Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Uno expresso

Por Redação
12 Maio 2011, 20h25

24016 km

Diferentemente do Agile, que rodou no último mês apenas 1 437 km (com 79,1% em trechos urbanos), o Uno caiu na estrada: percorreu, no mesmo período, 7 611 km (apenas 20,3% na cidade). O ritmo puxado acabou evidenciando uma característica do Uno: a necessidade de escalas constantes na concessionária para manutenção. Justo o Uno, com suas revisões a cada 15 000 km.

A razão de idas corriqueiras está no manual do proprietário, que recomenda o serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus a cada 10 000 km e uma troca de óleo entre cada revisão. A substituição do lubrificante do motor a cada 7 500 km é recomendada apenas para os carros que rodam sob condições de uso severo – e, como a Fiat considera que o ar repleto de
partículas sólidas e o trânsito pesado dos grandes centros urbanos caracterizam tal condição, seguimos as indicações do manual à risca. Assim, nosso Uno fez dois pit-stops no mês, um aos 20 000 km para alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus (por 120 reais, na concessionária paulistana Amazonas), e outro aos 22 500 km, para troca de óleo e filtro (por 178 reais, na autorizada Auguri, também na capital de São Paulo). Entre uma parada e outra, foram apenas nove dias.

Na hora de decidirmos o que mais seria contado sobre o Uno para esta edição, surgiu o dilema: “Está tudo ok com ele. Nada de defeitos ou críticas apontados pelos motoristas que o dirigiram”. Nada mais natural, então, que colocar em prática a função prioritária da seção Longa Duração: aferir o convívio com o carro. Um modelo completamente novo não revelar problemas ou defeitos mesmo para um time de pessoas críticas é destaque sim, senhor. Os equipamentos funcionam perfeitamente e não há uma nova fonte de ruído a cada semana. Ainda que utilizado num ritmo acelerado, o Uno tem seguido firme – só não dá para dizer “forte” porque seu motor 1.0 carece de fôlego, principalmente na estrada.

Continua após a publicidade

Consumo:

No mês (20,3% na cidade): Álcool – 9,1 km/l

Desde out/10 (30,1% na cidade): Álcool – 8,6 km/l


Uno tem ABS e airbag, mas falta um simples controle remoto para ativar travas e alarme (esq.). Fora de uso, os apoio de cabeça tipo vírgula não atrapalham a visibilidade do motorista (dir.).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.