Autodefesa: Volkswagen Polo e Virtus têm casos de trincas do eixo traseiro
Proprietários de Polo e Virtus relatam barulhos e trincas no eixo traseiro de seus carros. T-Cross já teve recall por problema semelhante
Em outubro de 2019, a VW convocou 7.471 donos de T-Cross, ano/modelo 2020, sob risco de trinca do eixo traseiro do SUV, pelo fato de o componente ter sido produzido fora das especificações.
O recall foi só para o T-Cross, mas o problema começou a aparecer também em outros modelos da marca, como o Polo e o Virtus, feitos sobre a mesma plataforma.
A falha, normalmente, começa com um barulho ao passar por lombadas e por fim ocorre uma trinca, de acordo com o taxista Ademir de Oliveira Calli, de Santo André (SP), dono de um Virtus 1.6 MSI 2018.
“Não tive dificuldades para trocar o eixo do meu carro, em garantia, nas duas vezes que a peça quebrou. Na primeira, com 48.000 quilômetros rodados trocaram toda a suspensão traseira; na segunda, com 96.000 quilômetros, só trocaram o eixo e as buchas”, afirma Ademir, que diz conhecer mais quatro motoristas donos de Virtus que tiveram o mesmo problema.
Fizemos contato com esses motoristas, que confirmaram o problema, mas pediram para não serem identificados. A exceção foi Valtemir Ferreira da Rocha, de Mauá (SP), proprietário de um Virtus 1.6 MSI 2018, que também teve o componente de seu carro trocado em garantia, mas reclama de ter ficado muito tempo sem o carro, pela falta da peça de reposição.
“Eu mesmo procurei a peça, mas não encontrei em nenhuma revenda do Brasil”, conta. “Precisei aguardar mais de 12 dias até a peça chegar”, afirma Valtemir.
O autônomo Pedro Eduardo da Silva, de São Paulo (SP), dono de um Polo 1.0 MPI 2017 relata que os barulhos surgiram, parecendo ser problemas com os amortecedores.
Mas que, ao levar o carro para trocar o óleo, percebeu que o eixo estava trincado. “Como preciso do carro para trabalhar, preferi soldar a peça”, conta.
Questionada, a VW respondeu que de fato o eixo do T-Cross apresentou problemas que geraram o recall mencionado aqui para a substituição da peça. Mas que Polo e Virtus usam eixos diferentes dos utilizados no T-Cross.
E que os problemas citados na reportagem são de veículos usados de forma profissional, sendo que um deles recebeu uma adaptação não homologada, lembrando que todos os reparos foram feitos sem custo para os clientes, dentro do período de cobertura de garantia total, que é de três anos.
O povo reclama
“Atendi um Virtus 1.0 turbo 2020 que possuía várias trincas no eixo por causa da peça ser feita com material de baixa resistência. O proprietário preferiu comprar uma peça usada, me pediu para instalar e eu alertei que o problema irá se repetir.” Silas Ferreira, dono da Alitec, oficina de alinhamento técnico de São Paulo (SP)
“Estava andando quando a suspensão traseira fez um barulho muito forte. Ao levar ao mecânico, ele me mostrou o eixo trincado e a concessionária pediu cinco dias úteis para trocar a peça. Encontrei diversos casos de quebra do eixo no grupo do Virtus no facebook.” Kleber Borges Dias, representante comercial, São Paulo (SP), dono de um Virtus Highline 2019