Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo Hyundai Creta 1.0 é mais rápido e econômico que T-Cross e Tracker?

Novo motor de três cilindros deixou o Creta econômico como nunca, mas ele supera os principais rivais?

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 17 set 2021, 17h01 - Publicado em 25 ago 2021, 15h18
Novo Hyundai Creta 2022 testado por QUATRO RODAS
Fernando Pires/Quatro Rodas

Ainda há quem estranhe SUVs com motores 1.0 turbo, mas é fato que eles estão passando de exceção à regra na base dos SUVs compactos e o novo Hyundai Creta 2022 deixa isso claro.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker de nova geração já nasceram com motores 1.0 turbo. Agora o novo Creta abandona o motor 1.6 aspirado em detrimento ao três-cilindros 1.0 TGDI (turbo com injeção direta), presente em três das quatro versões do SUV.

Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS
Fernando Pires/Quatro Rodas

É um passo enorme para a Hyundai, que insiste em oferecer os motores 1.6 e 1.0 turbo simultaneamente na família HB20. No Creta, o novo motor também está sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Mas será que o Hyundai Creta está alinhado em desempenho e consumo com seus principais rivais?

QUATRO RODAS já testou o novo Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI, que custa R$ 135.490. Ele está alinhado, tanto em preço quanto em conteúdo, com o Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo (R$ 127.390) e com o Volkswagen T-Cross Comfortline 200TSI com couro (R$ 132.530).

Volkswagen T-Cross Comfortline
Volkswagen T-Cross Comfortline Divulgação/Volkswagen

O motor 1.0 três cilindros turbo do Creta é flex e entrega potência de 120 cv e torque máximo de 17,5 kgfm a 1.500 rpm seja com álcool ou gasolina. O 1.0 TSI do T-Cross também tem turbo e injeção direta, mas seus números são melhores: entrega 120/128 cv com gasolina e álcool, respectivamente, e 20,4 kgfm a 2.000 rpm.

Continua após a publicidade

Chevrolet Tracker Premier 1.0
Fernando Pires/Quatro Rodas

O motor do Chevrolet Tracker tem uma diferença mecânica. Também é um 1.0 de três cilindros com turbo, mas sua injeção é indireta, uma multiponto convencional. Isso explica números mais modestos: 116 cv e 16,8 kgfm quando com álcool e 16,3 kgfm quando com gasolina, sempre a 2.000 rpm.

Torque, potência, rotação… Mas como esses números se traduzem em consumo e desempenho em nossa pista e qual deles leva a melhor? Confira a tabela a seguir:

Testes de desempenho e consumo (com gasolina)

Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI

Volkswagen T-Cross Comfortline 200TSI

Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo

Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,26 s 11,26 s 11,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m: 33,18 s – 152,51 km/h 32,68 s – 160,2 33,68 s – 155,7 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h: 5,22 s 4,95 s  5,01 s
Retomada de 60 a 100 km/h: 7,02 s 6,29 s 6,09 s
Retomada de 80 a 120 km/h: 8,94 s 7,60 s 8,20 s
Frenagens de 60/80/100/120 km/h a 0: 17,8/25,4/40,9/59,2 m 14,3/24,9/38,9/56,4 m 14,2/25,1/39,9/55,2
Consumo urbano: 11,5 km/l 11,8 km/l 12,1 km/l
Consumo rodoviário: 14,4 km/l 14,7 km/l 15,5 km/l

O Hyundai Creta 1.0 turbo até chega a empatar no tempo de 0 a 100 km/h com o T-Cross, mas o Volkswagen garante superioridade em todas as outras medições de desempenho.

Mais leve, o Chevrolet Tracker 1.0 turbo continua com o melhor consumo em qualquer ciclo de medição, assim como tem as melhores frenagens a 60 e 80 km/h.

Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS
Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS Fernando Pires/Quatro Rodas

Ainda assim, o Creta 2022 1.0 turbo representa um belo avanço na comparação com o antigo Creta 1.6 (que segue vivo apenas na versão Action 1.6). Em nossos testes, vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e registrou consumo de 10,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

Mesmo o 2.0 aspirado não era tão mais rápido: chegava aos 100 km/h em 10,8 segundos – 0,46 s mais cedo que o 1.0. O consumo, porém, era bem pior: 8,2 km/l em ciclo urbano e 12,7 km/l no rodoviário. Sempre com gasolina.

Preço das versões do novo Hyundai Creta 2022:

VERSÃO MOTOR PREÇO
Comfort 1.0 Turbo GDI R$ 107.490
Limited 1.0 Turbo GDI R$ 120.490
Platinum 1.0 Turbo GDI R$ 135.490
Ultimate 2.0 Smartstream R$ 146.990

 

Ficha Técnica – Hyundai Creta Platinum 1.0 Turbo

  • Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, comando de válvulas variável na admissão e no escape, injeção direta, 998 cm³, 120 cv a 6.000 rpm, 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Pneus: 215/60 R17
  • Dimensões: comprimento, 430 cm; largura, 179 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 261 cm; porta-malas, 422 l; tanque de combustível, 50 litros; Peso, 1.270 kg

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa quatro rodas 748 agosto 2021

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês