Hyundai Creta 2022 estreia mais moderno (e polêmico) por R$ 107.490
Linha 2022 traz duas motorizações, 1.0 turbo e 2.0. E conta ainda com pacote de tecnologias de auxílio a condução e novo padrão de acabamento
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (12) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-12.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não é de hoje que o Hyundai Creta 2022 é destaque por aqui. Até já dirigimos ele antes. Mas, agora, finalmente trata-se do SUV fabricado no Brasil, com motores, versões e até design concebido exclusivamente para cá.
Essa atualização também marca uma importante mudança na gama de motores e versões. O novo Creta está disponível nas versões Comfort, Limited e Platinum, com o motor três-cilindros 1.0 Turbo GDI de 120 cv, e na versão Ultimate, com o motor 2.0 aspirado de 167 cv preços que variam entre R$ 107.000 e R$ 147.000.
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O SUV compacto entra em pré-venda hoje (25/08) para clientes Hyundai e amanhã (26/08) para os demais interessados. Todos, porém, precisarão ter paciência: as primeiras unidades só serão entregues nos últimos meses do ano, segundo a fabricante.
Antes de citar o visual nem um pouco, digamos, “convencional”, ou mesmo as novas tecnologias de auxílio à condução, é importante destacar que a Hyundai apresenta o Creta 2022 como nova geração. E não é.
Não houve mudança de plataforma e não é difícil notar semelhanças na estrutura, como em colunas, portas e outras seções onde o novo design não consegue esconder partes estruturais.
Sem dúvidas, o modelo recebeu facelift profundo, com alterações expressivas no visual interno e externo, introdução de novos equipamentos e tecnologias e até algumas mudanças nas dimensões. Mas, isso não é o suficiente para classificá-lo como nova geração, assim como não foi suficiente para considerar a última reestilização do HB20 uma nova geração.
Design polêmico
Os primeiros flagras do Creta rodando em teste pelo Brasil começaram a pipocar em janeiro deste ano. Desde então, rumores de que haveria uma mudança expressiva no design do modelo para o Brasil começaram a circular e se intensificaram conforme o visual era cada vez mais revelado. Mas, de exclusivo, temos a grade frontal com pontos cromados com efeito flutuante.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (3) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas são os elementos ópticos que mais chamam atenção. A DRL (em led em todas as versões) emoldura os projetores dos faróis e essa peça fica separada por plásticos na cor da carroceria tanto da assinatura em led na parte superior quanto da peça na qual estão os faróis de neblina e a luz de seta.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (1) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Confesso que me causou estranheza essa separação, mas o conjunto se torna menos chocante depois de um tempo de convivência. Porém, essa mesma sensação de harmonia não existe para as lanternas.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (87) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-87.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As luzes de posição de leds também são partidas, mas a confusão geométrica de elementos, que ocupam boa parte da traseira, não agradam e também não trazem sofisticação para a traseira.
Diz a marca que os consumidores da Hyundai aprovaram o design no período de desenvolvimento do modelo brasileiro e que confiam na boa aceitação do público em relação à nova identidade visual.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (10) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Há, porém, elementos interessantes. Na lateral, há uma moldura que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata — o que traz sofisticação para o SUV visto de perfil. Os vincos nas caixas de rodas também contribuem para um visual mais robusto.
As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e de 18 polegadas no topo da gama.
Mais conectado e seguro
A cabine traz bom acabamento com peças bem encaixadas e boa textura, porém o material continua sendo plástico rígido. Os bancos têm boa ergonomia e o console central está mais elevado, enquanto o painel de instrumentos fica voltado para o condutor. Esses atributos contribuíram para uma vida a bordo mais agradável.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (17) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-17.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A central multimídia BlueNAV tem tela de 10,25 polegadas, além de navegador GPS nativo e conexão Apple Car Play e Android Auto — mas apenas por cabo Só nas versões mais caras tem o carregamento de indução para smartphones. Nessa tela são exibidas as imagens das câmeras de ré, laterais e frontal, que formam uma visão 360 graus — função bem útil em qualquer manobra em baixa velocidade.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (60) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-60.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outra tecnologia que se mostrou bem útil e é exclusiva no segmento é a câmera para monitoramento de ponto cego, que exibe no quadro de instrumentos a visão da lateral do carro após acionar a seta.
