Clique e assine por apenas 8,90/mês

Autodefesa: donos do VW Polo 1.0 MPI reclamam de falhas no motor

Proprietários relatam falhas no motor do Polo MPI 1.0 mesmo depois da atualização disponibilizada pela VW para a rede de concessionárias

Por Waldez Carmo Amorim - 1 abr 2020, 07h00
Beretta: “É uma situação que me preocupa” Alexandre Battibugli/Quatro Rodas

Em março de 2019 a VW emitiu a Informação Técnica do Produto (ITP) 2050578/3 com o objetivo de auxiliar as oficinas no diagnóstico de perda de potência, motor falhando, problemas na combustão e dificuldade de partida nos Polo MPI 1.0.

Alguns meses depois, em agosto, a empresa disponibilizou a ITP 2055880/1, que trata de eventuais ruídos no motor e dificuldades na utilização do veículo na fase fria entre 2.000 rpm e 3.000 rpm.

Essa era uma falha relatada por proprietários como o advogado Guilherme Saldanha Pegoraro, de Sinop (MT), dono de um Polo MPI 2019. “Meu carro apresenta o problema de afogar o motor e quase morrer desde os primeiros quilômetros.

A falha ocorre quando utilizo o freio ou o motor funciona abaixo de 1.000 rpm”, diz. “Nas quatro vezes que levei o carro à concessionária, inclusive uma sobre um guincho, disseram que não tem o que fazer além das atualizações disponibilizadas pela fábrica”, conta Guilherme.

Continua após a publicidade

As constantes falhas fazem os proprietários perderem a confiança no carro, como relata o analista internacional Fernando Beretta, de Campinas (SP), dono de um Polo MPI 1.0 2018. “Meu carro, quando está abastecido com etanol, sofre o apagão”, diz.

“É uma situação inusitada que me preocupa”, afirma. Diante da falta de solução, alguns preferem vender o carro, como relata o representante comercial Luano Seishi Tanaka, de São Paulo (SP). “Depois de levar a duas concessionárias que não resolveram, preferi trocar o carro”, lembra Luano.

A VW afirma que os clientes Guilherme Pegoraro e Fernando Beretta procuraram atendimento, mas o problema não foi reproduzido na concessionária e que, por isso, será necessário enviar um especialista para avaliar os veículos.

Já o  motorista Luís Gustavo Carvalho Xavier de Souza foi atendido e, por três dias, seu veículo foi avaliado por um especialista da empresa e o problema não foi identificado. Ainda segundo a montadora, o cliente Alcias Adriano de Oliveira tem registro nos canais de atendimento ao cliente da Volkswagen sem relação ao tema mencionado.

Continua após a publicidade

Os demais casos apresentados não possuem registros nos canais de atendimento da fábrica.

O povo reclama

“Aconteceu a primeira vez com o meu carro quando ele estava com menos de 1.000 quilômetros rodados. Quando eu estava em uma subida, o motor falhou e uma carreta quase bateu em mim. Depois disso, lembro de ter acontecido mais quatro vezes.” – Alcias Adriano de Oliveira, assessor, Ipatinga (MG), dono de um Polo 1.0 MPI 2018.

“Meu carro está com menos de 1.000 quilômetros e sempre que o motor não atingiu os 90º, o ar está ligado, e vou trocar da 2ª para a 3ª marcha ele morre. Para que isso não aconteça, preciso pisar na embreagem e as rotações caem para menos de 1.000 rpm.” – Luís Gustavo Xavier de Souza, empresário, Avaré (SP), dono de um Polo MPI 1.0 2019.

Publicidade