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Novo Audi A6 é para patrões que querem assumir o controle

Quatro rodas direcionáveis, tela que não deixa marcas de dedos, celular que funciona como chave e sistema de 48 volts são alguns dos truques do sedã

Por Joaquim Oliveira, de Portugal
12 jul 2018, 19h11
Dianteira do novo A6 é praticamente igual à do A7, com o qual compartilha a plataforma (Divulgação/Audi)

Audi A6, BMW Série 5, Mercedes Classe E: estes são os maiores sedãs de luxo alemães que alguém vai dirigir – A8, Série 7 e Classe S são, na verdade, para quem pretende curtir a viagem no banco de trás.

Nessa briga de carros com quase 5 metros, o BMW sempre foi o mais esportivo de dirigir e o Mercedes levava o prêmio de conforto máximo, enquanto o Audi era sempre a segunda melhor opção.

Mas essa história mudou. Desde que os engenheiros alemães desenvolveram o eixo traseiro direcional, a Audi subiu um degrau.

Apesar de belas,as saídas de escape no para-choque são apenas estéticas (Divulgação/Audi)

Agora o novo A6 (ao lado do A7 Sportback) passou a ser referência no segmento em termos de agilidade e eficiência de comportamento em estrada.

O fato de as rodas traseiras poderem rodar na direção oposta à das dianteiras (até 60 km/h) torna o sedã muito mais ágil em curvas. A prova disso é que seu diâmetro de giro (11,1 metros) é quase igual ao do Audi A3, que é 63 cm menor.

A partir dos 60 km/h, as rodas traseiras passam a esterçar na mesma direção das dianteiras, favorecendo a estabilidade em rodovias. Porém, esse é um recurso opcional que vai custar, na Europa, em torno de 2.000 euros.

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Com 4,94 metros, o sedã é 52 cm maior do que um Compass (Divulgação/Audi)

Assim, nem parece que o A6 tem 4,94 metros de comprimento, 1,89 de largura e 1.760 kg de peso. Esse sistema faz você esquecer que tem nas mãos um enorme sedã – ele é 52 cm maior do que um Jeep Compass.

Com a tração integral Quattro e uma direção superdireta (são só 2,3 voltas no volante, medida semelhante à de um Porsche 911), o A6 se transforma num carro quase esportivo.

Ainda mais com o motor V6 turbo de 3 litros com 340 cv e 51 mkgf acoplado à transmissão automatizado de dupla embreagem e sete velocidades.

Quem tem alma de piloto vai amar as borboletas para trocas de marchas, que são bem próximas das mãos, logo atrás do volante.

A unidade avaliada estava calçada com enormes pne255/35 R21us 255/35 R21255/35 R21255/35 R21 (Divulgação/Audi)

São tão práticas e compactas que é possível fazer curvas fechadas em cotovelo bastando apenas um movimento curto dos braços – lembrando que no A6 básico, com eixo traseiro estático, a direção é bem menos direta, apesar de manter a resposta variável.

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O comportamento torna-se ainda mais esportivo se o A6 tiver a suspensão pneumática e se selecionarmos o modo dynamic, que faz com que a carroceria desça 3 cm em relação à sua altura padrão – há ainda a suspensão básica tradicional e outra com amortecedores eletrônicos de dureza variável.

Confortável e esportiva

No nosso test drive, no norte de Portugal, dirigimos um A6 55 TFSI com a suspensão pneumática, que consegue proporcionar o melhor de dois mundos. Entrega todo o conforto necessário em pisos mal conservados e dá aquela sensação de tapete voador ao trafegar em rodovias, mas é capaz de conter o excesso de movimentos laterais da carroceria em curvas, mesmo nas mais fechadas. 

Motorização V6 turbo de 3 litros fornece generoso 340 cv (Divulgação/Audi)

Ele traz o motor V6 3.0 TFSI de 340 cv, que vai equipar o carro que será vendido no Brasil logo na estreia, no primeiro trimestre de 2019. No segundo semestre, chega o 2.0 TFSI, com 290 cv.

A novidade do 3.0 fica por conta do seu sistema parcialmente híbrido. Há duas redes elétricas, a tradicional de 12 volts e uma nova de 48 volts, que usa a energia recuperada pelo alternador e envia a uma bateria de íons de lítio (sob o porta-malas, que conserva os 530 litros da geração anterior).

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Cabine oferece espaço com conforto para cinco pessoas (Divulgação/Audi)

Isso torna o arranque do motor com start-stop bem mais suave e aumenta o período em que o carro é conduzido em modo de zero emissão (de 34 km/h a 160 km/h e durante um máximo de 40 segundos), o que ajuda a reduzir ligeiramente o consumo.

Acento central traseiro contém um túnel entre os pés (Divulgação/Audi)

Mais inovador do que o design exterior (que traz a dianteira igual à do A7) é o interior, onde cabem cinco adultos, ainda que o passageiro central traseiro não possa evitar o incômodo do túnel entre os pés.

Os bancos têm uma qualidade de execução fora de série e podem ter nas versões mais caras uma função de massagem executada por dez câmaras pneumáticas, com sete programas e três níveis de intensidade.

Três telas: quadro da instrumentos central multimídia e climatização (Divulgação/Audi)

O painel – com um desenho moderno, direcionado para o motorista e de ótima qualidade de materiais e montagem – dispõe de até três telas digitais, uma no quadro de instrumentos (de 12,3 polegadas) e outras duas ao centro (a de baixo gerencia apenas o sistema de ar-condicionado).

O câmbio automatizado de sete marchas permite trocas pela alavanca ou pela borboleta atrás do volante (Divulgacão/Audi)

Quase não há botões e desapareceu o comando tipo joystick que começou a ser utilizado pela BMW há quase dez anos. Bacana mesmo é que os monitores são revestidos por uma película de plástico que reduz as indesejáveis marcas de dedos.

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Os truques tecnológicos nesse A6 são tão variados que estão presentes até fora do carro: há um aplicativo de celular que permite ao motorista personalizá-lo com o Audi Connect Key.

O recurso faz com que até cinco smartphones possam travar e destravar as portas ou dar a partida do motor sem precisar da chave do carro. Haja modernidade!

Veredicto

Com os avanços na nova geração, o Audi A6 virou um rival direto para a esportividade do BMW Série 5 e o conforto do Mercedes Classe E

Ficha técnica – Audi A6

Preço: 70.000 euros
Motor: gasolina, dianteira, longitidunal, V6, 24V, turbo, injeção direta, 2.995 cm³, 84,5 x 89 mm; 11,2:1; 340 cv a 5000-6400, 51 mkgf a 1.370-4.500
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 7 marchas, tração integral
Suspensão: multilink nas 4 rodas
Freios: disco vent. nas 4 rodas
Direção: elétrica
Pneus: 255/35 R21
Dimensões: comprimento, 493,9 cm; largura, 188,6 cm; altura, 145,7 cm; entre-eixos, 292,4 cm; peso, 1.760 kg; tanque, 63l; porta-malas, 530 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 5,1s; veloc. máx., 250 km/h*

*Dados de fábrica

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