Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chevrolet Corsa Hatch é carro usado potente por menos de R$ 30.000

Segunda geração do Chevrolet Corsa unia muitas virtudes e poucos defeitos, e tinha motores 1.0 e 1.8, mas morreu com um 1.4

Por Felipe Bitu
Atualizado em 4 abr 2024, 09h09 - Publicado em 26 nov 2023, 18h10
enchente_4.jpg
(QUATRO RODAS/Quatro Rodas)

O Corsa hatch de segunda geração foi um daqueles carros com soluções que foram além da expectativa do público: maior que seu antecessor, oferece bom espaço a quatro adultos, que desfrutam de um rodar macio e confortável, mérito em parte do subchassi dianteiro.

A iluminação interna com acendimento gradual e o acionamento automático do limpador traseiro davam um toque de sofisticação a ele, que chegou em 2002 com a tarefa de guerrear contra Palio e Polo.

Chevrolet Corsa 1.8
(Divulgação/Chevrolet)

Explica-se: nos primeiros anos de produção, ele jogou nas duas pontas do mercado, dos hatches premium aos populares. Por isso, não havia diferenciação por versões: ou você levava o hatch com o forte e beberrão motor 1.8 ou contentava-se com o fraco 1.0 VHC, inadequado para o peso do carro.

Chevrolet Corsa 1.8 Flexpower 2006
Computador de bordo, rádio integrado, vidros elétricos e airbag para o mais completo (Divulgação/Chevrolet)

De comportamento pacato, o Corsa cativa mais pela maciez da embreagem, câmbio e direção, inspirando uma tocada tranquila e despretensiosa. O que desagrada nele é o acabamento interno, com plásticos e tecidos de baixa qualidade e arremates mal-feitos, que se degradam com rapidez.

2005 Chevrolet Corsa
Sem rádio, ar-condicionado e vidros de manivela para os mais básicos (Divulgação/Chevrolet)

Em 2005, veio a segmentação das versões Joy, Maxx e Premium. A direção hidráulica era opcional na Maxx, mas o ar- condicionado nessa versão só era oferecido com o motor 1.8, que passou a ser flex no fim do ano.

Chevrolet Corsa
(Divulgação/Chevrolet)

Quem procura os dois como item de série deve focar na versão Premium, que tem como opcional airbag e ABS.
Na linha 2008, estreou o motor 1.4 Econo.Flex, vindo do Prisma. Com isso, 1.0 VHC ficou só na Joy e Maxx, o 1.4 na Maxx e na Premium e o 1.8 restrito ao falso esportivo SS. Porém o Corsa perdia mimos, como a luz interna com acendimento gradual e o acionamento automático do limpador traseiro.

Continua após a publicidade
Chevrolet Corsa 1.8 SS
Chevrolet Corsa 1.8 SS (Divulgação/Chevrolet)

O derrocada começou no modelo 2010, com o fim do 1.0 VHC e do 1.8. O Agile passava a ser o carro-chefe e o Corsa ficou restrito à versão Maxx. E assim ficou até julho de 2012, quando saiu de linha.

Compartilhe essa matéria via:

Barato, econômico e fácil de manter, o Corsa ainda tem boa procura entre os usados, dizem os lojistas. E, na hora da oficina, pesquise bem o preço das peças. As revendas vendem com pronta-entrega, mas a variação de preço entre as autorizadas é grande.

Chevrolet Corsa
Unidades dos últimos anos têm barra cromada na grade (Divulgação/Chevrolet)

Fuja da roubada

O Corsa é conhecido pela mecânica simples
e eficiente. o senão fica para a versão Autoclutch, com embreagem automática. Dotado de três módulos e sensores, o sistema servoeletrônico pode dar alguma dor de cabeça em caso de pane.

