A Volkswagen é uma das patrocinadoras do Rock in Rio e tenta capitalizar com a fama do tradicional festival de música. Em alusão ao evento, ela lançou a série especial Rock In Rio, com tiragem limitada, dos modelos Saveiro, Fox e Gol – e nós recebemos uma unidade deste último para avaliação.
O Gol Rock in Rio é baseado na versão Comfortline, equipado com motor 1.0 de quatro cilindros, que entrega 76 cavalos quando abastecido com etanol e 72 com gasolina, ao preço de R$ 45 410. Visualmente, ele traz alguns detalhes exclusivos, como as faixas adesivas com silhuetas de instrumentos musicais nas laterais, espelhos retrovisores com repetidores e capa na cor “Chrome Effect”, grade frontal em formato colméia, faixas pretas nas colunas centrais, além de faróis e lanternas com máscara negra.
Por dentro, a diferenciação vem através de soleiras das portas dianteiras, pedaleiras de alumínio, apliques em alusão ao Rock in Rio nas molduras das saídas de ar e na coifa da alavanca de câmbio. Os bancos tem uma faixa central cinza e apliques em vinil preto, com costuras vermelhas prespontada. O pacote visual não chega a ser surpreendente, mas ajuda a trazer um visual um pouco menos despojado ao hatch. Embora até agrade, a grande questão é o preço cobrado por isso.
Ao volante, o conjunto mecânico não chega a decepcionar e o câmbio agrada bastante pelos engates precisos, mas você estará levando um motor de um litro defasado, já que a linha da VW tem, nos modelos Fox e Up!, o novo e mais eficiente três cilindros (82 cavalos com etanol).
Itens de série – Em relação à versão Comfortline convencional (a partir de R$ 41 790 na versão 1.0 e R$ 46 390 na 1.6), a lista de equipamentos de série adiciona:
– retrovisores elétricos com sistema tilt-down (que posiciona o retrovisor direito para baixo automaticamente quando a ré é engatada)
– rodas de liga leve de 15 polegadas
– sensor de estacionamento traseiro
– volante multifuncional
No entanto, é importante dizer que a versão Comfortline tem um pacote opcional “Urban” que, por R$ 3 470 adicionais (totalizando, portanto, R$ 45 260), adiciona exatamente esses itens. Ou seja, a suposta “vantagem” da série especial basicamente se resume, aos itens estéticos citados anteriormente.
Então, caso o leitor pergunte se vale a pena levar para a garagem uma edição limitada Rock In Rio… eu diria que não Na relação custo-benefício a versão Comfortline já não é nenhuma “Hors Concours” e o visual exclusivo não me convenceu. Claro, essa é uma conclusão bastante pessoal e você talvez acredite que ele valha 3 620 reais a mais.
Pessoalmente, para quem realmente se decidiu pelo Gol e tem esse montante de dinheiro eu recomendaria uma Comfortline 1.6, mesmo sem os itens adicionais, mas que tem um desempenho mais convincente.