![quadro de instrumentos creta 2022 quadro de instrumentos creta 2022](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/07/quadro-de-instrumentos-creta-2022-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Há ainda no chamado pacote “SmartSense” uma série de tecnologias semiautônomas de auxílio à condução como sistema de frenagem autônoma, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa — porém eles só estão disponíveis na versão topo de linha Ultimate com motor 2.0.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (82) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-82.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda em conectividade, o Creta está disponível com o Bluelink e traz novidades que não estão presentes na linha HB20, como a possibilidade de ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar as câmeras externas, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (64) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-64.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outra mudança são os comandos de voz. Ao pressionar um botão no volante é possível pedir para ligar e desligar o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar o vidro.
Para completar, a linha 2022 também estreia com um novo teto solar panorâmico com área envidraçada que vai até a cabeça do passageiro traseiro — trazendo mais luminosidade a bordo.
Novas motorizações
A principal novidade é a adoção do motor 1.0 Turbo GDI de injeção direta de combustível — o mesmo que equipa a linha HB20. O três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgfm.
Já o motor 2.0 recebeu uma recalibração e, segundo a marca, está 8% mais econômico em relação ao seu antecessor. O ganho nos números foi de apenas 1 cv, chegando aos 167 cv.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (81) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-81.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na apresentação do Creta 2022, tivemos a oportunidade de dar algumas voltas na pista com as duas mecânicas. O carro equipado com motor 1.0 turbo se mostrou eficiente nas acelerações e retomadas, além disso as trocas de marchas não são sentidas graças a boa convivência do propulsor com o câmbio automático de seis velocidades.
![Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (69) Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Novo-Hyundai-Creta-testado-por-QUATRO-RODAS-69.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como o máximo de torque é entregue cedo aos 1.500 rpm, o Creta 1.0 turbo consegue ser ágil. O pênalti fica por conta do ruído elevado do motor, que invade a cabine nas retomadas.
Mesmo com a pouca convivência com a versão 2.0, ficou claro como o comportamento do Creta muda de forma significativa. É um caso curioso de SUV com motor turbo nas versões mais baratas e com motor aspirado, uma solução que vem perdendo espaço entre os SUVs compactos, no mais caro.
Cilindrada: 998 cm³
Potência: 120 cv (Etanol) | 120 cv (Gasolina) a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm (E) | 17,5 kgfm a 1.500 rpm
Taxa de compressão: 10.5:1
O 2.0 entrega seu torque máximo mais tarde, aos 4.700 rpm — e isso é uma característica natural dos motores aspirados da Hyundai — e isso compromete sua agilidade. Pela curva de torque, em rotações normais o 2.0 trabalhará entregando torque equivalente ao do motor 1.0 — que, entregando torque mais cedo, diverte mais e dá e segurança em qualquer ultrapassagem.
Cilindrada: 1,999 cm³
Potência: 167 cv (Etanol) | 157,3 cv (Gasolina) a 6.200 rpm
Torque: 20,6 kgf.m (E) | 19,2 kgfm a 4.700 rpm (G)
Taxa de compressão: 12.1:1
Nessa faixa de preço (R$ 107.000 e R$ 147.000) o Creta briga diretamente com o Jeep Renegade — o SUV mais vendido no acumulado do ano — e também com o VW Nivus, que tem alcançado um bom número de vendas a cada mês e que também oferece tecnologias de auxílio à condução.
A pergunta que fica é: com o novo design e nessa faixa de preço o Hyundai Creta continuará entre os SUVs mais vendidos e bem quistos do segmento?
Preço das versões do novo Hyundai Creta 2022:
VERSÃO | MOTOR | PREÇO |
Comfort | 1.0 Turbo GDI | R$ 107.490 |
Limited | 1.0 Turbo GDI | R$ 120.490 |
Platinum | 1.0 Turbo GDI | R$ 135.490 |
Ultimate | 2.0 Smartstream | R$ 146.990 |
Teste de desempenho – Hyundai Creta Platinum 1.0 Turbo
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 11,26 s
0 a 1.000 m: 33,18 s – 152,51 km/h - Retomada:
D 40 a 80 km/h: 5,2 s
D 60 a 100 km/h: 7 s
D 80 a 120 km/h: 8,9 s - Frenagens:
60/80/120 km/h – 0 m: 17,8/25,4/59,2 m - Consumo:
Urbano: 11,5 km/l
Rodoviário: 14,4 km/l
Ficha Técnica – Hyundai Creta Platinum 1.0 Turbo
- Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, comando de válvulas variável na admissão e no escape, injeção direta, 998 cm³, 120 cv a 6.000 rpm, 17,5 kgfm a 1.500 rpm
- Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
- Direção: elétrica
- Pneus: 215/60 R17
- Dimensões: comprimento, 430 cm; largura, 179 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 261 cm; porta-malas, 422 l; tanque de combustível, 50 litros; Peso, 1.270 kg
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