PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Teste: Ford Ranger Raptor é a picape mais rápida do Brasil e pode ‘voar’

Ela não é apenas capaz de acelerar: também encara terra em altas velocidades e salta sem medo em rampas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 Maio 2024, 17h00 - Publicado em 23 Maio 2024, 17h00
Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Ford Ranger Raptor desbancou a Ram Rampage e agora é a picape a combustão mais rápida à venda oficialmente no Brasil. Porém, não é apenas na aceleração de 0 a 100 km/h. A Raptor também é a mais capaz disponível por aqui, seja no asfalto, seja na terra. Por isso, por R$ 466.500, ela não tem concorrentes diretos, já que a Ram 1500 Rebel, mesmo próxima em preço (R$ 494.990), tem proposta muito distinta.

É fácil reconhecer uma Ranger Raptor nas ruas: ela é 1 cm maior no comprimento, 4 cm mais alta e quase 20 cm mais larga. As medidas mais robustas, em conjunto com os pneus 285/70 e rodas de 17”, os apliques nos para-lamas, o para-choque dianteiro de aço e mais alto em relação ao solo e a grade, com o nome Ford em destaque, mostram que não se trata de uma Ranger qualquer.

Há ainda adesivos, estribo integrado, saídas duplas de escape e faróis de leds matriciais exclusivos. Das demais versões, restam portas e tampa traseira.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por dentro as modificações são menores, com a inserção de comandos para os modos de condução, detalhes em laranja, o nome Raptor no volante e os bancos, mais esportivos e que abraçam os ocupantes dianteiros.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Entre os equipamentos há quadro de instrumentos digital de 12,4”, central multimídia, também com 12,4”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Bang & Olufsen com oito alto-falantes, oito airbags e um pacote completo de assistentes, como ACC, frenagem automática de emergência, leitura de placas de velocidade, farol alto automático, estacionamento semiautônomo e assistente de permanência em faixa.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No teto há interruptores para ligação de acessórios externos. Já no espaço nada muda. A picape oferece ótima acomodação para os passageiros traseiros, com ar-condicionado e portas USB.

Na caçamba, que tem 1.250 litros, a carga útil é de apenas 715 kg, contra mais de 1.000 kg das demais versões. Isso acontece por alguns fatores, como a diferença de peso entre as versões, além das motorizações e da proposta de cada uma – a desta, definitivamente, não é levar carga na caçamba.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A Ranger Raptor é equipada com motor V6 3.0 biturbo a gasolina de 397 cv e 59,5 kgfm, câmbio automático de dez marchas, e tem desempenho diferente de tudo o que se vê no segmento de picapes. Em nossos testes, ela foi de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, número digno de um esportivo.

As acelerações são fortes e rápidas, e empolgam qualquer um, especialmente pelo ronco grave saído dos escapamentos – o que pode ficar mais baixo ou mais alto, segundo o modo escolhido. O mais alto deles, Baja, tem a recomendação de uso apenas para o off-road.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por outro lado, há o modo silencioso, para não incomodar os vizinhos pela manhã. O consumo aferido não é dos piores para um modelo de alto desempenho: 6,3 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada.

Continua após a publicidade

Entre outras modificações mecânicas, a suspensão é nova e reforçada, com curso 32% maior na dianteira e 18% maior na traseira, o que fica nítido em valetas ou buracos maiores, que não deixam o fim do curso chegar ou que haja um efeito chicote. Há um nítido afundamento maior da suspensão, de forma mais confortável.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Neste quesito, a cereja do bolo são os amortecedores Fox, de competição, com funcionamento ativo que inspeciona o terreno 500 vezes por segundo para ajustar o amortecimento de cada pistão. Os diferenciais traseiro e dianteiro blocantes formam uma espécie de eixo rígido.

Tudo isso é controlado de forma eletrônica, através dos modos de condução, que são sete: Normal, Escorregadio, Lama/terra, Areia, Esportivo, Rock crawl (para subidas em pedras) e Baja, que oferece o máximo de desempenho no fora de estrada, como para uso em rali.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Há ainda ajustes para suspensão, direção e, novamente, para o escape. Os ângulos da carroceria para o solo também são maiores, com 32° de entrada, 27° de saída e 24° de transposição. O vão livre do solo é de 27,2 cm (contra 23,5 da versão Limited) e a capacidade de imersão chega a 850 mm.

Com tudo isso, a sensação ao volante da Ranger Raptor é de invencibilidade. A direção é empolgante, a robustez e a suspensão permitem que se passe por locais acidentados em velocidades mais altas, sem a mínima preocupação. Lombadas, valetas, buracos e outras imperfeições são ignorados pela picape.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não por menos, ela permite participações em competições em altas velocidades na terra e a realização de manobras extremas, como o salto que você vê na abertura desta matéria. Para o salto, há uma preparação específica por parte da picape: em modo Baja, quando a Ranger Raptor detecta que as rodas saíram do chão, há o enrijecimento dos pistões da suspensão para receber o impacto do pouso.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

É possível ainda fazer largadas em terrenos com pouca aderência, o que também é detectado de forma automática. Preparação para reboque, com engate e soquete para ligações elétricas, além de assistente de manobra com trailer, também são itens de série.

Com fácil convivência, a Ranger Raptor pode ser o automóvel principal da casa, já que é um dos carros mais versáteis à venda no Brasil. É possível usar na cidade no dia a dia ou fazer um rali no final de semana.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto Quatro Rodas

Um dos carros mais versáteis do mercado, a Ranger Raptor pode ser apenas uma picape, ou encarar competições extremas.

Teste – Ford Ranger Raptor

Aceleração
0 a 100 km/h – 6,6 s
0 a 1.000 m – 27,3 s – 182,6 km/h
Velocidade máxima – n/d

Retomadas
D 40 a 80 km/h – 2,9 s
D 60 a 100 km/h -3,4 s
D 80 a 120 km/h – 4,2 s

Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 15,7/28,3/62,8 m

Consumo
Urbano – 6,3 km/l
Rodoviário – 8,4 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx. – 34,5/74,5 dBA
80/120 km/h – 58,7/72,5 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h – 1.800 rpm
Volante – 3 voltas

Seu Bolso
Preço básico – R$ 466.500
Garantia – 5 anos

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ficha Técnica – Ford Ranger Raptor

Motor: gasolina, diant., long., 6 cil. em V, 2.995 cm3, 397 cv a 3.500 rpm, 59,5 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 10 marchas, tração 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.), eixo rígido com molas helicoidais (tras.)
Freios: disco ventilado
Pneus: 285/70 R17
Dimensões: comprimento, 538,1 cm; largura, 220,8 cm; altura, 192,2 cm; entre-eixos, 327 cm; peso, 2.415 kg; tanque de combustível, 82 l; caçamba, 1.250 l; carga útil, 715 kg; capacidade de imersão, 850 mm

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.