PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Hyundai Creta 1.0 é mais rápido e econômico que T-Cross e Tracker?

Novo motor de três cilindros deixou o Creta econômico como nunca, mas ele supera os principais rivais?

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 set 2021, 17h01 - Publicado em 25 ago 2021, 15h18
Novo Hyundai Creta 2022 testado por QUATRO RODAS
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ainda há quem estranhe SUVs com motores 1.0 turbo, mas é fato que eles estão passando de exceção à regra na base dos SUVs compactos e o novo Hyundai Creta 2022 deixa isso claro.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker de nova geração já nasceram com motores 1.0 turbo. Agora o novo Creta abandona o motor 1.6 aspirado em detrimento ao três-cilindros 1.0 TGDI (turbo com injeção direta), presente em três das quatro versões do SUV.

Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

É um passo enorme para a Hyundai, que insiste em oferecer os motores 1.6 e 1.0 turbo simultaneamente na família HB20. No Creta, o novo motor também está sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Continua após a publicidade

Mas será que o Hyundai Creta está alinhado em desempenho e consumo com seus principais rivais?

QUATRO RODAS já testou o novo Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI, que custa R$ 135.490. Ele está alinhado, tanto em preço quanto em conteúdo, com o Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo (R$ 127.390) e com o Volkswagen T-Cross Comfortline 200TSI com couro (R$ 132.530).

Volkswagen T-Cross Comfortline
Volkswagen T-Cross Comfortline (Divulgação/Volkswagen)

O motor 1.0 três cilindros turbo do Creta é flex e entrega potência de 120 cv e torque máximo de 17,5 kgfm a 1.500 rpm seja com álcool ou gasolina. O 1.0 TSI do T-Cross também tem turbo e injeção direta, mas seus números são melhores: entrega 120/128 cv com gasolina e álcool, respectivamente, e 20,4 kgfm a 2.000 rpm.

Continua após a publicidade
Chevrolet Tracker Premier 1.0
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O motor do Chevrolet Tracker tem uma diferença mecânica. Também é um 1.0 de três cilindros com turbo, mas sua injeção é indireta, uma multiponto convencional. Isso explica números mais modestos: 116 cv e 16,8 kgfm quando com álcool e 16,3 kgfm quando com gasolina, sempre a 2.000 rpm.

Torque, potência, rotação… Mas como esses números se traduzem em consumo e desempenho em nossa pista e qual deles leva a melhor? Confira a tabela a seguir:

Testes de desempenho e consumo (com gasolina)

Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI

Volkswagen T-Cross Comfortline 200TSI

Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo

Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,26 s 11,26 s 11,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m: 33,18 s – 152,51 km/h 32,68 s – 160,2 33,68 s – 155,7 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h: 5,22 s 4,95 s  5,01 s
Retomada de 60 a 100 km/h: 7,02 s 6,29 s 6,09 s
Retomada de 80 a 120 km/h: 8,94 s 7,60 s 8,20 s
Frenagens de 60/80/100/120 km/h a 0: 17,8/25,4/40,9/59,2 m 14,3/24,9/38,9/56,4 m 14,2/25,1/39,9/55,2
Consumo urbano: 11,5 km/l 11,8 km/l 12,1 km/l
Consumo rodoviário: 14,4 km/l 14,7 km/l 15,5 km/l

O Hyundai Creta 1.0 turbo até chega a empatar no tempo de 0 a 100 km/h com o T-Cross, mas o Volkswagen garante superioridade em todas as outras medições de desempenho.

Continua após a publicidade

Mais leve, o Chevrolet Tracker 1.0 turbo continua com o melhor consumo em qualquer ciclo de medição, assim como tem as melhores frenagens a 60 e 80 km/h.

Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS
Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ainda assim, o Creta 2022 1.0 turbo representa um belo avanço na comparação com o antigo Creta 1.6 (que segue vivo apenas na versão Action 1.6). Em nossos testes, vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e registrou consumo de 10,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

Mesmo o 2.0 aspirado não era tão mais rápido: chegava aos 100 km/h em 10,8 segundos – 0,46 s mais cedo que o 1.0. O consumo, porém, era bem pior: 8,2 km/l em ciclo urbano e 12,7 km/l no rodoviário. Sempre com gasolina.

Continua após a publicidade

Preço das versões do novo Hyundai Creta 2022:

VERSÃO MOTOR PREÇO
Comfort 1.0 Turbo GDI R$ 107.490
Limited 1.0 Turbo GDI R$ 120.490
Platinum 1.0 Turbo GDI R$ 135.490
Ultimate 2.0 Smartstream R$ 146.990

 

Ficha Técnica – Hyundai Creta Platinum 1.0 Turbo

  • Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, comando de válvulas variável na admissão e no escape, injeção direta, 998 cm³, 120 cv a 6.000 rpm, 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Pneus: 215/60 R17
  • Dimensões: comprimento, 430 cm; largura, 179 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 261 cm; porta-malas, 422 l; tanque de combustível, 50 litros; Peso, 1.270 kg

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa quatro rodas 748 agosto 2021

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.