Fusca elétrico? Volkswagen descarta nova geração do seu carro mais famoso
Se Kombi elétrica animou os fãs da Volks, uma nova geração do Fusca com mecânica elétrica foi descartada pelo próprio CEO da empresa
Como grande parte das maiores fabricantes de automóveis, a Volkswagen também está passando por um processo de eletrificação de sua gama de modelos. Mas se conseguiu atrair toda a simpatia da primeira geração da Kombi para a van elétrica ID.Buzz, a fabricante descarta o lançamento de um Fusca elétrico.
Em entrevista a Autocar, o executivo-chefe da empresa alemã, Thomas Schäfer, disse que modelos tradicionais como Golf e Tiguan terão versões elétricas em um futuro próximo e que a empresa precisa olhar para o futuro com novos modelos. Para o executivo, a única exceção deve ser o ID.Buzz e lançar mais uma geração do Fusca seria um “beco sem saída”.
“Eu não diria com 100% de certeza. Mas de onde estou agora, não consideraria isso”, disse Schäfer sobre o lançamento de um Fusca elétrico. “É o mesmo que o Scirocco: já era, depois surgiu um novo modelo baseado em uma reinterpretação. Fazer isso de novo? Acho que não. Para continuar equilibrando todas essas tecnologias e o custo associado a isso, você tem que investir dinheiro no melhor lugar possível.”
Embora esteja focada na eletrificação de sua linha, a Volkswagen vem encontrando dificuldade para vender seus carros elétricos e a transição dos compradores de carros a combustão está mais lenta do que a empresa imaginava. A fabricante está, inclusive, reduzindo a produção e cortando funcionários da fábrica de Emden, onde produz o ID.4 e produzirá o ID.7 – cujo lançamento foi adiado.
Na prática, este não é o momento mais favorável para o lançamento de um carro com apelo puramente estético e que teria maior aceitação por parte dos fãs da Volkswagen e do Fusca do que do público em geral. Mesmo entre os elétricos, os SUVs são os carros com maior aceitação. Seu tamanho também limitaria a capacidade da bateria.
Mas a Volkswagen terá um carro elétrico de entrada que repetirá a essência do Fusca original, que é ser um carro barato e funcional. Será o ID.2, antecipado pelo conceito ID.2all, e que até presta homenagem ao Fusca original em seu quadro de instrumentos. Por enquanto, isso é o mais próximo de um Fusca elétrico que a Volkswagen terá.
Há opções genéricas, porém. É o caso do Ora Ballet Cat, considerado o Fusca elétrico chinês por ter suas formas gerais inspiradas no Fusca clássico. Ou também da possibilidade de converter um velho Fusca em elétrico desembolsando cerca de R$ 100.000.