PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Hyundai HB20 é carro usado com câmbio automático por menos de R$ 50.000

Bonito, confiável, barato de manter e bom de volante, o Hyundai HB20 da primeira geração é bom hatch com versões 1.0 e 1.6 a partir de R$ 40.000

Por Felipe Bitu
Atualizado em 15 set 2024, 14h05 - Publicado em 23 Maio 2023, 23h40

Hyundai HB20 1.0 x 1.6

Não parece, mas o Hyundai HB20 foi lançado no Brasil há 10 anos. Nesse meio tempo, ganhou facelift, uma nova geração e até mais um facelift para corrigir um visual que não agradou tanto aos brasileiros. Isso, porém, não desmerece os carros usados dos primeiros anos.

É um fato que poucos carros criaram tanto frisson quanto o Hyundai HB20. Lançado em 2012 (já linha 2013), o hatch provocou uma corrida às lojas, que nunca parou: ele permaneceu entre os carros mais vendidos do Brasil desde então e chegou a liderar entre os automóveis.

Hyundai HB20 1.0 e 1.6

É fácil entender seu sucesso: os primeiros carros ainda têm projeto atual, belo estilo e padrão de qualidade acima da média, criando assim um carro que agradou até aos mais exigentes. Para ajudar na aceitação dos usados, o compacto sempre teve garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. Por isso, o HB20 não esquenta vaga: basta anunciar que vende, mesmo os mais velhinhos.

Hyundai HB20 1.0 e 1.6

Considerando a primeira geração, vendida até 2018, a versão básica era a Comfort. Já enchia os olhos: ar, direção, airbags, Isofix, computador de bordo e alarme. Mas ela é preterida pelo mercado pela falta de travas e vidros elétricos.

Continua após a publicidade

Hyundai HB20 1.0 x 1.6

É por isso que a Comfort com pacote Style é a mais procurada (e rara): inclui ainda ABS, volante multifuncional com ajuste de altura e distância, espelhos elétricos, faróis de neblina, rodas de liga aro 14 e CD com MP3.

Hyundai HB20 1.0 x 1.6
Motores 1.0 e 1.6 do Hyundai HB20 (Marco de Bari)

Sob o capô, um competente 3-cilindros 1.0 de 80/75 cv que é usado até hoje com poucas mudanças. Se você não abre mão de desempenho, leve o HB20 Comfort 1.6 16V, de 128/122 cv: ele acelerou no nosso teste de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Rápido, tem ABS de série: travas e vidros elétricos, alarme e desembaçador são do pacote Plus – há também a configuração Style e a opção de câmbio automático de quatro marchas.

Hyundai HB20 1.0 x 1.6

Continua após a publicidade

O câmbio automático de seis marchas só foi lançado na reestilização de 2015, quando o câmbio manual também passou a ter seis marchas. Foi a partir deste momento que a central multimídia se tornou mais comum, mas ainda era opcional mesmo nas versões mais caras.

Hyundai HB20 Comfort Style
Hyundai HB20 Comfort Style (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A versão mais cara Premium (sempre 1.6), que ganha rodas aro 15, volante e manopla de couro, sensores de faróis e de ré e banco traseiro bipartido. É um conjunto parecido com o HB20 R-Spec, que tinha proposta esportiva garantida pelo visual exclusivo.

hb20
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Como uma resposta ao desempenho do Volkswagen Up! TSI, em 2016 surgia o Hyundai HB20 1.0 Turbo. Diferentemente do motor da geração atual, este ainda não tinha injeção direta e, por isso, sua potência era limitada a 105/98 cv e 15 kgfm. Com câmbio manual de seis marchas, seu consumo era quase igual ao do HB20 1.0 aspirado, mas fazendo 0 a 100 km/h em cerca de 11,5 segundos. Era um meio termo entre o 1.0 e o 1.6, mas não colou. Este motor se tornou raridade e é menos interessante que os 1.6.

Continua após a publicidade
Hyundai HB20 Ocean
Interior do HB20 Ocean ganha bancos em couro com fundo vermelho e central multimídia com câmera de ré (Divulgação/Hyundai)

Há inúmeras séries especiais. Ocean, Spicy, For You e Copa do Mundo são algumas, sempre baseadas em versões intermediárias mas com extras das versões mais caras. E podem valer muito a pena justamente por isso: muitas vezes o adicional era central multimídia com Android Auto e Apple Carplay.

