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Longa Duração: Citroën C4 Cactus chega quase imaculado à última revisão

C4 Cactus chega aos 50.000 km e encara a quinta revisão. Se nada de excepcional acontecer, essa terá sido sua última passagem pela rede Citroën

Por Péricles Malheiros - Atualizado em 18 jun 2020, 11h53 - Publicado em 18 jun 2020, 07h00
Palhetas novas custaram R$ 252 Eduardo Campilongo/Quatro Rodas

Recentemente falamos aqui do ótimo estado geral de saúde do nosso Citroën C4 Cactus.

Com ruídos de suspensão e acabamento abaixo da média, mas praticamente isento de relatos de problemas, o hatch metido a SUV vem arrancando elogios dos usuários.

“Outros carros franceses de segmentos superiores, como o C4 Lounge, por exemplo, já passaram pelo teste de 60.000 km e o desempenho só agravou a má fama. Não se trata de torcer a favor, mas é legal ver um produto como o Cactus reverter essa imagem ruim”, diz o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.

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Mas é preciso cuidado para manter a boa forma. Assim, logo que completou 50.000 km rodados, nosso Cactus encostou na concessionária paulistana Amazonas Vila Guilherme para fazer a quinta revisão.

Sem reclamações anotadas no diário de bordo, deixamos o carro com poucos pedidos extras. O principal deles foi a troca das palhetas limpadoras do para-brisa.

Chegamos a pedir a substituição na revisão de 30.000 km, feita em Brasília (DF), mas a concessionária não deu um retorno sequer. Apenas quando cobramos uma resposta, disseram que não haviam feito a troca por falta do componente em estoque”, relembra Péricles. Agora, felizmente, a Amazonas resolveu o problema.

Do tipo flat blade (sem articulação metálica aparente), as novas palhetas saíram por R$ 252. A Citroën é uma das poucas marcas que divulgam em seu site uma lista de preços das peças de reposição.

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As palhetas, apesar de caras, estavam exatamente dentro do preço de tabela da fábrica.

A revisão em si, bastante simples, incluiu apenas a substituição de lubrificante do motor e respectivo filtro – o preço cobrado também obedeceu à lista sugerida no site da Citroën, R$ 466. Apesar da revisão básica, o carro ficou sob os cuidados da Amazonas por três horas.

“Após uma verificação da suspensão, optamos por fazer um reaperto geral, como forma de prevenção contra o surgimento de ruídos decorrentes de folga entre componentes”, disse a consultora técnica da concessionária.

Na revisão dos 50.000 km, dispensamos o rodízio e pedimos apenas a execução dos serviços de alinhamento de direção e balanceamento de rodas.

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“O rodízio é feito justamente para equilibrar a curva de desgaste entre os pneus. Como no mês anterior tivemos que trocar um par por conta de um buraco na via, não havia motivo para mudá-los de posição novamente”, explica Péricles.

Citroën C4 Cactus – 40.058 km

Ficha técnica:
Versão: Feel Pack 1.6 16V
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.587 cm3, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.780 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 60.000 km – R$ 4.138
Gasto no mês: Combustível: R$ 688
Revisão: R$ 466
Alinhamento: R$ 160
Palhetas: R$ 252
Consumo: No mês: 11,9 km/l com 17,8% de rodagem na cidade
Desde abr/19: 10,9 km/l com 29,4% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

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