ 44.092
R$ 44.373
R$ 49.977 R$ 53.839 R$ 60.268 R$ 63.548
R$ 66.351
LTZ 1.4 8V AT R$ 50.705 R$ 54.888 R$ 56.114
R$ 62.844
R$ 65.373
R$ 68.212
Activ 1.4 8V AT R$ 66.328 R$ 68.487
R$ 62.690
Advantage 1.4 8V AT R$ 60.430
R$ 73.266
joy
O Chevrolet Joy mantém o visual mais antigo do Onix em linha desde 2016 (Divulgação/Chevrolet)

Preço das peças do Chevrolet Onix

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.364 R$ 810
Farol (cada um) R$ 1017 R$ 750
Kit de embreagem R$ 793 R$ 500
Discos de freio (par) R$ 416 R$ 125
Pastilhas de freio (jogo) R$ 217 R$ 130
Amortecedores (os quatro) R$ 1.421 R$ 940

 

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