Hyundai HB20 R spec 1
Hyundai HB20 R spec (Divulgação/Hyundai)

Em comum, todas as versões oferecem o mesmo padrão de construção e acabamento, dirigibilidade dócil e confortável (sem comprometer a estabilidade) e o bom porta-malas de 300 litros. Robusto, o Hyundai HB20 resistiu bem ao nosso teste de Longa Duração, figurando entre os mais bem avaliados ao longo de 60.000 km.

Os defeitos do Hyundai HB20

  • Direção – Ruídos ao esterçar vêm da má fixação da airbag no interior do volante. A rede autorizada adotou medidas paliativas de lubrificação e fixação para solucionar o problema, que acaba retornando.
  • Amortecedores – Mesmo robusta, a suspensão do HB20 tem pouco curso, o que pode acarretar desgaste acentuado dos amortecedores. Fique atento a ruídos e oscilações excessivas da carroceria, que podem indicar o final de vida útil das peças. Carros da primeira fase costumam ficar com a traseira arriada com o tempo.
  • Faróis – Podem embaçar por condensação de vapor ou infiltração de água. O primeiro era considerado normal pela rede, enquanto o segundo exige a troca, por falha de vedação ou trinca na peça. Lâmpadas fora de especificação podem agravar o defeito.
  • Câmbio automático – Veja se a alavanca corre perfeitamente pelo canal de seleção das marchas e se as trocas ocorrem de forma suave. Trancos ou retenção indevida de marchas indicam necessidade de resetar ou reprogramar o módulo.
  • Pintura – A seção Autodefesa da edição de abril de 2015 mostrou relatos de falhas na pintura, mesmo em garagens cobertas. Fique atento, pois não há uma solução oficial para o problema.
Continua após a publicidade
câmbio hb29
É preciso ter atenção ao câmbio automático do Hyundai HB20 na hora da compra (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O que dizem os donos do Hyundai HB20?

Nome: Amauri Alves de Oliveira
Profissão: autônomo
Cidade: Joinville (SC)

O que eu adoro: “Sua dirigibilidade inspira confiança: o 1.6 16V tem fôlego de sobra e a estabilidade garante segurança sem sacrificar o conforto. Tem bom porta-malas, estilo arrojado, ótimo acabamento e é muito silencioso.”

O que eu odeio: “O espaço interno poderia ser melhor e o estofamento claro suja com facilidade. Também peca um pouco no consumo e na iluminação no porta-malas: o soquete está lá, mas a lâmpada foi suprimida.”

Hyundai HB20 1.0 e 1.6

Continua após a publicidade

Preço médio dos Hyundai HB20 usados (KBB)

 
2013 2014 2015 2016 2017 2018
Comfort 1.0 12V R$ 41.803
R$ 43.380
R$ 45.131
R$ 51.738
R$ 54.290
R$ 56.454
Comfort 1.6 16V
R$ 44.059
R$ 46.456
R$ 49.011
Comfort Plus 1.6 16V
R$ 54.602
R$ 56.719
R$ 59.872
Comfort Plus 1.0 Turbo
R$ 59.210
R$ 59.877
Comfort Plus 1.6 16V Aut.
R$ 49.267
R$ 51.718
R$ 54.630
R$ 60.758
R$ 63.204
R$ 66.821
Comfort Style 1.6 16V Aut.
R$ 48.519
R$ 50.655
R$ 52.880
R$ 55.617
R$ 57.052
R$ 66.993
Premium 1.6 16V R$ 45.791
R$ 48.719
R$ 51.482
R-Spec 1.6 16V
R$ 56.029
R$ 59.053
Premium 1.6 16V Aut.
R$ 49.692
R$ 52.932
R$ 55.707
R$ 62.369
R$ 65.097
R$ 69.272

PENSE TAMBÉM EM UM… Chevrolet Onix

Chevrolet Onix

Chevrolet Onix:  Ele também cativou pelo estilo e pelos itens de série: o LS traz um 1.0 de 80/78 cv, mais direção hidráulica, airbag e ABS. O ar é opcional exclusivo do LT, que também traz o bom 1.4 (106/98 cv) e um automático de seis marchas. Mas o Onix tem 3 estrelas no Latin Ncap (contra 4 do HB20) e seu porta-malas é menor.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.