PREÇO DOS CHEVROLET CORSA USADOS (KBB)

Modelo 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012
Joy 1.0
R$ 17.624
R$ 18.877
R$ 19.012
R$ 19.948
R$ 23.410
Maxx 1.0
R$ 17.893
R$ 18.928
R$ 19.092
R$ 20.193
Maxx 1.4
R$ 22.901
R$ 25.990
R$ 27.120
R$ 29.183
R$ 30.562
Premium 1.8
R$ 21.009
R$ 21.762
R$ 24.162
R$ 29.382
Premium 1.4
R$ 27.318
R$ 28.352

Problemas e defeitos do Chevrolet Corsa

Caixa de direção – A peça pode apresentar folga, principalmente se o carro foi muito usado em pisos irregulares. Estalos ao esterçar em manobras são comuns e indicam terminais gastos. Uma revisão geral no sistema não sai por menos de 1500 reais, com peças e mão de obra.

Correia dentada – O motor 1.0 VHC não admite descuidos com o estado da correia dentada e do tensionador. Seu rompimento provocará atropelamento das válvulas, exigindo uma cara retífica. Sai mais barato prevenir. A troca fica em 200 reais.

Continua após a publicidade

Acabamento – É o ponto mais crítico do Corsa: plásticos rígidos que riscam e quebram com facilidade, forros de porta que se descolam, estofamento e carpetes desfiados. Uma geral em um bom tapeceiro não sai por menos de 500 reais. Por isso, pechinche ou descarte carros com o interior muito maltratado.

Aterramento – Problema crônico da linha GM,
o aterramento não é bem-feito e, por isso, a corrente acaba fluindo pelo módulo de injeção ou pela bomba elétrica, queimando seus chicotes. O ideal é pedir uma revisão a um bom autoelétrico.

A VOZ DO DONO

“Pequeno mas espaçoso, tem tamanho e suspensões ideais para as grandes cidades. Não esqueceram os porta-trecos nem o espelho no para- sol do motorista. Mesmo com ar e direção, ele anda bem e gasta pouco. Nunca deu problemas e tem peças e mão de obra baratas. A única queixa é mesmo o acabamento, com muito plástico solto, que faz barulho.”

Renata Cavalcante, 26 anos, psicóloga, são Paulo (SP)

O QUE EU ADORO

“O desempenho e o consumo do 1.4 são muito bons. Confortável, tem boa ergonomia e não cansa nem mesmo em viagens longas. O seguro é barato e ainda é fácil de vender.”

Continua após a publicidade

Bruno Daniel Zechmeister, 29 anos, engenheiro, Santo André (SP)

O QUE EU ODEIO

“Acho a suspensão muito mole para uma tocada esportiva e o acabamento é ruim: os forros das portas descolam e os grilos de plástico solto são horríveis.”

Bruno Marques, 29 anos, advogado, uberlândia (MG)

NÓS DISSEMOS – Dezembro de 2007


637_usa_01.jpg “São 105 cv de potência máxima – um haras inteiro acima do palio 1.4, de 81 cv, mais até que o Fox 1.6. o torque diminuiu e isso fez bem ao Corsa. Ficou um carro ágil, sem o nervosismo
do 1.8 ou a apatia do 1.0. Não cansa na estrada e alia esportividade e conforto. (…) os vidros elétricos são tipo um-toque e o controle remoto fecha janelas e tanque de combustível. os faróis de dupla parábola
iluminam melhor e o ar-
condicionado gela muito bem – embora assopre fraco ao abrirmos a recirculação. dócil, avisa quando o motorista começa a passar da conta e perdoa pequenos erros. A suspensão com subchassi absorve bem os buracos da rua. (…) É o único a trazer cinto de três pontos para todos.”

Pense também em um Ford Fiesta Rocam

recall
(ford/Divulgação)

De projeto ligeiramente mais atual que o Corsa, o Fiesta é um carro que alia prazer de dirigir e bom espaço interno. Equilibrado, é obediente aos comandos, sem sacrificar o conforto de marcha. O ponto crítico está no acabamento, um degrau abaixo do do Corsa, mas ele agrada pelo grande número de porta-trecos no interior. O motor Zetec Rocam 1.6 é elogiado pelo elevado torque em baixo giro, enquanto o 1.0 tem desempenho apenas aceitável. Porém ambos são conhecidos pela robustez e confiabilidade. Outras vantagens são o seguro e o custo de manutenção acessíveis, com peças relativamente baratas e disponíveis a pronta entrega.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.