Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Longa Duração: as peculiaridades do Citroën C4 Cactus exigem algum costume

Com o C4 Cactus chegando ao fim de sua jornada, um balanço para escobrir o que é característico do modelo e o que poderia ser corrigido

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 ago 2020, 07h00
Longa Duração C4 Cactus
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Não é de hoje que carros de origem francesa têm particularidades – muitas sem uma explicação coerente por trás – que acabam garantindo personalidade.

O C4 Cactus honra essa tradição com os faróis divididos e as lanteras um tanto baixas, que hoje já não parecem exóticos. Mas acabamos nos acostumando com outras características nestes quase 60.000 km.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Uma das boas propriedades é a posição de dirigir mais baixa – que só é possível porque o Cactus é um SUV com altura de hatch – e favorecida pela direção com ajustes amplos em altura e profundidade. O conforto da suspensão, típico dos Citroën também está presente.

Continua após a publicidade

“No começo eu estranhava a suspensão, que deixa a carroceria rolar mais do que deveria em algumas curvas. Com o tempo, ficou mais claro que ela consegue filtrar bem os buracos e lombadas sem deixar o carro bobo no dia a dia”, aponta o repórter Gabriel Aguiar.

comparativo suvs atÉ 85.00 ford ecosport citroen c4 cactus jeep renegade hyundai compass nissan kicks (26)
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Particularidades eletrônicas exigem algum costume. É o caso do conta-giros por barrinhas, uma a cada 500 rpm, e dos comandos do ar-condicionado na central multimídia, que obriga a trocar a tela ou sair do aplicativo em uso para qualquer ajuste.

Continua após a publicidade

Mas o acionamento dos comandos de voz de Android Auto ou Apple CarPlay por botão na haste de seta é útil. “E não é sempre que se escuta o barulho da seta, que só aumenta tempos depois que foi acionada”, lembra o piloto de testes Eduardo Campilongo.

Falta sensibilidade aos sensores das maçanetas e nem sempre, ao sair do carro, passar a mão ali resulta no travamento das portas. Ter que usar a chave em um carro com acesso sem chave não é algo que se espera.

A região dos pedais também dá o que falar. “O pedal de freio sempre me pareceu meio baixo, mesmo com o sistema todo em ordem. Quem não conhece até se assusta”, destaca o piloto Leonardo Barboza. Outro ponto é a proximidade entre o plástico do túnel central e o acelerador, onde ora o pé raspa, ora o prende de leve.

Continua após a publicidade

Citroën C4 Cactus – 56.668 km

Ficha técnica:
Versão: Feel Pack 1.6 16V
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.587 cm3, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.570 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 60.000 km – R$ 4.138
Gasto no mês: Combustível: R$ 326
Consumo: No mês: 10,0 km/l com 57,1% de rodagem na cidade
Desde abr/19: 10,9 km/l com 29,7% de rodagem na cidade Combustível: (flex) gasolina
Combustível: Flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Longa Duração: as peculiaridades do Citroën C4 Cactus exigem algum costume
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.